Sexta-feira, 03 de Maio de 2024 Fazer o Login

Academia de Letras do Triângulo Mineiro e de Araguari se reúnem neste fim de semana

sex, 25 de setembro de 2015 07:36

Da Redação – Com Assessoria

Uma reunião inédita deve acontecer neste sábado, 26, na Casa da Cultura Abdala Mameri: o encontro entre Academia de Letras e Artes de Araguari (ALAA) e Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM), com sede em Uberaba. Com apoio da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC) e do Batalhão Mauá, uma vasta programação foi elaborada com o objetivo de apresentar aos representantes da Academia do Triângulo as atividades desenvolvidas pela ALAA, além de divulgar a cultura e o patrimônios histórico local.

Sede da Academia de Letras e Artes de Araguari

Sede da Academia de Letras e Artes de Araguari

 

Na Casa da Cultura, estão previstas apresentações artísticas e uma palestra sobre a importância e a influência da ferrovia no município. Segundo nota da Academia de Araguari, o encontro tem a “finalidade de congregar confrades das letras e das artes e fortalecer ainda mais o vínculo entre essas academias voltadas à disseminação da cultura e da preservação do patrimônio histórico literário de seus municípios sedes e da região do Triângulo Mineiro.”

O passeio turístico cultural terá como tema a ferrovia, prevendo visitas ao Palácio e Museu Ferroviário, prédio que antigamente abrigava a sede da Estrada de Ferro de Goiás; ao Batalhão Mauá, onde encontram-se as três locomotivas históricas que participaram da vida ativa da unidade e do município: Rio Negro 1, Paraguaçu 3 e a locomotiva à diesel, LC-04 que estiveram na inauguração dos trilhos na capital federal, em 1967 e no Arquivo Público e Museu Dr. Calil Porto.

A programação ainda prevê paradas no Arquivo Histórico e Museu Dr Calil Porto, Bosque John Kennedy e na Academia de Letras e Artes de Araguari, onde haverá uma confraternização de encerramento.

Atualmente, três escritores araguarinos fazem parte da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Gessy Carísio de Paula, Luiz Cláudio Pádua Netto e Edmar César Alves. No passado, expressivas personalidades araguarinas também ocuparam cadeiras desta instituição como o reconhecido escritor Geraldo França de Lima, que também é um dos imortais da Academia Brasileira de Letras, Dr. João Alamy Filho e Abdala Mameri.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: