Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Saúde Alerta – Seu filho tem problema de aprendizado?

qua, 17 de maio de 2017 05:53

Abertura-saude-alerta

É na idade escolar que os sintomas dos distúrbios de aprendizagem tornam-se mais visíveis. A criança tem dificuldades em áreas como escrita, leitura e matemática – problemas frequentemente confundidos com falta de inteligência, preguiça ou desleixo,sendo que  nem todos os casos são de distúrbios de aprendizagem. A maioria, aliás, está relacionada à falta de motivação, inadequação ao método de ensino, problemas na interação com o professor e até doenças como anemia, depressão ou comprometimento da visão e audição. Todas essas questões influenciam o aprendizado e devem ser descartadas antes de se partir para o passo seguinte: investigar a existência de distúrbios de aprendizagem, que são disfunções de bases neurobiológicas.

Os mais frequentes são dislexia (afeta leitura e escrita), transtorno não-verbal de aprendizagem (afeta distinção de formas, quantidades e tamanhos) e discalculia (dificuldade com cálculos). Também comum é o Transtorno de Défict de Atenção  e Hiperatividade (TDHA), um distúrbio de comportamento que pode prejudicar severamente a aprendizagem.

Quando essas disfunções não são adequadamente identificadas e tratadas, a criança pode ter seu desenvolvimento escolar, psicológico e social comprometido e, por vezes, carregar o problema ao longo da vida. Além de afetar o desempenho educacional, esses transtornos acabam com a autoestima e podem, ao longo do tempo, desencadear outros sintomas, como ansiedade e depressão.

O diagnóstico é difícil, pois não há exames de imagem ou laboratoriais que permitam identificar esses distúrbios. Em geral, isso é feito por meio da avaliação da criança por diferentes profissionais, como neurologista,neuropsicólogo, psicopedagogo e fonoaudiólogo, mas  existe tratamento.

A criança encontra outras maneiras de aprender com estimulação e orientação, a criança supera as dificuldades.

É  importante que essas disfunções sejam identificadas o quanto antes.

A dificuldade de aprender é uma das queixas mais frequentes no consultório pediátrico, respondendo por cerca de 5% de todas as consultas nessa especialidade. Mas, antes de investigar eventuais disfunções neurológicas, é preciso analisar a existência de outras causas que possam estar levando ao problema.

Crianças com distúrbios de aprendizagem podem chegar à vida adulta sem desenvolver plenamente suas capacidades,portanto se sua criança tem alguma dificuldade no aprendizado , vá ao especialista o mais rápido possível.”TEMPO é cérebro”

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: