Sábado, 04 de Maio de 2024 Fazer o Login

Estabelecimentos esportivos são fiscalizados pelo Conselho Regional de Educação Física e Vigilância Municipal de Saúde

sáb, 3 de outubro de 2015 08:42

Da Redação

Os estabelecimentos que oferecem atividade física orientada em Araguari foram visitados por representantes do Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região Minas Gerais (Cref6/MG) entre os dias 14 e 18 de setembro.

A iniciativa contou com a parceria da Vigilância Municipal Sanitária e o Ministério Público cujo objetivo principal foi o de orientar os profissionais sobre as medidas necessárias para manter o local aberto.

Equipes da secretaria de Saúde e do Conselho Regional de Educação Física durante reuniões

Equipes da secretaria de Saúde e do Conselho Regional de Educação Física durante reuniões

 

Segundo informações da coordenadora da Vigilância Sanitária, Eloína de Fátima Amaral, a vistoria em 31 estabelecimentos esportivos foi realizada por oito fiscais do Conselho e 14 da Vigilância Sanitária. “Estabelecimentos esportivos como academias, clubes e escolas de futebol receberam a fiscalização”, acrescentou.

O intuito da Vigilância Sanitária foi o de evitar riscos sanitários. Por isso, a equipe vistoriou, por exemplo, a maneira como os materiais são acondicionados, assim como a manutenção de piscinas.  “Alguns destes locais foram notificados e orientados a regularizarem a situação no intuito de evitar transtornos a saúde”, afirmou.

As principais irregularidades encontradas pelo Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região Minas Gerais referem-se à academia sem registro no Conselho e profissional irregular além de apresentarem problemas como registro desatualizado.

A partir da constatação, o órgão emitiu um auto de orientação e prazo para o estabelecimento se regularizar. Em caso de descumprimento, é lavrado auto de infração e a academia tem mais sete dias de prazo. Após isto, caso os problemas permaneçam, o Conselho encaminha o laudo para os órgãos competentes de acordo com a infração e a estabelecimento pode ser até fechado.

A orientação do órgão é que os usuários busquem informações nas academias como alvará de funcionamento e qualificação do quadro de funcionários antes de se tornarem alunos. Segundo o Conselho, um profissional desqualificado pelas exigências da profissão de Educação Física em academias pode acarretar em lesões aos alunos por conta de orientações erradas

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: