Sexta-feira, 03 de Maio de 2024 Fazer o Login

Servidores do Judiciário em Araguari decidem aderir à paralisação estadual

ter, 6 de outubro de 2015 08:48

Da Redação

Servidores da Justiça de 1ª Instância do Judiciário mineiro paralisaram suas atividades nesta segunda-feira, dia 5. A informação é do Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Minas Gerais – SINDSEMPMG. A greve foi definida após várias tentativas de negociação com a Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ).

Em Araguari também houve adesão ao movimento grevista. Assim, o atendimento à população estará reduzido a um percentual mínimo de 30%, para casos urgentes. Segundo apurou a reportagem, todos os fóruns do Estado, paralisaram suas atividades em sinal de alerta à Administração do Tribunal de Justiça sobre uma possível greve geral por tempo indeterminado, caso o TJMG mantenha a postura que vem adotando em relação às reivindicações da categoria.

Segundo o Sindicato, o órgão se nega a cumprir Lei Estadual e resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que garante à categoria recomposição anual das perdas salariais causadas pela inflação. Também não aceita negociar o retorno da jornada diária de 6 horas que traria economia à instituição. A justificativa da PGJ para não repor as perdas salariais dos servidores, foi de que o estado e o país estariam passando por dificuldades financeiras. Além disso, há atraso no pagamento da data-base 2013/2014.

Uma Assembleia Geral Extraordinária foi convocada pelo Sindicato para ocorrer em Belo Horizonte na tarde de segunda-feira. Na ocasião foram debatidas questões sobre a paralisação, definindo a continuidade ou não do movimento grevista. Caso os trabalhadores optem dar continuidade à greve, um calendário de mobilizações está sendo preparado.

Entre as principais atividades programadas estão protestos com a participação de servidores de todo o Estado nas comarcas mais próxima de sua regional onde haverá manifestação com a presença de dirigentes do SINDSEMP. A comarca e o horário das manifestações serão informados oportunamente no site do Sindicato.

A última greve deflagrada pelos servidores do Judiciário estadual aconteceu em meados do mês de março de 2013 e teve a adesão de 5 mil servidores em todo o estado.  A suspensão somente ocorreu depois de uma assembleia em que o Tribunal de Justiça acatou algumas reivindicações dos servidores, como reajuste salarial de 6,40%, aumento do auxílio alimentação, cumprimento de promoções, que estavam atrasadas desde 2007.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: