Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Saúde Alerta – É possível “estar enfartando há dias”?

qua, 29 de março de 2017 05:39

Abertura-saude-alerta

Não. O infarto coronariano, conhecido popularmente como ataque cardíaco é sempre um quadro súbito, agudo, não tendo como uma pessoa estar “enfartando há dias”. O que confunde algumas pessoas é que os sintomas podem começar dias ou horas antes.

Clinicamente, trata-se de um quadro conhecido como angina instável. Isso não significa que o infarto exista, e sim que possivelmente haja uma artéria coronária com placas de gordura prejudicando a passagem do sangue oxigenado para o miocárdio.

Uma placa de gordura que obstrui o vaso pode causar dor (angina) aos mínimos esforços. Quando o entupimento fica mais grave, forma-se um coágulo sobre a placa que causa a obstrução completa e súbita. Aí sim começa o quadro de infarto, com morte celular e risco iminente.

É o resultado de uma série complexa de eventos acumulados ao longo dos anos, mas pode ser caracterizado pela oclusão das artérias coronárias em razão de um processo inflamatório associado à aderência de placas de colesterol em suas paredes.

O desprendimento de um fragmento dessas placas ou a formação de um coágulo de sangue, um trombo, dentro das artérias acarreta o bloqueio do fluxo de sangue causando sérios e irreparáveis danos ao coração (necrose do músculo cardíaco).

O infarto do miocárdio é causado pela obstrução de uma artéria coronariana e a consequente ausência ou redução da circulação sanguínea na região do coração irrigada por aquela artéria.

O quadro clínico é característico: dor torácica forte e prolongada, queimação nas regiões próximas ao coração, suor frio, palidez, náuseas, vômitos e desmaio.

Não se pode subestimar uma dor no peito intensa.

Algumas recomendações são importantes e podem salvar vidas, tais como: ao surgirem os primeiros sintomas, procure uma unidade de emergência imediatamente.

Não dirija automóvel e evite andar ou carregar peso mesmo que a dor seja mínima.
Se a pessoa desfalecer, verifique sua respiração e seu pulso. Na ausência desses sinais vitais, inicie imediatamente os procedimentos adequados de recuperação cardiopulmonar, mantendo-os até que o socorro chegue. Não tente transportar a pessoa desfalecida, porque ela corre sério risco de morrer no caminho. Coloque-a em posição confortável, levemente inclinada e afrouxe suas roupas.
Não se iluda com a aparência de sintomas de azia intensa, pois eles podem indicar, na verdade, alterações cardíacas importantes;
Transmita confiança ao infartado e evite entrar em pânico. Os primeiros socorros são fundamentais para salvar vidas.

2 Comentários

  1. Marlon Cristiano da silva disse:

    Estou com uma queimacao e tipo um dor uma pontada como s fosse uma agulha no peito do lado esquerdo como s estivesse uma ponta de faca quente espetando cansaço dor no estômago e inchamento das veias do braço na região do pulso pode ser infarto ou algo assim

  2. Lidiane disse:

    Bom dia,
    Estou sentindo desconforto na regiao do pescoço,tipo como se fosse os ossos doendo,desce pro coração,fico com medo,não sai fa minha cabeça um segundo,peso nem pesar em pegar isso ja faz 15 dias,ja fui na unidade basica 2 vezes,passaram ibuprofeno e diclofenaco,será que estou com algum problema no meu coração?!!

Deixe seu comentário: