Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Coluna: Direito e Justiça (07/10)

qui, 7 de outubro de 2021 08:06

Frases e pensamentos para reflexão:

 

– Tem por aí um adesivo, da OAB, dizendo que “sem advogado não se faz justiça”. Certo, não discordo, mas eu digo também: “sem (bons) professores não se faz nada, nem mesmo advogados.

 

– Coisas em que você nunca deve opinar: 1) – peso; 2) – tatuagem; 3) – religião; 4) – orientação sexual; 5) – a família dos outros (por vezes a sua também); 6) – a profissão alheia; 7) – assuntos que não lhe dizem respeito. Se não te agrada, é só você não aderir para a sua vida.

 

– Há um tempo, quando eu era mais jovem, pensei que jamais poderia suportar certas coisas, essas coisas com as quais, hoje em dia, não entendo como pude me importar tanto. Só agora vim a saber que viver é a coisa mais rara do mundo, pois a maioria das pessoas apenas existe.

 

– O maior líder da história da humanidade ensinou-nos que é a humildade que nos faz grandes. Sem hesitação, ele lavou, aspergiu óleo e enxugou os pés dos seus discípulos. E nós todos? Por que é que ficamos encarapitados em nosso ridículo pedestal? “Vaidade de vaidade, tudo é vaidade, diz o pregador” (Eclesiastes – Bíblia Sagrada).

 

– Todas as almas nobres têm um ponto em comum: a compaixão. O líder ao qual me referi acima compadecia-se de todos igualmente: multiplicou pães e peixes para saciar a fome dos que o seguiam e ouviam; devolveu vida ao filho da viúva de Naim por vê-la chorar em desespero; reergueu para sua família a filha de Jairo; ressuscitou seu amigo Lázaro; fez cessar o fluxo de sangue da mulher que tocou a fímbria de suas vestes. Curou coxos, paralíticos e cegos; amainou ventos e tempestades, expulsou espíritos maus e imundos. Muito mais ele fez! Por ele mesmo, fez bem menos, pois deixou-se imolar por nós e ainda nos perdoou. Jesus, o Cristo Salvador!

 

 

Pinga-fogo:

 

– Se ninguém é totalmente honesto, pode muito bem ser totalmente desonesto.

 

– É preciso investigar a fundo e imparcialmente, sejam quais forem as consequências.

 

– Há quem diga, em proveio próprio, que restrição mental não é mentira, mas ela é.

 

– Não ao princípio do in dubio pro reo. Sim ao princípio do in dubio pro societate.

 

– Na esfera pública, a presunção não deve ser a de inocência até que se prove o contrário.

 

– Se o caso for de exoneração, que sejam exonerados; se o caso for de demissão, que sejam demitidos. E quanto antes melhor!

 

– Nos tempos antigos, dizia-se que não bastava à mulher de César ser honesta; era preciso parecer honesta. Afinal, ele era o maior dos Romanos, e ela era a sua sombra!

 

– Em princípio, ter empresa (offshore) ou aplicação no exterior pode até não ser crime, mas se a pessoa que investe recursos financeiros for eventualmente uma alta autoridade governamental e detiver – direta ou indiretamente – a condução da política econômica do seu país, acessando informações privilegiadas, isto é, no mínimo, muito imoral.

 

– A existência de um conflito de interesses é mais do que evidente, na verdade, é o que podemos chamar de “o óbvio ululante”. Talvez isso até explique porque o dólar subiu tanto, porque o preço dos combustíveis disparou, porque as exportações impedem uma reserva mínima de alimentos para a nossa população, enfim, coisas assim…!

 

 

Não Escute um Burro:

(Fábula – facebook com acréscimos pessoais)

 

O burro disse ao tigre:

– A grama é azul.

O tigre respondeu:

– Não, a grama é verde.

A discussão esquentou, e os dois decidiram submeter o assunto a uma arbitragem que considerassem justa e imparcial. Para isso, escolheram o leão, o Rei da Selva, que era tido por todos como um soberano sábio e correto, que jamais abusava da sua força e poder, conquistando sua incontestável autoridade pela inteligência e pela força dos seus argumentos irrespondíveis.

Já bem antes de chegarem à clareira da floresta, onde o leão costumeiramente despachava os casos de cada dia, o burro começou a gritar a toda força, de tal modo que os seus zurros histéricos se espalhavam por toda a mata:

– A grama é azul. Vossa Majestade, não é verdade que a grama é azul?

O leão respondeu-lhe:

– Certo, a grama é azul.

O burro adiantou-se e continuou:

– O tigre discorda de mim e me contradiz e me incomoda, pois afirma que a grama é verde. Majestade, por favor, castigue-o.

– Então, o rei leão declarou em alto e bom som:

– O tigre será punido com 5 anos de silêncio.

– O burro pulou alegremente e seguiu o seu caminho, cantando e repetindo:

– A grama é azul. Eu não disse? A grama é azul…

O tigre aceitou sua punição, mas antes perguntou ao rei leão:

– Vossa Majestade, por que me castigou? Afinal, a relva é verde.

 

 

O leão respondeu:

– Sim, com certeza! A grama é verde.

– Então, por que Vossa Majestade me pune?

O rei leão respondeu:

A sua punição nada tem a ver com o fato da grama ser azul ou verde ou de qualquer outra cor. O castigo que lhe apliquei acontece porque não é possível acreditar e aceitar que uma criatura corajosa e inteligente como você perca tempo discutindo com um burro e ainda por cima que me venha incomodar com uma pergunta tão estúpida e sem propósito.

 

COMENÁRIO LIVRE

 

A pior perda de tempo é discutir com um burro, com um tolo – geralmente também um fanático – que não se imporás com a verdade óbvia e que não se apercebe da realidade à sua volta, imputando-se tão somente com a vitória das suas crenças e ilusões pessoais. Seres assim estão por toda parte.

 

Jamais perca o seu tempo com discussões que não fazem qualquer sentido, que não possuem relevância alguma e que não levarão quem quer que seja a lugar algum. Há pessoas que, por mais evidências e provas que possam existir e que lhes apresentemos, não estão capacitadas para apreender os fatos e discutir ideias; outras, estão cegas pelo ego, pelo ódio, pelo ressentimento e pela inveja, e a única coisa que desejam – a qualquer custo – é ter razão mesmo que não a tenham.

 

Enfim, o ignorante quererá sempre vencer você pelo grito e, quando a ignorância grita, a inteligência cala. Ao menos por ora. Por opção. Por estratégia. Sua paz e tranquilidade valem mais. Nos dias atuais, reparem bem: na condução da pandemia, nos altos cargos, na política e na economia, dentre outros segmentos, os burros e os tolos que zurram aos quatro ventos que a grama é azul….

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: