Domingo, 05 de Maio de 2024 Fazer o Login

Direito e Justiça

qui, 23 de novembro de 2017 05:31

Abertura-direito-e-justica

Pinga-fogo:

(DJ de 15.11.2017 = Reiterando a pedidos)

 

  • A política local encontra-se em nível tão baixo que se tornou perigosa.
  • Os ataques pessoais e à honra alheia tornaram-se corriqueiros e banais.
  • Os programas de rádio AM, com honrosas exceções, ficaram “inassistíveis”.
  • Nada de bom que se fizer por aqui tem valor; o mais importante é achincalhar.
  • Pobre cidade; teve tanto e hoje não tem quase nada e mais coisas se vão …!!!
  • Mas, é a população que os escolhe, nem sempre bem, quase sempre mal.
  • Chances são desperdiçadas com a degradação do direito-dever de votar.
  • Por isso, penamos e não reconhecemos que eles, todos, são mesmo a nossa cara.

 

Pau na Moleira:

 

  • Como se não bastasse o excesso de feriados existentes no Brasil, em Araguari temos uma verdadeira enxurrada, como no mês de agosto, nos dias 6, 15 e 28, sequenciados pelo 7 de setembro, pelo 12 de outubro, pelo 2 de novembro, e assim por diante. E, ainda querem mais? Acrescente-se a isto o mecanismo dos “feriadões”, ou seja, de emendar feriados que caem na terça-feira, na quarta-feira ou na quinta-feira ou na sexta-feira. Não tem escapatória…Também pudera! O mau exemplo vem lá de cima, lá de Brasília – DF. E AINDA QUEREM MAIS…!!!

 

  • Se o País – em todos os seus níveis e segmentos – não quer ou não consegue dedicar-se ao trabalho duro, sério, produtivo e permanente, como pretende e pretenderá livrar-se desse asqueroso atoleiro econômico, social e moral em que chafurda e atola tal e qual em um lamaçal de areia movediça?  QUANTO MAIS SE DEBATE MAIS AFUNDA …!!!

 

  • A economia descolou-se da política ou é a política que se descolou de tudo? Teria perdido de vez os freios da ética, da decência, da responsabilidade, da honestidade, da credibilidade …??? O QUE NOS DIZEM AS MALAS…???

Espiritismo = 100 perguntas e respostas:

 

Reencarnação / Curas espirituais / Mediunidade / Morte

(Corrigindo DJ de 09.11.2017 = Perguntas 8 e 9 ao invés de 8 e 8).

 

12 –     Qual é a diferença entre provas e expiação?

No Espiritismo e considerando-se o questionamento de uma maneira mais simples e básica, para mais fácil e imediato entendimento, poderíamos dizer que:

As expiações têm laço estreito com o passado, quando nos desequilibramos perante as leis da vida e desconsideramos, total ou parcialmente, as leis divinas. Portanto, haverá consequências danosas mais breves ou mais longas, mais ou menos aflitivas, menores ou maiores progressos na evolução ascendente, tudo decorrendo da necessidade de resgate das faltas, derivada da lei do carma, ou seja, da lei da semeadura opcional e da colheita obrigatória, da ação e da reação, da causa e o seu efeito. Enfim, das nossas boas ou más escolhas, o bom ou mau uso que tivermos feito do livre-arbítrio que Deus nos deu.

As provas, por sua vez, geralmente trazem lições que o espírito está necessitado de adquirir ou receber, amealhando qualidades que ainda não possui, como humildade, solidariedade, generosidade, honestidade e assim por diante.

Porém, de acordo com a Doutrina Espírita e como quer que seja, num caso ou noutro, a evolução do espírito poderá estagnar, interromper-se, mas nunca retroagir. Assim como o mau aluno, ou o mau profissional, o espírito desidioso (para dizer o menos) irá desperdiçar tempo, inutilizar total ou parcialmente, uma ou mais encarnações. Mas, tudo isto será fruto exclusivo do seu livre arbítrio e não uma  imposição estranha ou superior (para dizer o mais).

Excepcionalmente, ou com menos frequência, seja por vontade própria ou por incumbência que lhe é conferida (por Deus, por Jesus ou pela alta espiritualidade), espíritos mais evoluídos ou mesmo altamente evoluídos (espíritos adiantados ou de luz) desempenham ou cumprem missões aqui na Terra: missões de auxílio, de orientação, de aprimoramento, de conciliação, de reconciliação e outras consideradas relevantes ou essenciais para preservar, estabilizar ou fazer progredir a humanidade terrestre em períodos graves e turbulentos.

 

 

13 –     Qual é a diferença entre a alma e o espírito?

O Espiritismo denomina alma ao espírito encarnado. Quando um espírito toma (habita) um novo corpo pela reencarnação, passa a ser chamado de alma. Isto se encontra bem esclarecido na Questão 134 em O Livro dos Espíritos de Allan Kardec. Antes de unir-se ou habitar um corpo temos o espírito propriamente dito. Portanto, o ser humano está composto de corpo e alma, motivo por que Jesus deixou dito que “a carne provém da carne e o espírito provém do espírito” (sem textualidade).

Dessa natureza conjunta ou complexa do ser humano, podemos retirar as seguintes consequências e principais consequências:

1ª)      As origens e os destinos finais de corpo e alma são distintos, diferenciados;

2ª)      O corpo (especialmente o cérebro) é o receptáculo em vida do espírito e este subordinar-se-á (total ou parcialmente) às vicissitudes daquele;

3ª )     Um recém-nascido poderá ter em seu corpo um espírito antigo ou ancestral;

4ª)      O corpo irá perecer, um dia, no mundo físico, mas o espírito seguirá imortal;

5ª)      “Ninguém poderá ver o Reino de Deus se não nascer de novo”, claro, em    espírito via da reencarnação (Capítulo IV – O Evangelho Segundo o Espiritismo    = Allan Kardec).

*Rogério Fernal

Juiz de Direito aposentado. Ex-Professor Universitário de Direito, Advogado militante, Mestre Maçom, conferencista e articulista.

e-mail: rogerio_fernal@hotmail.com

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: