Sexta-feira, 03 de Maio de 2024 Fazer o Login

Corpo de Bombeiros deve receber nova sede em janeiro

qui, 22 de outubro de 2015 08:00

por Stella Vieira

Imóvel será entregue após a conclusão das obras na Unidade de Pronto Atendimento

A Câmara Municipal aprovou, nessa terça-feira, 20, o Projeto de Lei 170/15, que autoriza a cessão de uso do imóvel que atualmente abriga o Pronto Socorro Municipal, para a 4ª Companhia de Corpo de Bombeiros. O prédio será entregue aos militares após a transferência do hospital para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Imóvel que abriga o Pronto Socorro passará por reformas estruturais para receber a companhia

Imóvel que abriga o Pronto Socorro passará por reformas estruturais para receber a companhia

 

De acordo com o primeiro-sargento Lucenildo Batista Alves, assessor de comunicação da 4ª Companhia, durante a manhã dessa quarta-feira, 21, três engenheiros da Diretoria de Apoio Logístico do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte estiveram no local, acompanhados pelo comandante, tenente Fabricio Silva Araújo, para verificar as reformas necessárias para abrigar os militares. “A equipe fez a análise e avaliação de toda a estrutura”.

O assessor comenta que a companhia tenta obter apoio do estado, prefeitura e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para a reforma do local. “A equipe do SAMU estará conosco no imóvel e também existe um aditivo, que foi feito juntamente com o prefeito Raul Belém (PP), prevendo esse auxílio por parte da prefeitura”.

Segundo o assessor, a princípio será necessária a construção de uma garagem para abrigar as viaturas do Corpo de Bombeiros e SAMU. “Precisamos também de uma sala de operações, onde serão atendidos os telefonemas e algumas mudanças na estrutura física do local, como algumas portas e paredes, pois o imóvel abriga um hospital e precisamos adequações para abrigar os militares”.

Posteriormente, a 4ª Companhia construirá uma piscina, torre de treinamento, casa de fumaça e outras estruturas necessárias para o treinamento dos militares. “É uma área excelente, que irá beneficiar muito a nossa companhia. Futuramente, poderemos crescer e até mesmo tornarmo-nos um Batalhão, com escola para bombeiros e promover treinamentos para equipes de outros municípios”.

O sargento afirma que o imóvel é bem localizado e não alterará os atendimentos. “Fica distante do centro, mas estaremos a menos de 200 metros da avenida Mato Grosso, que dá acesso a todo o município, facilitando nosso deslocamento”. A 4ª Companhia está aguardando a desocupação do imóvel para iniciar as reformas. “Queremos tornar aquele espaço melhor para recepcionar toda a população. Nossa expectativa é que seja entregue até a segunda quinzena de janeiro”.

Em setembro, a companhia recebeu a visita do Chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Hélder Ângelo e Silva. Ele afirmou que a nova estrutura atenderá às necessidades do Corpo de Bombeiros. “As atuais instalações são pequenas, tendo em vista que o Corpo de Bombeiros encontra-se instalado no local desde 1975. Ele foi instalado primeiramente como pelotão e se elevou a companhia em abril, com uma fração maior de bombeiros para atender à população. Nesse sentido, é necessário também aumentar o espaço físico para abrigar maiores recursos logísticos e humanos”.

O comandante da 4ª Companhia, tenente Fabricio Silva Araújo, comenta que a aprovação do termo de cessão por parte da Câmara dos Vereadores é muito importante. “Essa foi a conquista de mais uma etapa nesse processo de ocupação do novo imóvel. Teremos várias etapas de reformas e nessa quarta-feira executamos a fase técnica de verificação das estruturas, para proporcionar as futuras adequações. Existe uma tratativa entre o estado de Minas Gerais e o município e, assim que houver a migração para a UPA, imediatamente o prédio será disponibilizado para as reformas”.

Unidade de Pronto Atendimento

De acordo com o secretário de Obras, Odon Naves, a estrutura da UPA está pronta e as obras em fase final. “Falto o acabamento e a parte de instalação dos equipamentos. Finalizamos a parte dos pisos, parte elétrica e, assim que retirarmos os tapumes, faremos as modificações de acessibilidade”.

O secretário afirma que a previsão é que as obras sejam entregues à secretaria de Saúde no início do ano. “Estamos trabalhando para conseguir entregá-las ainda esse ano, porém, a mudança do Pronto Socorro depende da montagem dos equipamentos e esse é um procedimento complexo. Ainda não recebemos informações sobre as reformas necessárias no antigo imóvel para a mudança do Corpo de Bombeiros, mas a secretaria de Obras está à disposição para o que for necessário”.

Atraso na entrega

O prédio do Pronto Socorro, que pertencia ao Ministério da Saúde, foi transferido para o município de Araguari em junho desse ano. Em contrapartida à área do Pronto Socorro, o Corpo de Bombeiros oferecerá um terreno para a prefeitura, que possui aproximadamente 10 mil metros².

A ocupação da estrutura estava prevista para o segundo semestre desse ano e a entrega da Unidade de Pronto Atendimento para o mês de setembro. A obra teve início em outubro de 2012 e foi paralisada em agosto do ano seguinte, devido a correções exigidas pela Vigilância Sanitária. A construtora Empol retomou o serviço em 2014 e, no início desse ano, realizou a adequação central de lixo, assentamento de pisos, pintura e instalação de portas e janelas.

Em uma entrevista ao jornal Gazeta do Triângulo, em maio desse ano, a secretária de Saúde, Lucélia Rodrigues, afirmou que a UPA garante a ampliação da capacidade de atendimento de demandas de urgência e emergência do município, oferecendo conforto e agilidade. “Foram investidos R$ 800 mil na aquisição de novos aparelhos e equipamentos médicos, provenientes de uma emenda parlamentar. A secretaria está providenciando a compra para que possam ser instalados assim que o prédio for entregue. Além disso, alguns aparelhos do Pronto Socorro serão levados para o novo prédio e utilizados no atendimento à população”.

1 Comentário

  1. Cezar disse:

    Este prédio não é aquele que estava condenado pela equipe técnica da UFU para abrigar o Hospital Municipal?
    Agora ele não vai mais cair???? Com o decorrer do tempo os defeitos sumiram?

    Politicios

Deixe seu comentário: