Terça-feira, 23 de Abril de 2024 Fazer o Login

Secretaria de Obras realiza intervenção emergencial na rua Tertuliano Goulart

dom, 1 de novembro de 2015 08:28

Da Redação

Trânsito local pode ficar interditado durante os próximos dias

A secretaria de Obras iniciou, nessa quinta-feira, 29, um reparo emergencial na galeria pluvial da rua Tertuliano Goulart, centro. O serviço é realizado em parceria com a Superintendência de Água e Esgoto (SAE) e deve ser concluído na próxima semana.

Manilhas de concreto serão utilizadas para alargar a galeria pluvial

Manilhas de concreto serão utilizadas para alargar a galeria pluvial

 

De acordo com o secretário de Obras, Odon Naves, a galeria pluvial foi construída na década de 50. “Houve um rompimento da galeria e, ao abrirmos para fazer a manutenção, identificamos que a galeria chegava ao local com um diâmetro de 80 cm e, a partir desse ponto, estava estrangulada para 60 cm. Essa obra foi executada há alguns anos, quando foi feita a canalização do córrego Brejo Alegre”.

O secretário afirma que está fazendo a manutenção e complementará a galeria com o diâmetro de 80 cm, para chegar ao deságuo no córrego com tubulações de 1 metro. “Todo o equipamento está no local e a SAE também faz a manutenção da rede de esgoto do local. Estamos trabalhando o mais rápido possível para liberar o trânsito”.

Segundo o secretário, no perímetro central do município, todas as galerias são antigas. “Nos deparamos com grandes problemas nas ruas Afonso Pena e Rodolfo Paixão. Estamos buscando essa manutenção imediata, mas futuramente, Araguari precisará de uma reestruturação nas galerias pluviais”.

Rua Tertuliano Goulart possui o ponto mais crítico do município em relação às galerias pluviais

Rua Tertuliano Goulart possui o ponto mais crítico do município em relação às galerias pluviais

 

A equipe está realizando a ligação da galeria localizada na rua Tertuliano Goulart, até o desaguo no córrego Brejo Alegre. “Queremos alargar essa galeria e permitir o maior fluxo de água, pois essa rua recebe um grande volume, proveniente da avenida Minas Gerais e do bairro Jardim Regina. Após o reparo, faremos a recomposição asfáltica”.

Odon Naves ressalta que é preciso ter atenção ao trafegar no local. “O espaço ficará interditado por alguns dias, então, pedimos para que as pessoas tenham compreensão. Caso chova, teremos que paralisar o serviço, pois há o risco de desbarrancar. É uma escavação profunda e temos que trabalhar com cautela, para que possamos executar o serviço com estabilidade”.

Plano de Saneamento Básico

O superintendente da SAE, José Flávio Lima Neto, ressalta que a galeria pluvial foi construída há mais de 70 anos. “Esse trabalho foi feito quando a cidade era pequena e a galeria foi dimensionada para a quantidade de água que seria captada naquela época. A cidade cresceu, a impermeabilização das ruas aumentou e a galeria, além da pouca capacidade, foi construída com a tecnologia da época, que era de tijolinhos, enquanto hoje existem manilhas de concreto, com mais capacidade”.

José Flávio afirma que a intervenção da rua Tertuliano Goulart é um paliativo para o problema. “Com o Plano de Saneamento Básico, que está prestes a ser enviado para a Câmara Municipal, apresentaremos propostas que incluem a revisão de toda a questão pluvial do município. É uma medida que exige vários anos. A partir do momento em que for votada a lei do Plano de Saneamento Básico, isso será a cartilha de todos os gestores das secretarias de Obras, Serviços Urbanos e da SAE”.

De acordo com o superintendente, o ponto mais crítico do município em relação às galerias pluviais é o da rua Tertuliano Goulart. “Essa situação ocorreu no ano passado e novamente essa semana. Espero que por meio dessa intervenção o problema seja minimizado durante algum período, mas o ideal seria a aprovação do Plano de Saneamento Básico, onde constarão todas as medidas necessárias para evitar esse tipo de situação”.

O superintendente ressalta que a população deve ficar atenta aos pontos de alagamento do município. “Esses pontos devem ser evitados em caso de chuvas torrenciais. É necessário buscar caminhos alternativos, até que possamos tomar as atitudes para acabar com todas as áreas críticas existentes em Araguari”.

2 Comentários

  1. Anonimo disse:

    O nome da rua é Joaquim Modesto. A Tertuliano Goulart termina na Av. Tiradentes,seu seguimento passa a se denominar Pç. Farid Nader e a partir da Rua Rui Barbosa passa a ser Joaquim Modesto.

  2. Anonimo disse:

    A Rua Tertuliano Goulart inicia-se na Av. Minas Gerais

Deixe seu comentário: