Domingo, 19 de Maio de 2024 Fazer o Login

Termina no próximo mês o prazo para atualizar dados cadastrais para votar nas eleições 2024

ter, 23 de abril de 2024 09:31

Da Redação

 

Em 2024, as eleições municipais acontecerão no dia 6 de outubro, portanto o eleitor que quiser votar e estiver com pendências com a Justiça Eleitoral, deve regularizar a sua situação eleitoral até o dia 8 de maio, que também é prazo final para solicitar transferência de domicílio e atualizar os dados cadastrais, entre outros procedimentos. Após essa data, o cadastro eleitoral será fechado para o pleito.

Ressalta-se que, o eventual segundo turno deve ocorrer no último domingo de outubro (dia 27), nas cidades com mais de 200 mil eleitores em que candidato mais votado à Prefeitura não tenha atingido a maioria absoluta, isto é, metade mais um dos votos válidos (excluídos brancos e nulos).

O eleitor que estiver com pendências com a Justiça Eleitoral, deve regularizar a sua situação eleitoral
Divulgação

 

Em Araguari, conforme Fernando Guetti, chefe do Cartório Eleitoral, a Justiça Eleitoral emitiu um comunicado dizendo que Cartório Eleitoral da 16ª Zona de Araguari irá atender em regime de plantão nos dias 27 e 28 de abril, bem como nos dias 1º, 4 e 5 de maio, das 9 às 17 horas. “ No dia 8 de maio, termina o prazo para fazer qualquer procedimento, revisão eleitoral, que é alterar qualquer dado do título (acrescentar o sobrenome do cônjuge; retirar o sobrenome do cônjuge; mudar a data de nascimento, se essa estiver errada no documento; colocar o nome social no título), transferência de local de votação e alistamento eleitoral (atos de qualificação e inscrição do eleitor, o que permite que a pessoa adquira seus direitos políticos e possa votar na eleição) ”, disse.

Ainda, segundo Fernando Guetti, para fazer a segunda via, ou reimprimir o título, não é necessário ir até o Cartório Eleitoral, basta entrar no atendimento on-line. “Só pode fazer o atendimento on-line, pelo Título Net, as pessoas que já têm biometria. Desse modo, quem vai requerer a primeira via do título só pode fazer esse procedimento de forma presencial. O movimento no Cartório Eleitoral meio da semana está grande. Neste fim de semana, o movimento aumentou um pouco, mais ainda foi pequeno”, salientou.

É bom lembrar que, no último fim de semana, o Cartório Eleitoral atendeu em regime de plantão.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: