Terça-feira, 23 de Abril de 2024 Fazer o Login

‘Novembro Negro’ é comemorado por meio de várias atividades

qua, 4 de novembro de 2015 08:30

Da Redação

Além do Dia da Consciência Negra, 20, em novembro é celebrado o dia internacional da Favela, e por isso, o mês é denominado ‘Novembro Negro’. O coordenador geral da Central Única das Favelas (CUFA – Araguari) Agnaldo da Silva “Zulu”, afirma que as atividades desenvolvidas no município serão pautadas na reflexão sobre o combate ao preconceito racial e em projetos que viabilizem melhores condições de vida aos moradores de periferias.

Araguari faz parte das 300 cidades brasileiras que irão comemorar o Novembro Negro

Araguari faz parte das 300 cidades brasileiras que irão comemorar o Novembro Negro

 

“A nossa função é despertar o poder público para que ele consiga favorecer as favelas com educação de qualidade e segurança, por exemplo. Lembrando que o significado de favela hoje, não é espaço físico, mas o sentido de pertencimento e o sonho de crescimento”, considerou.

O Dia da Favela é comemorado nesta quarta-feira, 4, na Casa da Cultura Abdala Mameri, a partir das 19h. Além de apresentações musicais, teatrais e de dança, o evento contará com a participação de representantes municipais, como o prefeito Raul Belém (PP).

“Atualmente, 11,7 milhões de brasileiros moram em favelas, representando um grande mercado consumidor com um nível de empreendedorismo acima da média mundial. As comemorações referentes ao dia são oportunidades para conhecer as pautas, os números, a cultura, a arte, as demandas e as aspirações dos moradores das favelas de Minas Gerais e do Brasil”, destacou.

Programação

Na próxima segunda-feira, dia 9, às 8h, na capela do IMEPAC acontece o primeiro seminário ‘Afro Consciência e Promoção da Igualdade Racial em Araguari/Reafirmando Direitos’. O evento, voltado para profissionais da área de educação, será promovido pelo COMPIR, em parceria com a CUFA, prefeitura e IMEPAC.

No dia 15, a partir das 10h, será reinaugurado o Centro de Referência Negra ‘Rainha Benedita Gonçalves’ anexo a Casa da Cultura Abdala Mameri, onde acontecerão as atividades. “Uma procissão com os ternos de Congados, Moçambiques e Catupés da cidade sairá da porta do Palácio dos Ferroviários em direção ao centro da cidade, onde acontecerá a cerimônia de reinauguração, capitaneada pela Faec; seguida pela entrega do “Prêmio Destaque Negro”, uma ação pontual da CUFA desde 1998, além de várias apresentações referentes à cultura negra”, descreveu Zulu.

A terceira ‘Mostra de Dança de Araguari & Comemoração do dia 20 de Novembro’ acontece entre os dias 16 e 22, com a realização de oficinas de dança em parceria com as escolas Arabesque, Studio A de Dança, Luz de Isis.

No dia 19, acontece minicurso de dança “Afro-brasilidades” com a participação dos percussionistas educadores, Lucimar Cerqueira e Nei Sacramento de Salvador/BA.

Ainda neste dia haverá cortejo com o terno de Congado Moçambique Branco, logo após apresentação de “Magnólias” convidada (Terra Cotta/Uberlândia) para abertura oficial do evento, cujo tema é “O corpo negro na sociedade do movimento”.

Na manhã de 20 de novembro acontece o minicurso de dança e, à tarde, o espetáculo de Teatro-Dança com o Grupo Comboio (UDI/ARI). No fim da tarde terá oficina de capoeira Angola com o mestre Ivan, de Santo Amaro, Bahia.

No sábado, dia 22, acontece a vivência com o Mestre do Terno de Congado “Moçambique Branco”. Na parte da tarde e à noite haverá apresentações das escolas da cidade e convidados/as da região e outros estados.

As inscrições para a participação em oficinas e minicursos podem ser feitas pela página Camadas – Artes e espetáculos no Facebook.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: