Domingo, 19 de Maio de 2024 Fazer o Login

“Cuidado e respeito com os animais” são tema de Blitz Educativa realizada pela prefeitura

sex, 3 de maio de 2024 08:59

Da Redação

 

A Blitz Educativa é uma intervenção individualizada e temática que acontece de forma inesperada, seja no ambiente de trabalho, em uma área comum da empresa ou em espaços públicos. Ela busca conscientizar a população através da orientação de especialistas, materiais informativos e testes rápidos. Os temas variam de acordo com as especificidades da empresa ou do órgão público.

Ontem, 2, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Educação, em parceria com as secretarias de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana; de Serviços Urbanos e Distritais; de Agricultura e de Meio Ambiente, com o apoio da Policia Militar do Meio Ambiente, do Corpo de Bombeiros Militar e da Escola Municipal João Pedreiro, realizaram uma Blitz Educativa com o tema “Cuidado e respeito com os animais”. A ação ambiental contou com as seguintes participações: personagem, cachorro Txutxucão; cachorrinha Cristal e jiboia Stella.

Na blitz, os alunos abordaram os motoristas, acompanhados pelos policiais e fiscais da SETTRANS
Divulgação

 

Ressalta-se que, de acordo com a legislação brasileira, maltratar animais é crime. Como maus-tratos entende-se: bater; deixar sem alimentos, água e abrigo; deixar preso, não tratar das doenças e abandonar os animais domésticos. A pena por esse tipo de crime vai desde multa, até a prisão em casos extremos. Na esfera penal, o crime é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda. Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada de um sexto para um terço.

Segundo a Secretaria de Educação, o programa de Educação Ambiental “Gira Sol” aborda vários temas relacionados ao meio ambiente durante o ano todo. “A fauna é um dos eixos do programa e a blitz é mais uma forma de chamar a atenção para os cuidados com os animais. Na blitz, os alunos abordaram os motoristas, acompanhados pelos policiais e fiscais da SETTRANS, ressaltando as maneiras de cuidar e proteger os animais. Além disso, distribuíram panfletos sobre o tema”, disse a secretaria.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: