Sexta-feira, 03 de Maio de 2024 Fazer o Login

Nasce o desejo de realizar-se

sex, 25 de setembro de 2015 08:04

Hoje nosso país está mergulhado em profunda recessão econômica e há uma crise caótica em alguns lugares do país. Como este cenário afeta as pessoas?

Certamente as deixa mais infelizes por não realizarem os sonhos imediatos, pelo desemprego aliado ao mercado desfavorável, porque precisam reduzir despesas ou por não atingirem metas e objetivos. Infelizes, infelizes… A palavra mais correta seria: insatisfeitas.

Algumas organizações que não se mobilizam para estimular o corpo de colaboradores absorvem cada vez mais este clima depreciativo; tornam-se frias, sem motivação e a evidência está presente através do contato direto, quando se percebe entre as pessoas uma receptividade negativa que exala todo este “caos”.

É claro que não me refiro à totalidade e tampouco generalizo, mas em grande parcela o ser humano está sem perspectivas, desmotivado e agarrado a distrações fúteis, como as redes sociais, por exemplo.

As pessoas passam horas “vivenciando” a vida alheia sem forças para ir além do mero salário que utilizam como meio de sobrevivência.

Os momentos de crise levam as pessoas a mudarem comportamentos, preferências e até mesmo a forma como consomem. Continuam a consumir, mas não os mesmos produtos. Como alcançá-los? Como trazer estes clientes inéditos para a nossa empresa e se tornarem possíveis clientes?

Colaboradores perdem várias oportunidades porque estão apáticos, com foco voltado apenas para as perdas e não para os possíveis ganhos. Mergulhados em uma crise interna, são confrontados e precisam de adaptação a um novo cenário. Como toda mudança, sempre haverá desconforto, mas neste caso com um agravante: o sentimento de inutilidade.

É preciso criar favorável clima organizacional e injetar nos colaboradores dois desejos: vencerem desafios e trabalharem motivados no alcance de objetivos comuns da organização. Desta forma, os resultados serão alcançados com maior facilidade, pois a meta pessoal e principal será fazer a diferença e destacar-se.

Procurar a própria realização é a maior descoberta do milênio, pois a satisfação na vida é intimamente conectada ao trabalho como um meio de acreditar e ter esperança no futuro próspero. O segredo está em enxergar as oportunidades ocultas e realizar um trabalho de excelência, a despeito de qualquer crise.

Quando se busca um propósito, as pessoas realizam um trabalho contagiante e contribuem para que todos fiquem satisfeitos.

Crescer é sentir o prazer de ser melhor com os outros e altruísta por essência. Cabe lembrar que em situações difíceis, as pessoas crescem muito mais do que nos períodos favoráveis.

“Trabalho é vida. Tudo é trabalho, tudo é ação. É movimentação energética e potência, expansão, renovação”. – Afirmaram muito bem os ilustres autores Michelle e Paulo Silveira na obra Atitude, a Virtude dos Vencedores.

Quando nasce o desejo de realizar-se, devemos olhar para o trabalho como aprendizado contínuo. É um processo interessante que exige passos específicos: descobrir-se, valorizar-se, relacionar-se bem com o “outro”, fazer o seu melhor e consequentemente alcançá-lo, transformando convicções em resultados positivos. Eu consegui e tenho certeza que você também pode!

Somos iguais por essência! Faça contato:

Roberta Beatriz

roberta@robertabeatriz.com.br

3 Comentários

  1. Rosiane Oliveira disse:

    Excelente artigo, vale a leitura…

  2. Daniela de Sá disse:

    O meu desejo de me realizar nasceu com essa pessoa MARAVILHOSA que é a Roberta Beatriz, onde reconheceu e reconhece meu trabalho, me incentivou e me incentiva a crescer, me motivou e faz com que eu me desprenda do comodismo e faça sempre o meu melhor e com AMOR em qualquer situação seja na vida profissional ou na vida pessoal. Parabéns ROBERTA BEATRIZ e muito obrigada por tudo sempre!!!

  3. Leonardo disse:

    Que lindo texto Roberta, uma coesão exata dos relacionados meu primo esta em boas mãos, Parabéns!

Deixe seu comentário: