Sábado, 04 de Maio de 2024 Fazer o Login

Estão liberadas as convenções partidárias para escolha de candidatos às eleições

sex, 4 de setembro de 2020 11:09

Da Redação

Para a realização das convenções, os partidos devem observar as medidas de segurança como distanciamento social e higienização de mãos e ambiente.

Para a realização das convenções, os partidos devem observar as medidas de segurança como distanciamento social e higienização de mãos e ambiente.

A pandemia causada pelo novo coronavírus adiou as eleições para novembro e gerou importantes alterações no calendário eleitoral. Uma delas é a realização das convenções partidárias, que são as tradicionais reuniões promovidos por partidos políticos, para que cada uma das siglas defina quem são seus candidatos para o pleito de 2020. De acordo com a legislação eleitoral, neste ano as convenções são permitidas até o dia 16 de setembro.

Segundo informações apuradas pela Gazeta do Triângulo, os partidos em Araguari estão se organizando para a realização das convenções, uma vez que uma das novidades para esta eleição, é a possibilidade de realização de convenções virtuais em razão da pandemia. As decisões tomadas na convenção serão consignadas em ata digitada no Sistema CANDex, que funcionará como livro-ata da convenção virtual, registrando-se diretamente no sistema as informações relativas à ata e à lista dos presentes.

Sendo assim, os responsáveis informaram que estão definindo datas para as convenções que serão divulgadas posteriormente. Caso sejam realizadas de forma presencial, serão observados todos os protocolos para garantir a segurança dos participantes.  A princípio, 12 pessoas anunciaram pré-candidatura para prefeito em Araguari, sendo eles: Aurivio Veiga (PT); Dr. Alexander (AVANTE); Major Renato (REPUBLICANO); Fernanda Debs (CIDADANIA); Clever Lima (DC); Antônio Trajano (PODEMOS); Maria Cecília (SOLIDARIEDADE); Dr. Dalto (PSD); Nilton Eduardo (PDT); bem como, Marcos Coelho (MDB); Mãe Preta (PROS) e Tubertino Sena (PL).

Cabe ressaltar que após o período de convenções, os partidos devem fazer o registro dos candidatos até o dia 26 de setembro. A orientação da 16ª Zona Eleitoral em Araguari, é de que os candidatos não deixem para a última hora, pois, o registro deve ser feito por meio de processo judicial eletrônico (PJe) para todos os procedimentos envolvendo registro de candidaturas e prestações de contas. Quem não fizer a solicitação on-line terá até as 19h do referido dia para fazer a entrega em mídia física (preferencialmente pen drive), diretamente no Cartório Eleitoral de Araguari.

No entanto, para evitar aglomerações e aumentar o risco de contaminação pela covid-19, a direção da unidade reforça o pedido para que os partidos políticos façam as solicitações de registro de seus candidatos de forma virtual. Ainda no mês de setembro, também terá início a campanha eleitoral dos candidatos, inclusive pela internet, sendo a partir do dia 27. O calendário eleitoral segue em outubro – no dia 9 até dia 12 de novembro será permitida a campanha eleitoral obrigatória no rádio e na TV, em relação ao primeiro turno.

Outra novidade para o pleito eleitoral, diz respeito aos mesários. Para isso, foi celebrado um Termo de cooperação entre o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e o Centro Universitário Imepac (Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos), que irá considerar como atividades extracurriculares as horas trabalhadas pelos mesários, não se limitando ao curso de Direito. “O aluno do Imepac de qualquer curso é contemplado no termo de cooperação. Depois da realização do trabalho como mesário, o aluno receberá a certidão como mesário voluntário universitário, da Justiça Eleitoral, comprovando o período trabalhado, ” destacou em entrevista, o chefe do Cartório Eleitoral, Fernando Guetti.

 

Treinamento

Este ano, o treinamento será realizado por meio da modalidade a distância (Ead). A capacitação está acontecendo via Portal de Educação a Distância do TSE e pelo aplicativo da Justiça Eleitoral, que pode ser baixado nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. Para participar, é preciso ter sido previamente convocado pelo cartório e ter recebido na sua carta de convocação. Posteriormente, o mesário apresenta no cartório o certificado de participação no treinamento para a validação. A legislação eleitoral garante que o treinamento também vale para efeito de concessão de dois dias de folga, assim como ocorre no dia da eleição.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: