Sábado, 04 de Maio de 2024 Fazer o Login

Direito e Justiça

qui, 20 de julho de 2017 05:20

Abertura-direito-e-justica

Por uma Internet mais humana:

(Não Compartilhe / Apague / 4ª publicação)

 

  • Fotografias ou vídeos de pessoas acidentadas;
  • Fotografia ou vídeos de pessoas feridas ou baleadas;
  • Fotografias ou vídeos de cadáveres;
  • Fotografias ou vídeos com divulgação de suicídios;
  • Fotografia ou vídeos de animais mutilados;
  • Fotografias ou vídeos pornográficos ou de nudez acintosa;
  • Fotografias ou vídeos com crianças doentes ou vulneráveis;
  • Boatos ou notícias inverossímeis ( post truth = pós-verdade);
  • Informações ou delações sem quaisquer provas ou origem confiável;
  • Apologia à violência, ao crime, à contravenção e à pedofilia;
  • Atitudes que contrariem os seus princípios morais e de cidadania.

 

Frases Sugestivas:

 

  • O invejoso é assim: te observa, te critica e no final acaba te imitando.

 

  • Quando alguém disser que te ama, DUVIDE; quando alguém provar que te ama, VALORIZE.

 

  • Uma coisa eu aprendi: quem não valoriza perde.

 

  • Nada é fácil nesta vida, mas tudo se descomplica, quando se tem força de vontade, determinação e atitude.

 

  • Se ser feliz é incomodar, então eu sou insuportável.

 

  • Em caso de dúvida, escolha sempre o que acalma o (seu) coração. Com certeza, a possibilidade de acerto será (muito) maior.
  • Enquanto Deus for o meu chão, não haverá quem possa me derrubar.

 

  • Perdoe os outros, se não porque eles mereçam o seu perdão, mas porque você merece estar em paz consigo mesmo.

 

  • Homem presta, sim; você, mulher, é que dá chance para muito vagabundo que tem por aí.

 

  • Nunca subestime uma pessoa calada; geralmente, as coisas importantes são planejadas e decorrem do silêncio.

 

 

PARÁBOLA DOS TRABALHADORES E DAS DIVERSAS HORAS DO TRABALHO = Mateus: 20 – 1.16.  ( 2 )

 

UMA INTERPRETAÇÃO LIVRE E PESSOAL:

 

  • O PAI DE FAMÍLIA:

 

Representa DEUS. A causa primária de todas as coisas. O CRIADOR. A suprema inteligência do Universo.

 

 

  • A VINHA:                                     

Representa o REINO ESPIRITUAL (Céu) e, por extensão, o nosso próprio MUNDO FÍSICO, ainda um lugar de expiação, mas também de cumprimento de missões edificantes e de evolução.

 

 

  • OS TRABALHADORES:            

 

Representam CADA UM DE NÓS MESMOS, sem distinção alguma, sem quaisquer privilégios que não sejam os decorrentes do próprio mérito, advindo do esforço, do trabalho e da prática irrestrita do bem, consistente no amor, na caridade e no perdão para consigo e para com os outros (Doutrina de Jesus).

 

  • A JORNADA DE TRABALHO:

 

É o decorrer do dia, medido e contado pelo tempo de DEUS (Kairós) e não pelo nosso tempo (Khronos), do início ao fim; é o tempo propício e oportuno          para a realização do nosso trabalho, para a evolução, para o progresso; é o interregno suficiente para que nos façamos merecedores do pagamento ao final   do tempo, período ou jornada. Enfim, é a nossa vida diária enquanto estivermos encarnados e confinados neste planeta.

 

  • AS VÁRIAS SAIDAS DO PAI DE FAMÍLIA EM BUSCA DE TRABALHADORES DESOCUPADOS OU OCIOSOS:

 

É a demonstração cabal do amor infinito e do zelo absoluto que o nosso       Pai e          Criador sente e nutre por suas criaturas, por todas as criaturas, balizados, amor e   zelo, necessariamente, por suas divinas, imutáveis e irrevogáveis leis, que se      alicerçam irrecusavelmente nos pilares da Justiça e da Misericórdia.

 

         DEUS, sem prévias condições que não sejam as decorrentes da nossa boa-vontade, do nosso bom ânimo e das nossas atitudes positivas, cede em   nosso benefício o seu próprio tempo — ou seja, todo o interregno (do início até o         fim) em que    transcorre a jornada normal de trabalho, para que possamos dedicar-nos inteira e      completamente ao SEU trabalho.

 

DEUS é e será sempre DEUS sem você e sem mim, mas nós nada somos ou seremos sem DEUS.  Eis aqui uma verdade irrefutável e inquestionável independentemente de qualquer religião, seita ou crença.

 

Mesmo assim, em sua bondade, generosidade, compaixão, justiça e          misericórdia infinitas, o SER SUPREMO, que é incriado, eterno,          absoluto, onipotente, onipresente e     onisciente, ocupa-se sem desistir e permanentemente com cada um de nós. Busca-nos nas ruas, nas praças, nas sarjetas, nas prisões, nas favelas, por toda          parte, nos mundos e nos submundos, de tal modo que todos        possuam e conservem o seu livre arbítrio.

 

Essa busca incessante de DEUS por suas criaturas é a nossa consolação, é a nossa garantia plena de que, acima de tudo e ao longo de todo          o tempo da nossa jornada de trabalho, abrir-se-ão sempre oportunidades para resgates, para novos recomeços,  novos fins, desde que estejamos sincera e lealmente dispostos a observar as leis eternas do CRIADOR.

 

Se quisermos, visto que o trabalho nunca será obrigatório, cumpre-nos aceitar  sem      questionar, murmurar ou contestar, as Suas regras e disposições imutáveis, as        quais,  desde  sempre,  regeram, regem e que,  para sempre, haverão de  reger  todo o Universo, sendo certo que fazemos  e somos parte          dele,  queiramos ou não. Somos pó de  estrelas, irmãos das estrelas e árvores. (Ouça a poesia Desiderata).

 

  • A ACEITAÇÃO DO CONVITE FEITO PELO PAI DE FAMÍLIA:

 

A nossa condição de livre arbítrio será sempre respeitada por  DEUS, cabendo-nos pessoalmente a definição do horário, do modo e da qualidade do nosso trabalho na vinha.

 

Todavia, esse nosso livre arbítrio terá limites e será relativo em muitos casos, dependendo precipuamente das nossas escolhas e também das escolhas alheias, tanto para o bem quanto para o mal. Se a mão de DEUS alguma vez       intervier em nosso destino, será sempre para a nossa proteção total ou parcial  (Daí decorre a necessidade, o poder e a utilidade da oração).

 

Entretanto, e nunca por vontade Dele, tudo isto se dá por outras condições ou   circunstâncias, tais como negligência, imprudência, imperícia, ou mesmo      dolo e má-fé de outrem,  enfim, os encadeamentos numerosos e inarredáveis, engendrados pela vida diária de cada um de nós.

 

Em verdade, toda uma soma de fatores que geram insuperáveis consequências         de causas e efeitos, de ações e reações, advindos ou resultantes de vidas e     de vindas anteriores,      passadas, ou   criados nesta vida mesmo. Como quer que seja, você aceitará ou não o trabalho oferecido apenas se quiser. O que lhe foi      feito, está sendo feito e sempre estará ocorrendo chama-se convite ao    trabalho livre e voluntário e em seu        próprio e único benefício.

 

 

  • A DISPOSIÇÃO EFETIVA PARA O TRABALHO OFERECIDO:

 

Aceitar o trabalho é, sim, um bom começo; porém não é tudo e nem mesmo    é suficiente. É preciso trabalhar com dedicação, e como visto antes, possuir boa vontade, ter bom ânimo e portar atitudes positivas, produzindo bons resultados ao término da faina. Tudo isto, com certeza, irá motivar novos convites de        trabalho pelo dono da vinha mantendo o seu ganho e provavelmente virá criar         excelentes oportunidades, aumentos de salário e percepção de prêmios ou recompensas. Resumindo: resgates,     progresso, evolução …

 

         PALESTRAS ESPÍRITAS PROFERIDAS:

(Os Trabalhadores da Vinha ou Da Última Hora)

 

  • No Centro Espírita Nosso Lar = (28.05.2015);

 

  • No Centro Espírita Caminho da Luz = (06.06.2015);

 

  • No Centro Espírita Fé, Amor e Caridade = (10.07.2017).

 

 

*         Rogério Fernal

Juiz de Direito aposentado. Ex-Professor Universitário de Direito, Advogado militante, Mestre Maçom, conferencista e articulista.

e-mail: rogerio_fernal@hotmail.com

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: