Atividades do Posto de Identificação da Câmara Municipal são reiniciadas
ter, 22 de setembro de 2015 07:54Com Assessoria
Com distribuição de senhas e agendamentos, serviço é alternativa para quem necessita emitir Carteira de Identidade
A Câmara Municipal de Araguari retomou em 21 de setembro, as atividades do seu Posto de Identificação com o objetivo de facilitar o serviço de emissão de Carteiras de Identidade no município. Desativado há cerca de um ano por não dispor de um identificador, o Posto era bastante procurado pela comunidade que buscava um serviço alternativo tendo em vista a sobrecarga do Setor de Identificação que funciona na unidade do SINE em Araguari.
O retorno do serviço era uma das prioridades da atual gestão que, desde a sua posse, tem buscado fortalecer o Poder Legislativo por meio da transparência e da aproximação com a comunidade. “Nós sabemos que o papel do vereador é fiscalizar os atos do Poder Executivo e legislar. Mas, dentro dessas atribuições, temos buscado colaborar com o desenvolvimento do município e, claro, atender a comunidade conforme é possível. Todos nós sabemos que as pessoas estavam sofrendo muito para conseguir emitir a Carteira de Identidade, pois, a demanda é enorme e apenas a estrutura do Setor de Identificação não conseguia atender a todos com a agilidade necessária”, explicou o vereador Giulliano Sousa Rodrigues “Tibá” (PTC) presidente da Câmara Municipal de Araguari.
Neste contexto, o chefe do Legislativo iniciou gestões junto à Polícia Civil em Araguari bem como ao Instituto de Identificação em Belo Horizonte para viabilizar a capacitação de um servidor responsável pelo Posto. “Nós obedecemos todos os trâmites e aguardamos a convocação para o curso que qualificou o nosso servidor Diego Amaro Simões Fontes como identificador. Ele, que se classificou entre os três com melhor desempenho no Estado, será o responsável por emitir as Carteiras de Identidade no Posto que funciona no Anexo da Câmara Municipal. Com o serviço, nós esperamos facilitar a vida das pessoas que precisam emitir seus documentos e que agora tem mais essa opção”, acrescentou Giulliano Rodrigues.
A exemplo de todo o Estado, o Posto de Identificação da Câmara Municipal realizará seus atendimentos a partir da distribuição de senhas e de agendamentos. “No total serão distribuídas cinco senhas e realizados cinco agendamentos por dia em observância à recomendação do próprio Instituto de Identificação. O prazo para a entrega do documento é de cinco dias úteis, ressalvados os casos de extrema urgência, explicou Diego Simões Fontes, identificador ‘ad Hoc’”.
O agendamento será utilizado para o atendimento de estudantes, trabalhadores rurais e moradores dos distritos e da zona rural de Araguari. Já a distribuição de senha será realizada de segunda a sexta-feira, às 7h, no Posto de Identificação localizado na rua Coronel José Ferreira Alves, 789, Centro.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Para requerer a emissão da Carteira de Identidade é necessária a apresentação dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou Casamento Original, 2 fotos 3×4, CPF (opcional) e, no caso de segunda via, o comprovante de pagamento da guia do Documento de Arrecadação Estadual (DAE). “O valor da guia é R$ 27,23 e ela pode ser retirada aqui mesmo no Posto de Identificação”, explicou o identificador.
No caso dos menores de 16 anos, por determinação do Instituto de Identificação, a Carteira de Identidade poderá ser emitida somente se estiverem acompanhados dos pais ou responsáveis legais. “Vale lembrar que, no caso do representante legal, é indispensável a apresentação documento que comprove a representação”, salientou Diego Amaro Simões Fontes.
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