Sábado, 04 de Maio de 2024 Fazer o Login

Neuropsi – O que é pedofilia?

qui, 22 de fevereiro de 2018 05:36

Abertura-neuropse

1-O que é pedofilia?
Trata-se de uma doença, um desvio de sexualidade, que leva um indivíduo adulto a se sentir sexualmente atraído por crianças e adolescentes de forma compulsiva e obsessiva, podendo levar ao abuso sexual. O pedófilo é, na maioria das vezes, uma pessoa que aparenta normalidade no meio profissional e na sociedade. Ele se torna criminoso quando utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual, com ou sem o uso da violência física.

2-Quais são as características do pedófilo?

Não há um perfil muito bem definido, mas a maioria dos pedófilos é masculina.

O pedófilo é um indivíduo com fixação nas etapas pré-genitais. Ele tem uma perversão. Não interessa ao pedófilo se a vagina da menina não comporta o seu pênis, o que interessa a ele são as preliminares, o sexo oral, os joguinhos. O pedófilo recusa a passagem do tempo, ele quer ficar naquele prazer da infância. Por isso, muitas vezes, ele se contenta em ver fotos, filmes, é uma relação incompleta.

Não há como padronizar o comportamento de um pedófilo.
Estudos revelam que são três os principais “tipos” de pedófilos. Aqueles que sentem culpa pelo que fizeram; aquele que sentem apenas um pouco de culpa e outros, que não se sentem culpados. Estes últimos são os psicopatas, que podem, por vezes, ser pedófilos também. Vale ressaltar que todos eles sabem que estão cometendo um crime e têm consciência de que o que fizeram e fazem é errado.
Os pedófilos sabem que a criança sofre, sente dor. Mas eles pensam apenas em satisfazer o desejo sexual dele.

3- Por que as crianças não contam que elas têm sido abusadas?
Por várias razões – todas compreensíveis. Em geral, o abusador convence a criança de que ela será desacreditada se revelar algo; que ela gosta daquilo e quer que aconteça; ou que é igualmente responsável pelo abuso e será punida por isso. É possível também que a criança tenha a sensação de ser protegida por seu abusador e ache que estaria cometendo uma traição se falasse sobre o contato sexual entre ambos a outras pessoas. No caso de ter experimentado prazer físico, excitação ou intimidade emocional com o abuso, a criança provavelmente se sente confusa, o que a impedirá de falar. A fim de manter o ato em segredo, o abusador joga com o medo, a vergonha ou a culpa de sua vítima. Vale ressaltar que não existem situações nas quais uma criança seja responsável por qualquer interação sexual com um adolescente ou um adulto.

4-Como agir com uma criança quando ela conta que foi abusada?
1. Mantenha-se firme. Escute-a com calma e ofereça a ela acolhida e amparo. Não a julgue nem condene.
2. Acredite na criança. Assegure que você acredita no que ela está dizendo e se sente feliz por ela ter contado a você.
3. Restabeleça a sensação de segurança da criança. Faça o que for necessário para protegê-la de danos futuros.
4. Livre a criança de qualquer sentimento de culpa. Afirme que ela não é responsável por aquilo que ocorreu e continue a lhe dizer isso sempre que necessário.

Mas o principal é ouvir a criança. Muitos adultos não têm ideia do quanto um diálogo franco com a criança é importante. A criança fantasia é claro, mas não passa a vida fantasiando. Se há um relato do filho, é preciso monitorar a situação. Se houve um relato estranho de machucado, outro, o filho apresenta com comportamento diferente, é preciso ficar atento. Pode haver algo errado.

Em relação a quem cuida, é preciso ficar atento. Sair de casa e voltar, com a desculpa de quem vai buscar uma chave, ou chegar no meio do dia, em horário inesperado, algumas vezes, é válido.

5-Como adultos abusam sexualmente de crianças?
Os abusadores geralmente constroem um relacionamento com a criança. Muitos deles são bons em se tornar amigos tanto das crianças quanto das pessoas próximas a elas. Podem se aproximar de um familiar que está enfrentando dificuldades, por exemplo e se oferecer para tomar conta dos pequenos e colaborar com alguma tarefa que os envolva. Outros abusadores trabalham em lugares que os colocam em contato próximo com meninos e meninas, como creches, escolas, academias e centros esportivos. Alguns circulam por locais onde podem conhecer crianças, a exemplo de parques, praças, playgrounds, quadras de esporte, clubes e colégios e não são considerados como estranhos perigosos. Hoje, essa aproximação também tem acontecido por meio da internet, o que faz com que a promoção do uso ético e seguro da rede seja fundamental para a segurança de nossas crianças e adolescentes.

6-Existe tratamento para o pedófilo ?

Tratar o pedófilo é um avanço. Apenas privar a liberdade não vai mudar o comportamento de ninguém. Não adianta apenas retirar da sociedade por um tempo. Ele sabe que sente atração por criança e deve procurar ajuda médica.

O tratamento do pedófilo é feito através da terapia cognitivo-comportamental e medicação. Se, além do transtorno de preferência sexual, ele tiver um distúrbio de personalidade, então será necessária avaliação de um psiquiatra e possível medicação porque ele se torna mais perigoso.

Apesar de não haver garantias de que o tratamento terá efeito, experiências internacionais mostram que, entre as pessoas que não receberam tratamento, a reincidência no crime de abuso sexual é bem mais alta do que entre aqueles que passaram pelo processo terapêutico.

Em casos extremos, nos Estados Unidos, quando a pessoa revela que não consegue mesmo se controlar e comete crimes, existe a castração química, que é quando o indivíduo recebe altas doses hormonais e não sente mais desejo sexual.

Vale lembrar que, para os psicopatas, a situação é diferente, pois eles não sentem culpa e, por isso, não procuram tratamento.

4 Comentários

  1. BRUKUTU SINCERO disse:

    Esse indivíduo que fez o desfavor de escrever tantas bobagens em um jornal online
    Deve ser
    Esquerdista filiado ao PSOL, o vagabundo so respeita o que ele teme ,ve se tem pedofilo nas favelas onde o traficante faz a lei

    Doença ?
    Temos a cura castração quimica ,e a cura ,e por essas reportagens sem nenhum respeito a nossas crianças que a imprensa araguarina não tem credibilidade,e também e o motivo da ascensão de um CANDIDATO cristão honesto no cenario político
    Jair messias Bolsonaro
    E contra todos esses peseudos intelectuais esquerdistas,defensores da propagação da tese que pedofilia r DOENÇA e safadeza e falta de respeito as lei dos homens e de DEUS

    ASS.BRUKUTU SINCERO
    #coragemparafazerocerto

  2. Janis Peters Grants disse:

    Prezada Dra. Fabiane,

    Lendo o comentário logo acima, inclusive, com Tópico aberto em Grupo de Rede Social pelo mesmo Leitor, já conhecido na Gazeta do Triângulo pela acidez, lembro o capitulo de ontem, em novela global, onde um Cidadão, Autoridade, acima de qualquer suspeita, encontrou a CURA DEFINITIVA & IRREVERSÍVEL para a sua enfermidade, “desvio de sexualidade”, logo após a CONDENAÇÃO e PRISÃO… ficção e mundo real em plena sintonia.

    Quanto mais eu leio textos “técnicos” embasados em pura Psicologia sobre ATO SEXUAL envolvendo crianças, mais eu penso que os autores, dos textos, deveriam trilhar obrigatoriamente por longas horas em EXAMES DE CORPO DE DELITO das vítimas, para compreenderem e testemunharem in loco, A BRUTALIDADE ANIMALESCA, e claro, mentalmente procederem à uma dinâmica virtual, se por ventura, tratassem dos próprios filhos.

    Estou em um processo de evolução, e talvez um dia aceite a PSICOLOGIA para amenizar descontroles de irracionais no que tange ao “TRANSTORNO MENTAL” de quem comete conscientemente o ESTUPRO DE VULNERÁVEL. .

    Enriquecendo a leitura. Sim, nossa Sociedade PODRE contempla PEDÓFILAS:

    https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/bancaria-e-presa-fazendo-sexo-oral-com-menino-em-carro-no-morro-do-moreno.ghtml

    Atenciosamente,
    Janis Peters Grants. ( Apenas um Leitor assíduo da Gazeta do Triângulo. )

  3. ABADIA disse:

    Uai .Janis peter crants
    Vc concordando com o neandertal ?
    BRUKUTU SINCERO esta ficando famoso ,

    Um idiota que não sabe nem digitar corretamente não merece credibilidade não tem capacidade de discordar de uma tese de uma DOUTORA FABIANE SARAIVA
    Formada em psicólogia tem conhecimentos academicos para dizer que um pedofilo e doente ,temos que valorizar profissionais que dedicaram anos da sua vida para ter conhecimento da mente humana

    Menos extremismo e mais conhecimento
    Temos que ter mais discernimento em nossos comentários

  4. Janis Peters Grants disse:

    A “abadia” que eu conheço, contrapartida a um bom HONORÁRIO, livra de TRAFICANTES a PEDÓFILOS das garras da Justiça, e não hesitará em compartilhá-lo com quem de direito, se necessário for, e A CAUSA valer a pena. É lícito, extremamente rentável, e legal.

    Dane-se a Sociedade, se é IMORAL.

    E ainda sairá bradando aos quatro cantos da mesma Sociedade, que … Dura Lex, Sed Lex,

    (…)
    Eu defendo os meus clientes da culpa legal. Julgamentos morais eu deixo para a majestosa vingança de Deus.
    (…)

    Menos extremismo e mais conhecimento ?!
    Temos que ter mais discernimento em nossos comentários ?!

    – Que tal sair do manto do ANONIMATO primeiro ?!

    Atenciosamente,
    Janis Peters Grants.

Deixe seu comentário: