Sábado, 18 de Maio de 2024 Fazer o Login

Saúde Alerta – Vamos fazer atividade física?

qua, 1 de julho de 2015 08:41

Abertura-saude-alerta

A falta de atividade física pode ajudar a desenvolver várias doenças, assim como complicações de doenças existentes. Por isso, praticar exercícios físicos regularmente é de grande valia para a evolução do tratamento e também para prevenir futuros problemas de saúde, em todas as faixas etárias.

A prática regular de exercícios ajuda a aumentar a autoconfiança, o nível de concentração, o preparo físico e a disposição para as mais variadas tarefas do dia a dia.

Vamos fazer atividade física?

Vamos fazer atividade física?

 

Exercícios vigorosos também aumentam os níveis de HDL (o bom colesterol) no sangue, fator que é associado à redução dos riscos de doenças cardíacas. Alguns estudos mostram que pessoas sedentárias têm duas vezes mais probabilidades de desenvolver doenças do coração.

Para pessoas propensas a desenvolver diabetes ou que tenham a doença, a atividade física ajuda a regular a taxa de açúcar no sangue.

Além da saúde física, é importante ressaltar os benefícios comprovados do esporte à saúde mental, para pessoas com dificuldade de relacionamento ou de interação social. O esporte consegue, de maneira natural e leve, construir laços de amizade e confiança importantes para a autoestima de pessoas introvertidas ou depressivas e ainda ajuda a diminuir o estresse e a pressão arterial em pessoas mais ansiosas. Isso acontece porque a atividade física libera endorfinas, que são hormônios que funcionam como uma espécie de tranquilizante natural.

Exercícios com pesos podem ser úteis em longo prazo para prevenir a osteoporose e demais condições de enfraquecimento ósseo, pois ajudam a fortalecer músculos e ossos. Para mulheres, especificamente, os exercícios são recomendados, desde a adolescência, como forma de prevenir a osteoporose pós-menopáusica. Em conjunto, mulheres que se exercitam regularmente conseguem aliviar os sintomas pré-menstruais.

Em idosos, exercícios leves como caminhadas, hidroginástica e dança ajudam no preparo físico e na prevenção e recuperação de possíveis doenças cardiovasculares e, claro, no fortalecimento das relações sociais, tão importantes nessa fase.

Para começar, não é preciso muito. Na maioria dos casos, atividades em dias alternados, de até uma hora de duração, contribuem para melhorar a qualidade de vida e diminuir diversos riscos de doenças.

Busque com seu médico e com um profissional de educação física a melhor opção de esporte e/ou exercício, de acordo com seu perfil e seu objetivo. Nem sempre é possível praticar qualquer tipo atividade.

Lembre-se: alongue-se antes e depois de realizar qualquer atividade física e hidrate-se regularmente para repor adequadamente as fibras, vitaminas e sais minerais gastos durante os exercícios – principalmente em dias de calor, com baixa umidade.

Você que está lendo esta coluna e se sente desmotivado, que tal começar a praticar atividade física e receber todos os benefícios que ela pode oferecer?

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: