Sábado, 18 de Maio de 2024 Fazer o Login

Neuropsi – O que é Sindrome de Diógenes?

qui, 15 de dezembro de 2016 05:43

Abertura-neuropse

1-O que é Sindrome de Diógenes?

A Síndrome de Diógenes é um transtorno psicológico que se caracteriza pela mania de guardar tudo, e não conseguir se desfazer de nada, deixando a casa cheia de objetos desnecessários, ou simplesmente lixo.

2- Qual é a característica mais marcante dessa Sindrome?

Essa síndrome caracteriza-se por apegar as coisas e demorar a se desfazer delas, é até normal, mas o distúrbio é um problema grave, quando chega ao ponto de as pessoas não dormirem mais em seus quartos, por exemplo, por não ter mais espaço para elas dentro de casa. E os portadores da síndrome guardam até comida estragada, até embalagens sujas, comprometendo a saúde e a higiene.

Geralmente a doença, principalmente o sintoma de acumulação de objetos (colecionismo) é agravado após uma situação de perda de contato com o mundo: morte de algum ente, demissão, aposentadoria, situações frustrantes para o indivíduo que o levam a sentir que devem devolver a rejeição que o mundo lhe impõe.

3-Qual é o perfil desse paciente?

Esta síndrome acomete principalmente pessoas da terceira idade, ou seja, idosos, mas pode ocorrer entre adultos jovens também. Estatísticas mostram que a síndrome pode afetar 5 em cada 10.000 mil pessoas em média, anualmente. A doença pode acometer pessoas de todas as classes sociais e igualmente prevalente entre homens e mulheres. Os pacientes com maior risco de apresentarem a síndrome são idosos independentes e dominadores, que moram sozinhos, com pouca ou nenhuma interação com a comunidade.

Geralmente são pessoas com inteligência normal ou acima da média.

4-Quais são as causas?

As causas são bastante indefinidas, indo desde depressão e solidão, ansiedade, outros transtornos como TOC ou paranoia, e há também casos de pessoas que começaram a apresentar a síndrome, depois de sofrer um AVC, ou seja, um derrame. Ou então, a síndrome existente em um nível inofensivo, mas que se agrava muito com a perda de algum familiar, um caso de demissão, ou seja, qualquer situação frustrante para o indivíduo.

5-Como é realizado o tratamento?

O tratamento para esta síndrome é um desafio: quando há o suporte, a ajuda de familiares ou amigos torna-se mais eficiente, mas muitas vezes, é necessário, uma intervenção judicial, antes da intervenção médica. Às vezes, é necessário o internamento para o tratamento inicial, que deve ser realizado por neurologista e psiquiatra que devem fazer avaliação cognitiva e exame neurológico, mas deve ser acompanhado por outras clínicas da medicina, porque é comum que o portador da síndrome esteja infectado por doenças infecto-parasitárias, devido à convivência com o lixo e a falta de higiene. Não há uma estratégia psicoterápica única indicada.

2 Comentários

  1. Ana Paula de Sena Lima disse:

    Boa tarde. Meu marido tem, pelas descrições acima, essa síndrome. Não sei como ajudá-lo, pois percebo que jogar suas coisas (sem sentido ou utilidade para mim), ele fica transtornado. Já conversei com ele, mostrei vídeos de acumuladores, etc. Mas não tem funcionado. O que devo fazer? Agradeço um norte, um lampejo de finalmente ajudar nessa batalha.

  2. María Consolação Caldeira disse:

    Deixo meu pedido de Socorro não para mim mas para minha filha que se tornou uma acumuladora compulsiva e não aceita ajuda. Por favor me dê um retorno. A quem procuro para ajudá-la. É agressiva quando tento oferecer ajuda para organizar a casa dela. Já está com a saúde afetada (rinite aguda, isolamento…). Por Amor, me ajudem. Estou desesperada. Somos pessoas idôneas e não estamos acostumados a ambiente assim, sujeira e acumulação total de coisas inservíveis! Obrigada. Mãe desesperada.

Deixe seu comentário: