Sábado, 04 de Maio de 2024 Fazer o Login

Direito e Justiça

qui, 2 de novembro de 2017 05:12

Abertura-direito-e-justica

Conto Alemão:

 

Num belo castelo, do qual já há muito não resta nenhuma pedra sobre a outra, vivia, outrora, um cavalheiro muito rico. Este gastava muito dinheiro em embelezar seu castelo magnificamente, mas aos pobres pouco bem fazia.

Certa vez, veio um pobre peregrino ao castelo e pediu uma pousada para passar a noite. O cavalheiro mandou-o embora altivamente, dizendo:

– Este castelo não é uma hospedaria.

O peregrino disse:

– Permiti-me só três perguntas; depois, retirar-me-ei.

O cavalheiro concordou.

– Bem, fazei vossas três perguntas. Eu vô-las responderei.

O peregrino perguntou-lhe, então:

– Quem morou antes de vós neste castelo?

– Meu pai –, disse o cavalheiro.

O peregrino continuou:

– Quem morou nele antes de vosso pai?

– Meu avô –, respondeu o cavalheiro.

– E quem morará nele depois de vós?

– Se Deus quiser, meu filho –, respondeu o cavalheiro.

– Pois bem — disse o peregrino  –,  se cada um só se demora certo tempo neste castelo, e um sempre cede o lugar a outro, o que mais sois do que hóspedes?

E concluiu de forma irrespondível:

– Este castelo é, pois, na verdade, uma “hospedaria”.

O cavalheiro tomou estas palavras a peito, hospedou o peregrino e desde este tempo mostrou-se mais caritativo para com os pobres.

Moral da estória:

– Com certeza, somos meros hóspedes neste mundo físico, pois estamos aqui apenas de passagem para outro lugar que almejamos venha a ser melhor e definitivo.

– Teremos aqui poucos anos de vida ou algumas dezenas. Quem sabe dizer, a não ser Deus, o Supremo Arquiteto do Universo e nosso Criador?

– Portanto, não nos dediquemos inutilmente a gastar tanto tempo e recursos, para ornar tão suntuosamente esta nossa casa terrena, que só nos hospedará por pouco tempo. Façamos antes bem aos pobres e aos necessitados, tanto quanto pudermos fazer e com bom ânimo e alegria.

– Preparemo-nos para uma morada eterna no mundo espiritual, conforme disse textualmente Jesus Cristo:

– “Há muitas moradas na casa de meu Pai”.

E, disse mais o Divino Mestre e Guia:

– “Buscai em primeiro lugar as coisas de Deus e a Sua Justiça, e todas as demais (coisas) ser-vos-ão acrescentadas”.

Espiritismo = 100 perguntas e respostas:

Reencarnação  / Curas espirituais / Mediunidade / Morte

6 –       O que é a reencarnação?

            “A reencarnação é o retorno do Espírito à vida corporal“ (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 4, item 4).

Quando estudamos o Evangelho, observamos a dificuldade de entendimento do que, de fato, é a reencarnação, em face do significado que a palavra ressurreição provoca em razão da falta de um estudo sério.

Na época de Jesus, os judeus — principiantes ainda nos conhecimentos espirituais — aceitavam a possibilidade da ressurreição.  Segundo eles, o Espírito podia voltar a viver no mesmo corpo, até mesmo se estivesse em estado avançado de decomposição.

A Doutrina Espírita veio esclarecer esse ponto. A ressurreição pode ser entendida no caso de Jesus, que morreu para a Terra e ressurgiu no corpo espiritual, belo e imperecível. A reencarnação é a volta do Espírito a um novo corpo, sem nenhuma relação com o antigo, formado para o Espírito viver uma nova vida.

Vejamos agora, um exemplo emblemático, contido no Evangelho, referindo-se a João Batista, conforme o próprio Jesus nos colocou, ressaltando-se que os Judeus acreditavam na volta do Profeta Elias, morto havia 800 anos antes:

            “Elias certamente há de vir e restabelecerá todas as coisas digo-vos, porém, que Elias já veio, e eles não o conheceram, antes fizeram dele quanto quiseram. Assim, também o Filho do Homem há de padecer em suas mãos. Então compreenderam os discípulos que era de João Batista  que Ele lhes falava.” (Mateus, 17, 11 a 13)

Portanto, reencarnação é o que sucedeu a João Batista, isto é, Elias, reencarnado em novo corpo.

Todas as ideias novas, para serem aceitas, têm de enfrentar muitos transtornos e aborrecimentos, principalmente numa época em que ainda não se acreditava na possibilidade da continuação da vida após a morte. Como seria possível aceitar uma nova vida depois do retorno do Espírito à pátria espiritual?

Quem se encontra na Terra viveu e viverá muitas outras vezes.

Para atingir o grau de evolução total, o Espírito necessita renascer para progredir sempre. Geralmente esse renascimento se dá em determinado globo (planeta) e a evolução aí se processa acompanhando também o progresso material e moral das civilizações a que ele está ligado.

É importante perceber: o corpo orgânico é criado pelo corpo, mas o Espírito existia antes e continuará existindo sempre.

FONTE DE CONSULTA:  Evangelho no Lar (Para Crianças de 8 a 80 anos). – Médium: Miltes Carvalho Bonna; Espírito Meimei – Petit Editora – Cap. 18, págs. 60/62.

 

7 –       Quais são os princípios básicos ou fundamentais do Espiritismo?

Ei-los:

*Rogério Fernal

Juiz de Direito aposentado. Ex-Professor Universitário de Direito, Advogado militante, Mestre Maçom, conferencista e articulista.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: