Implantação do polo de piscicultura é tema de audiência pública
SAMARA ARRUDA – Hoje, às 18h, o plenário da Câmara Municipal será palco de um encontro entre os secretários de Agricultura, Planejamento e Meio Ambiente, bem como empreendedores da piscicultura. Na oportunidade serão tratados assuntos relacionados à instalação do Complexo de Piscicultura Industrial em Araguari.
O novo empreendimento visa aproveitar o potencial de água doce existente na região e principalmente, aumentar a renda e as chances dos produtores que querem investir nesse ramo. Entretanto, após algumas mudanças na atual administração, o projeto ficou estagnado.
Conforme explicou Eldécio Casasanta Pereira, coordenador do projeto, a consolidação do mesmo está prevista para 2014 e aguarda apenas a concessão de uma área que irá abrigar o frigorífico. “Estamos otimistas com os resultados desta audiência. Entregamos toda a documentação do projeto para o Executivo e o impasse, é a falta de uma área para a construção do polo. Sem o terreno que seria doado pela prefeitura não podemos executar o projeto,” comentou.
Segundo ele, o assunto deve ser resolvido até o final do mês. “Precisamos definir ainda este mês todo o processo para iniciar as atividades no próximo ano, pois estamos falando da terceira maior empresa industrial de Araguari. Serão gerados 300 empregos diretos e 500 indiretos, e os produtores estão ansiosos para começar a atuar o mais rápido possível,” completou.
Com um investimento de R$ 37 milhões, Araguari será a primeira a receber o polo do projeto do Complexo de Piscicultura Industrial do Triângulo Mineiro. O projeto abrange as cidades de Ituiutaba, Iturama e Uberaba.
Segundo o vereador Wesley Lucas de Mendonça (PPS) um dos proponentes da audiência pública, a reunião objetiva solucionar a situação e propor medidas para que o projeto possa ser efetivado no município. “Araguari passa por um momento de transformação em diversos seguimentos econômicos e desde o anúncio da implantação da piscicultura em Araguari venho acompanhando as reuniões. Precisamos dar agilidade à efetivação deste projeto, pois se trata de um grande empreendimento onde serão fomentadas várias ações de desenvolvimento e valorização do pequeno e médio produtor no município,” finalizou.
Leave a Reply