Sábado, 04 de Maio de 2024 Fazer o Login

Radar – Na agulha

ter, 20 de outubro de 2015 09:00

capa radar1

NA AGULHA

O projeto de redução de 17 para treze vereadores proposto pelo vereador Giulliano Tibá (PTC) tramita na Câmara Municipal e brevemente deve ser colocado em votação. Lembrando que o projeto só entrou no Legislativo após seis assinaturas: Dhiosney Andrade (PTC); Levi Siqueira (PMDB); “Tiãozinho” (PRP); “Cezinha” (SD) e “Luiz Construtor” (PSB).

EM OFF

A visita de vereadores da oposição e o ex-prefeito Marcos Coelho (PMDB) ao vice-governador Antônio Andrada (PMDB) em Belo Horizonte, teria outro propósito, além de levar algumas reivindicações da cidade. Coelho teria falado em separado com o vice-governador sobre as eleições de 2016.

IMPASSE

Na Câmara Municipal, há vereadores da base do prefeito Raul Belém (PP) que aguardam a chegada das contas do ex-prefeito Marcos Coelho (PMDB) relativas ao exercício de 2009.

MUTIRÃO

Uma enquete realizada na cidade recentemente para saber como está a opinião pública em relação a vereadores e principalmente, a disputa pelo Executivo teria sido encomendada pela oposição ao prefeito Raul Belém  e cada um teria indicado nomes como prováveis candidatos. A informação é que acabou ficando “inchada” a quantidade de nomes sugeridos na disputa.

ESTACA ZERO

Alguns partidos políticos que dias atrás mostravam confiança em até mesmo lançar um nome para disputar a prefeitura de Araguari nas próximas eleições, mudaram o discurso e há quem nem mesmo deseje falar mais em política.

MORAL

Três ex-prefeitos revelaram a esta coluna que se assumissem novamente o cargo não abririam mão do secretário de Fazenda Érico Chiovato que para eles, tem papel fundamental na vida financeira da atual gestão.

GRILO

A falta de chuva e a crise hídrica no país e principalmente em algumas cidades da região preocupam a todos nós de Araguari, mesmo que a SAE continue afirmando que podemos ficar tranquilos, pois aqui não faltará água. Até quando? Não podemos esquecer que a água potável de Araguari é extraída do solo (poços artesianos) e uma hora pode acabar.

POR POUCO

Dois vereadores confidenciaram a esta coluna que não tem uma definição quanto à disputa da reeleição. A tendência é que, incluindo aqueles que manifestaram suas aposentarias da vereança antecipada (“Cezinha” e Rafael Guedes), é possível que haja outras desistências do atual quadro.

SANGUE NOVO

Ao contrário do cenário nacional, militantes do PT local estão indo para as ruas e discutindo política, principalmente alguns novos militantes que esperam conseguir que o partido volte a ocupar novamente uma cadeira no Legislativo local, o que não acontece desde 2004, quando “Jubão” foi reeleito vereador pelo partido e deixou a sigla logo depois.

MAIS AGILIDADE PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Leonídio Bouças (PMDB) foi relator do projeto que prevê cooperação técnica e administrativa entre o Estado e municípios de Minas. Assim, os municípios que estiverem devidamente organizados e preparados poderão conceder licenças ambientais a empreendimentos em seu território. A proposição estabelece as condições para celebração de convênio entre o Estado e os municípios para que estes promovam o licenciamento, a fiscalização e o controle ambiental de atividades e empreendimentos classificados nas classes 1 a 5 da Deliberação Normativa 74, de 2004, do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). Nos processos de licenciamento ambiental estadual, os empreendimentos são classificados em seis classes. As classes 1 a 5 são: pequeno porte e pequeno ou médio potencial poluidor; médio porte e pequeno potencial poluidor; pequeno porte e grande potencial poluidor ou médio porte e médio potencial poluidor; grande porte e pequeno potencial poluidor; e grande porte e médio potencial poluidor ou médio porte e grande potencial poluidor.

“Se pudesse voltar atrás, jamais seria vereador!” Joaquim Peixoto

4 Comentários

  1. Janis Peters Grants disse:

    Prezado Chargista,

    A verdadeira consciência política se estabelecerá quando lermos aqui, frases como:

    (…)
    “Se pudesse voltar atrás, jamais elegeria o(a) Vereador(a) … ( a graça da Nobre Criatura ) ”
    (…)

    Atenciosamente,
    Janis Peters Grants.

  2. LEOVIR disse:

    ” O que deveria ser feito, para evitar o desperdício de água , não cabe somente a S.A.E. , mais sim aos nossos vereadores , elaborar e fazer uma lei para multar o cidadão que se quer está ai com a crise hídrica, por que quando você mexer no bolso do cidadão , ai ele vai reagir , e interromper o fornecimento de água do devedor , que aliais são muitos os devedores……….

  3. Garliene Paiva disse:

    Você diz na coluna>> “Três ex-prefeitos revelaram a esta coluna que se assumissem novamente o cargo não abririam mão do secretário de Fazenda Érico Chiovato que para eles, tem papel fundamental na vida financeira da atual gestão.”…Eu digo: Lógico, a maçonaria em peso está por traz dele.. rsrs.. Politica nojenta que não muda sua cara, apenas os endereços.. rsrs

  4. Garliene Paiva disse:

    VOcê diz na coluna>> “O projeto de redução de 17 para treze vereadores proposto pelo vereador Giulliano Tibá (PTC) tramita na Câmara Municipal e brevemente deve ser colocado em votação. Lembrando que o projeto só entrou no Legislativo após seis assinaturas: Dhiosney Andrade (PTC); Levi Siqueira (PMDB); “Tiãozinho” (PRP); “Cezinha” (SD) e “Luiz Construtor” (PSB).” …Eu digo: O repasse nunca vai mudar o seu valor, cabe muito bem 17 ou até mais vereadores..Quem deslumbra menos, quer mais para si.. Eu sou apenas uma observadora.. que não aguenta mais tanta sacanagem com a gente e com nosso dinheiro, e não temos retorno em serviços, continuo observar vereador com tais favorecimentos e privilégios … Os caras vem, mentem, enganam, pegam o nosso dinheiro, e ainda querem que fiquemos quietos e sorrindo??? Nunca… Nunca… Nunca… Nunca… Então na minha humilde opinião, não vai mudar em nada a quantidade de cadeiras no legislativo…Tudo como antes na terra de abrantes, diz o ditado..

Deixe seu comentário: