Sexta-feira, 03 de Maio de 2024 Fazer o Login

Responsáveis por obra na praça Padre Nilo Tabuquini são convocados à Câmara dos Vereadores

qua, 23 de setembro de 2015 08:04

Da Redação

Reforma teve início em novembro do ano passado e deveria ter sido entregue em abril desse ano

O vereador Wesley Lucas Mendonça (PPS) apresentou, nessa terça-feira, 22, durante a sessão da Câmara Municipal, um requerimento convocando o secretário de Obras e os responsáveis pela empresa Braga Construtora, para prestar esclarecimentos em relação às obras na praça padre Nilo Tabuquini.

O objetivo era concretizar a reforma para o jubileu da paróquia, que foi comemorado em 2014

O objetivo era concretizar a reforma para o jubileu da paróquia, que foi comemorado em 2014

 

De acordo com o vereador, o recurso é proveniente de uma emenda parlamentar específica do deputado Eros Biondini (PTB) para reforma e recuperação de praças, no valor de R$ 90 mil. “Um dos motivos dessa cobrança é que o recurso foi conquistado com o meu apoio. O objetivo era concretizar a reforma para o jubileu de 150 anos da paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde, que foi comemorado no ano passado. Infelizmente, isso não foi possível”.

O vereador afirma que os responsáveis cometeram um erro em iniciar as obras durante o período chuvoso. Devido a esse fato, a obra foi adiada. “Posteriormente, a prefeitura paralisou a reforma afirmando que o estado não havia depositado o recurso, porém, essas desculpas são inaceitáveis. Nós sabemos que toda empresa que trabalha para a prefeitura deve comprovar que possui um capital financeiro de giro para arcar com a sequência da obra em casos de atraso da prefeitura. É uma vergonha a construtora não conseguir bancar R$ 80 mil”.

Segundo o vereador, após cobranças, a verba foi depositada integralmente na conta da prefeitura. “O órgão público alegou ter feito o pagamento para a empresa e afirmou que o dinheiro foi gasto por eles. A empresa não se pronunciou. É uma situação lamentável. Se essa afirmação for verdadeira, como pode a prefeitura repassar a verba se a obra não foi terminada? Todo pagamento deve ser feito mediante a apresentação de planilhas de execução. Além disso, é responsabilidade da prefeitura cobrar a gestão do contrato de execução da obra”.

Wesley Lucas acrescenta que convocou o secretário de Obras e os responsáveis pela construtora para que apresentem justificativas em relação à situação. “Faremos a convocação para que estejam na tribuna da Câmara Municipal e prestar esclarecimentos sobre a verdadeira novela que se tornou a reforma da praça mais antiga da cidade de Araguari”.

Inauguração programada como parte das comemorações dos 127 anos do município foi cancelada

Inauguração programada como parte das comemorações dos 127 anos do município foi cancelada

 

O vereador afirma que tem sido cobrado constantemente por moradores e paroquianos da igreja Bom Jesus da Cana Verde. “Infelizmente, quem paga pelo prejuízo são os usuários do local. Nossa preocupação é que comece novamente o período chuvoso e a obra seja adiada. Caso a prefeitura não dê uma resposta concreta, acionaremos o Ministério Público”.

O secretário de Obras, Odon Naves, afirma que a prefeitura está aguardando o retorno da obra. “Notificamos a empresa e solicitamos o retorno imediato. Estamos esperando um posicionamento”. O secretário afirma que a empresa não recebeu o valor integral da obra. “Estamos em dia com o pagamento, mas não depositamos o valor total. Estamos aguardando o término da obra”.

Reforma na praça da Matriz

A reforma da praça Padre Nilo Tabuquini teve início em novembro do ano passado, com previsão de entrega para o mês de abril desse ano. A primeira paralisação ocorreu devido ao período chuvoso e em virtude de adequações na paróquia. Em entrevista ao jornal Gazeta do Triângulo, o secretário de Obras havia assegurado a conclusão da reforma dentro do prazo estimado, mesmo com as chuvas. “Não podemos culpar a empresa, pois é uma operação mais lenta, com pedras portuguesas, dificultada ainda mais com o período chuvoso. Houve também uma adequação por conta do pároco da igreja Matriz do Senhor Bom Jesus da Cana Verde. Mesmo assim, estamos dentro do prazo e os serviços devem ser concluídos em meados de abril”.

Posteriormente, a obra foi paralisada devido ao atraso no repasse dos recursos. A verba foi liberada pelo Governo do Estado de Minas Gerais no dia 1º de junho, e a secretaria de Planejamento, Orçamento e Habitação recebeu a informação no dia 18 do mesmo mês. Um comunicado oficial foi repassado à empresa Braga Construtora, que retomou as obras.

A secretária de Planejamento, Eliane Gussoni, em uma entrevista ao Gazeta, afirmou que a prefeitura recebeu uma parcela em dezembro e aguardou o restante por quase cinco meses. “Explicamos diversas vezes para a população que nossa dificuldade em continuar a obra era devido ao recurso que não havia sido liberado. O prefeito Raul Belém (PP) e eu fomos à Belo Horizonte para solicitarmos o recurso, enviamos um comunicado ao secretário de Estado e finalmente conseguimos a liberação. O serviço deve ser concluído em três meses”.

A inauguração da reforma na praça Padre Nilo Tabuquini foi programada para o mês de setembro, durante as comemorações dos 127 anos do município, porém, o evento foi cancelado pela prefeitura e a entrega da praça foi adiada novamente. A reportagem do Gazeta esteve no local nessa terça-feira, 22 de setembro, e verificou que não há trabalhadores da empresa na praça Padre Nilo Tabuquini.

1 Comentário

  1. Cezar disse:

    O que não entendo é por que escolheram esta praça, pois estava em perfeitas condições e beleza. Será que é para mostrar serviços já que o transito de pessoas lá é maior. Outras praças precárias não são lembradas. Ex. Praça do Colégio das Irmãs ( COC ), Praça da Medalha Milagrosa, até a Praça Manoel Bonito está feia.
    Estão desperdiçando nosso dinheiro.

Deixe seu comentário: