Sexta-feira, 03 de Maio de 2024 Fazer o Login

O poder da mudança

sex, 16 de outubro de 2015 08:12

Mudanças movem o mundo e as pessoas ficam paralisadas diante do medo de mudar. Quem de nós nunca passou pelo desconcertante processo da mudança? Qual a organização que nunca foi desafiada a se reprogramar para atender as novas exigências do mercado?

Momentos de instabilidade como o que estamos vivendo em nosso país exigem maior nível de flexibilidade para se adaptar ao novo cenário e aproveitar de forma favorável o contexto que a crise apresenta. Esta é a velha máxima que “enquanto alguns choram outros vendem lenços”. O preponderante neste momento é a análise do processo necessário e conduzi-lo em etapas que possibilite ter maior controle e desenvolvimento. Pois são pequenos passos que asseguram os grandes processos, como o “riacho que se transforma em um rio poderoso”.

As mudanças produzem incertezas e momentos de instabilidade, traduzindo medos, dores e dúvidas. Cada indivíduo tem sua própria maneira de vivenciar o processo de acordo com suas crenças e valores que controlam a forma de ver o mundo, pensar, agir e reagir.  Assim uma mudança tem impacto diferente em cada um. A mudança significa adotar novas crenças direcionadoras, desapegar do aprendido e se permitir aprender o novo, reformulando gestos mentais e comportamentos.

As pessoas anseiam que a transição ocorra com um estalar de dedos, o que provoca ansiedade e angústia na busca de saltos largos.  Querem que o tempo seja abreviado até o resultado, gerando total descontrole e estagnação. Com movimentos programados e contínuos, os passos são pequenos e trazem superação das barreiras limitantes, como: “Eu não dou para isso… Meu jeito é assim… Esta empresa meu pai criou dessa forma…”.

Ao interpretar o cenário, programa-se o processo de transformação o qual se dá por meio da auto permissão, em viver a experiência do novo de acordo com as oportunidades vislumbradas, porém, sem perder a visão do todo. O “ser” está nas mãos de cada indivíduo e crescer exige transformação.

Em muitos casos as organizações não tem a consciência que mudar é uma exigência para permanecer no mercado e implica em evoluir, abrindo caminho para que seus colaboradores se desenvolvam, este é um movimento ritmado entre organização e colaborador, proporcionando desenvolvimento mútuo.

Estudar o cenário e os benefícios que podem ser alcançados diante desta crise instaurada, fornecerá o gatilho que aciona a mudança, criando uma nova visão inspiradora direcionada a novos objetivos.

Todos ser humano possui em seu interior obstinação e força que geram transformação, porém, precisa de um envolvimento seguro no qual sentirá necessidade de mudança.

Imannuel Kant, considerado o último grande filósofo da era moderna, confessou certa vez: “Duas coisas me enchem a alma de crescente admiração e respeito, quanto mais intensa e frequentemente meu pensamento delas se ocupa: o céu estrelado sobre mim e a lei moral dentro de mim”. Quis dizer com isso que tudo o que maravilha um homem, de certo preenche o seu coração e o seu pensamento. Kant acreditava que tanto os sentidos quanto a razão eram muito importantes para a experiência de mundo e que podiam melhorá-lo.

Desperte em seus colaboradores este desejo de buscar o “novo”, de criar em sua empresa um ambiente propício e seguro que automaticamente trará benefícios a todos.

Permita-se…

Viver o novo…

Desperte o desejo ardente em sua alma e aproprie-se do poder da mudança.

Somos iguais por essência! Faça contato:

Roberta Beatriz

roberta@robertabeatriz.com.br

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: