Sexta-feira, 03 de Maio de 2024 Fazer o Login

Secretária de Saúde esclarece possível terceirização da UPA

qua, 23 de setembro de 2015 08:34

Da Redação   

O assunto foi levado ao plenário durante sessão promovida na Câmara Municipal    

Para melhorar a qualidade no atendimento ao cidadão e nos serviços de saúde em Araguari, a secretaria de Saúde está analisando a possibilidade de terceirizar o serviço por meio da contratação de uma empresa que ficará responsável por agenciar os serviços médicos de urgência e emergência.

A secretária Lucélia Rodrigues que compareceu à Câmara Municipal nesta terça-feira, 22,

A secretária Lucélia Rodrigues que compareceu à Câmara Municipal nesta terça-feira, 22

 

Inicialmente surgiram boatos de que a terceirização ocorreria no próprio Pronto Socorro, entretanto, o assunto foi esclarecido pela secretária Lucélia Rodrigues que compareceu à Câmara Municipal nesta terça-feira, 22, a pedido da vereadora Eunice Mendes (PMDB).

Conforme explicou, a medida está sendo analisada junto ao Executivo e a secretaria de Fazenda, para que seja estudada a possibilidade financeira de o município promover uma licitação e contratar um responsável por prestar serviços e manter o atendimento à população. Entretanto, este trabalho será direcionado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“Ainda não está definida esta questão e também não temos nenhuma decisão concreta quanto à terceirização. Estamos apenas buscando informações a respeito deste assunto e verificando como devemos proceder para ampliar o quadro de funcionários e melhor atender a população, levando em conta que precisaremos de mais profissionais a disposição quando iniciar o atendimento na UPA,” disse.

Segundo destacou, com a terceirização, o quadro de funcionários da secretaria de Saúde será reforçado com a contratação de mais profissionais como médicos, pediatras, enfermeiros, recepcionistas e outros. Além disso, os funcionários ligados ao município serão valorizados e terão melhores condições de trabalho.

Atualmente a rede de urgência e emergência recebe em média 400 pacientes ao dia. Com a inauguração da UPA, o município acredita em um aumento de 25% a 30% no número de atendimentos diários uma vez que o pronto-atendimento será centralizado na unidade.

E entrevista à reportagem, a vereadora sugeriu que seja feito um trabalho coletivo para otimizar a Saúde em Araguari. “Diante da importância desta ação, sugeriu que nos próximos estudos e reuniões a secretária entre em contato com a Comissão da Saúde para participar da Câmara, a fim de que possamos ampliar esta discussão e levantar questões que auxiliem este processo, pois, o que vem servir a coletividade é bem-vindo,” ressaltou Eunice Mendes.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: