BR-050 figura entre os locais com maior incidência de roubos de cargas no ano
sex, 25 de setembro de 2015 08:38Da Redação
Deficiência na fiscalização das estradas facilita atuação das quadrilhas
Levantamento da Polícia Civil de Minas Gerais apontou os locais com maior incidência em ataques de quadrilhas especializadas em roubo de cargas no Estado: as BRs 381 (entre Belo Horizonte e São Paulo), 251 (Montes Claros e Sul da Bahia), 050 (passando por Araguari) e 040 (BH e Rio de Janeiro).
Nos primeiros seis meses deste ano, foram registradas mais de 80 ocorrências do gênero, superando 2014 no mesmo período – aumento de 9,5%. Na região de Araguari e Uberlândia, foram pelo menos 20 ataques entre janeiro e junho.

Mais de 80 ataques aconteceram neste ano, pelo menos 20 na região de Araguari e Uberlândia
Entre os tipos de cargas mais visadas estão derivados de petróleo, eletroeletrônicos, bebidas, cigarros, produtos de higiene, alimentos e medicamentos. A escolha do material a ser roubado depende da encomenda dos receptadores.
Há 20 anos transportando produtos de higiene, o caminhoneiro Jarivaldo, de 41 anos, afirma que as rodovias mineiras são as mais perigosas. “Falta posto policial na estrada, o que facilita a atuação dos bandidos”. Ele contou à reportagem que, há três anos, foi sequestrado e teve a carga, avaliada em R$ 20 mil, roubada.
Depois de ser rendido com um carregamento de celulares e videogames, avaliado em R$ 60 mil, o motorista Breno, de 48 anos, tenta se precaver. “A escolta analisa os pontos de paradas antes de eu chegar com a carga e as viagens são feitas apenas no período diurno”.
A PC aponta que a deficiência na fiscalização das estradas facilita a atuação das quadrilhas. “Graças ao serviço de inteligência conseguimos identificar os criminosos que se valem da fragilidade de policiamento em grandes extensões”, explicou a instituição, em nota à imprensa.
Ainda segundo a polícia, bandidos investem em organização, armamento pesado e até sequestro de motoristas e seguranças contratados para realizar a escolta dos produtos. As quadrilhas levam em consideração o tipo de carga e o perigo que o roubo pode oferecer, como a presença de escolta. Para garantir o transporte do material, eles mantêm as vítimas presas.
OUTRO LADO
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) afirma que, apesar da grande extensão viária em Minas, o número de postos de fiscalização é suficiente para atender a demanda. “São realizados patrulhamentos de repressão ao crime, além de operações que visam a segurança dos caminhoneiros”, frisou o inspetor Aristides Júnior, chefe da assessoria de imprensa.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Marinha reúne 2 mil militares em Minas seg, 29 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 27 DE JUNHO sáb, 27 de junho de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 27 DE JUNHO sáb, 27 de junho de 2026
- MOMENTO BNI – 27 DE JUNHO sáb, 27 de junho de 2026
- Presença policial segue forte dentro da Operação “Cerco Fechado” sáb, 27 de junho de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo intensifica limpeza urbana e reforça ações de combate à dengue sáb, 27 de junho de 2026
- Bancos, comércio e escolas estão com horários alternados devido ao jogo da Seleção Brasileira nesta segunda-feira sáb, 27 de junho de 2026
- Georreferenciamento moderniza fiscalização do IPTU e amplia atualização cadastral em Araguari sáb, 27 de junho de 2026
- BR-050 tem mais uma tarde de trânsito parado devido a incêndio em carreta sáb, 27 de junho de 2026
- Em ações voltadas para o Bairro Rosário, Vereador Guilherme Santana solicita melhorias na Praça da Medalha Milagrosa e construção de sanitários na Praça do Rosário sáb, 27 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...