Projeto da LD Celulose é aprovado
ter, 25 de junho de 2019 05:38por Laura Alvarenga
Foi divulgada nesta segunda-feira, 25, a aprovação do projeto ambiental da empresa LD Celulose pela Câmara de Atividades Industriais (CID) em Belo Horizonte. O projeto com investimento de mais de R$ 4 bilhões, será instalado na área florestal da Duratex.
A LD Celulose foi criada através da parceria entre a empresa austríaca Lenzing e Duratex por meio do Projeto Amadeus. A previsão é para que a empresa inicie as atividades no município em 2022, apresentando uma capacidade de armazenamento de 450 mil toneladas de celulose solúvel por ano, com 100% da produção destinada à exportação e vendida para a Lenzing, no intuito de suprir as operações na Europa e Ásia.
A empresa espera poder gerar mais de seis mil empregos diretos, além dos indiretos, na região. A partir do segundo semestre de 2019, será definido quando a planta da fábrica será construída. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Juberson dos Santos Melo, na última semana alguns órgãos foram à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) pedindo apoio para que o projeto fosse aprovado, além da parceria com os deputados: estadual Raul Belém (PSC) e federal José Vitor de Resende Aguiar (PR).
No dia 20 de maio foi encaminhado para votação na Câmara Municipal pelo poder Executivo, o Projeto de Lei nº: 082/19, que foi votado e aprovado no dia 28 de maio, concedendo ‘servidão não remunerada do subsolo dos trechos das estradas municipais 290 e 393 localizadas na região denominada Contenda’, para a instalação de dutos e tubulações necessários na viabilização da construção da fábrica pertencente ao Projeto Amadeus.
A LD Celulose informou à secretaria responsável, que enviará um dos diretores da empresa para participar de uma reunião na cidade nesta terça-feira, 25, no intuito de discutir os próximos passos a serem tomados. Conforme o secretário, agora, o projeto entrará na questão tributária. Ele afirmou, também, que o representante da LD Celulose irá apresentar a possível empresa a ser contratada para realizar o projeto de terraplanagem da fábrica, esperando-se que essa etapa seja iniciada entre os meses de julho e agosto.
“Recebemos essa informação com muita alegria por se tratar de um projeto que irá contribuir para a história e o desenvolvimento de Araguari”, ressaltou o secretário sobre a implantação da empresa no município.
Segundo o prefeito Marcos Coelho de Carvalho, a construção da fábrica é um benefício para o município e região que precisa desse progresso. “É uma forma de atender os anseios da população, com geração de empregos e renda; a aprovação do projeto ambiental é mais um importante passo para que o projeto Amadeus seja implantado o mais rápido possível em nossa região.”
5 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Coluna: Furando a Bolha (03/10) qui, 3 de outubro de 2024
- Coluna: Da Redação (02/10) qua, 2 de outubro de 2024
- Legislativo promove primeira sessão ordinária do mês: resumo das discussões qua, 2 de outubro de 2024
- Eleições Municipais: proibição de prisões para eleitores começou ontem qua, 2 de outubro de 2024
- Fúria nos Trilhos da Emancipação: a história de Araguari nas mãos de Carlos Bedrossian qua, 2 de outubro de 2024
- Eleição municipal conta com esquema especial da Polícia Militar qua, 2 de outubro de 2024
- Tempo seco faz com que queimadas sejam constantes em Araguari qua, 2 de outubro de 2024
- Rodovias federais da região recebem atenção especial no domingo de eleições qua, 2 de outubro de 2024
- A competição apresentou grandes jogos e um nível altíssimo de futebol ter, 1 de outubro de 2024
- Evangelho Pleno e Elshadday A vencem seus duelos e vão disputar o título ter, 1 de outubro de 2024
> > Veja mais notícias...
Chupa Odelmo
Chupa de novo odelmo kkkkkk
Odelmo, teve muito votos para deputado federal aqui em Araguari, hoje ele está pagando com a alusão de querer tomar investimentos na cidade. Mostrou que é um inimigo em potencial do povo Araguarino, ainda está com olho gordo. Araguari nunca foi contra o desenvolvimento da cidade vizinha, mostrando seu alto grau de valorização ao fortalecimento do Triangulo Mineiro, parabéns a sociedade Araguarina que aprendeu a votar em nossos representantes, se não , ficaria de chapéu na mão como nos velhos tempos.
E a parte do meio ambiente. Onque que essa empresa vai com a nossa vegetação? Quais os projetos sociais que essa empresa vai ter que se dedicar aqui na nossa região? Só trazer o progresso e não cuidar das nossas gerações futuras, não resolve.
Todos nós sabemos que muitos governantes aqui vão embolsar rios de dinheiro, mas é a população? Tem que investir na cidade, no cidadão também.
Trazer empresas internacionais pra acabar com o nosso solo e eles não fazerem nada pra cuidar, não é um bom negócio.
A cidade de Araguari está um lixo de desleixada. As praças uma vergonha. Mato crescendo pra Tudo Quanto é lado. Cadê os governantes dessa cidade que fala que “quando eunforneleito” vai cuidar da cidade? Só cuida do próprio bolso né. Ao invés de cuidar da cidade, fazer um legado honesto, o dinheiro vem, não precisa embolsar. Faça alguma coisa pra cultura da nossa cidade. Nós precisamos.
Espero que vocês sejam bem restritos com as consequências ambientais aqui na região com essa empresa vindo pra cá.
Bom dia!! Sou um pequeno empresário e proprietário da empresa SKS FABRICAÇAO E MONTAGEM no momento estou prestando serviço para Jari Celulose papel e embalagens e gostaria de ter uma oportunidade de prestar serviços também nesse PROJETO Amadeus.