Domingo, 05 de Maio de 2024 Fazer o Login

Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário une fé e tradição no município

qua, 7 de outubro de 2015 08:17

Da Redação

No mês de outubro acontecem tradicionalmente em Araguari as comemorações em louvor a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, na conhecida igreja que leva o nome da padroeira.  As celebrações e novenas começaram no dia 2, sexta-feira e terminam no dia 12, segunda-feira, período em que os fieis podem participar de missas e diversas atividades.

Tradicionais ternos de congado são presença marcante nas festividades em louvor a Nossa Senhora do Rosário (CRÉDITO ARQUIVO FAEC)

Tradicionais ternos de congado são presença marcante nas festividades em louvor a Nossa Senhora do Rosário (CRÉDITO ARQUIVO FAEC)

 

A paróquia de Nossa Senhora do Rosário era uma comunidade pertencente à igreja Senhor Bom Jesus da Cana Verde. Enquanto comunidade, ela foi elevada para o acolhimento dos mais pobres e escravos, que na época viviam naquele lado da cidade. No local, eles podiam expressar sua religiosidade. Com o passar do tempo, a cidade foi crescendo e a comunidade se tornou uma paróquia, que passou a atender o Centro e o distrito de Amanhece.

É tradicional a participação dos Congados, Moçambique e Catupés. Devotos de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, os ternos acompanharam a primeira alvorada que marcou o início das novenas, na sexta-feira, 2. As tradicionais vestimentas, instrumentos e a batida marcante dos tambores são marcantes.

Segundo o presidente da Associação Promocional de Congados, Moçambiques e Catupés de Araguari, Paulo Apóstolo, o movimento tem a principal finalidade de manter o culto religioso afrodescendente. Ao todo são 14 ternos com mais de mil integrantes. “É algo que envolve tradição, culto religioso e a liberdade dos escravos, o resgate da tradição e fé dos congadeiros,” disse.

O Dia de São Benedito foi comemorado na segunda-feira, 5. Nesta quarta-feira é comemorado o dia de Nossa Senhora do Rosário, com terço às 18h e missa e novena às 19h30. Amanhã, dia 8, o terço e a missa acontecem no mesmo horário. Logo após haverá as tradicionais barraquinhas, com a “noite das tortas”. Na sexta-feira, 9, o terço e a missa acontecem no mesmo horário. No sábado, dia 10, os congados levam um mastro com imagens dos santos homenageados, erguido após a missa.

O domingo é o ápice da festa. Às 6h, acontece a alvorada festiva, seguida de café da manhã para o congado e de missa, às 10h, com a presença do padre Juvandir, de Uberlândia. Também haverá um almoço às 11h30, a procissão e missa solene da festa às 18h30, seguida de uma apresentação de canto do grupo da igreja. Após as celebrações, os fieis participam de um sorteio de moto nas barraquinhas.

O encerramento acontece na segunda-feira, 12, com o hasteamento do mastro e a despedida dos reis do congado às 16h. A missa solene acontece às 18h e depois disso, será a noite do yakissoba nas barraquinhas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: