Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Heels & Wheels – Triste 1º de maio

ter, 5 de maio de 2015 06:00

Abertura heels and Weels

Triste 1º de maio

 O feriado ganhou um novo significado após aquele 1º de maio de 1994, quando o Brasil chorou a morte de um de seus maiores ídolos: Ayrton Senna. Há 21 anos, a Willians de Ayrton Senna passou reto na curva Tamburello e chocou-se contra um muro a mais de 200 km por hora. Foi ali, no Autódromo Enzo e Dino Derrari que milhares de pessoas assistiram o tricampeão mundial da Fórmula 1 perder a vida, logo nas primeiras voltas do GP de San Marino, disputado em Imola – na Itália. Mesmo após duas décadas, o tempo não foi capaz de fazer com que as pessoas esquecessem um dos maiores pilotos da história da categoria que é tido como um dos mais importantes ídolos do esporte brasileiro. Os fãs que aceleravam com ele em cada curva e vibravam com suas conquistas agora rendem homenagens aos 21 anos sem o atleta que ficou guardado no coração dos brasileiros.

.

.

 

Homenagens 

O dia 21 de abril também foi marcado pelas comemorações de uma data mais que especial para o automobilismo. Há exatamente 30 anos, Ayrton Senna conquistava a sua primeira vitória na Fórmula 1. O brasileiro enfrentou um dilúvio no Estoril – em Portugal, além de ter que vencer na pista vários pilotos que na época eram experientes como Alain Prost, Nigel Mansell e Niki Lauda. A lembrança da vitória naquele 21 de abril de 1985 gerou uma grande repercussão na mídia e nas redes sociais, tanto é que várias homenagens foram feitas para Senna e a Lotus preta de 1985. Os 55 anos do nascimento do piloto também foram lembrados em um vídeo especial da Stock Car com declarações dos pilotos Bruno Senna, Luciano Burti, Antonio Pizzonia e Nicolas Prost (filho de Alain Prost), participantes da corrida que abriu a temporada 2015 da Stock Car.

002

.

 

O ídolo –

Em proporções reais, a estátua do piloto chegou ao Museu de Cera de Petrópolis no dia 21 de março, quando o piloto completaria 55 anos. Ela foi produzida por um estúdio inglês com trabalhos exibidos inclusive no mais famoso museu deste segmento no mundo – o Madame Tussauds de Londres. Todo o processo de criação foi acompanhado pela família Senna, a fim de garantir a semelhança. “Ayrton Senna também deixou seu legado através de um livro, lançado em 1991 no mercado italiano – um dos mais apaixonados pela Fórmula 1. Convidado para colocar em palavras tudo aquilo que o fazia ser o grande piloto, Senna deixou para seus admiradores a obra Guidare in Pista, traduzido anos mais tarde para o português. Trata-se de um precioso guia, escrito pelo piloto, com dicas e explicações sobre todas as preparações e reações necessárias para domar um carro veloz numa pista e vencer os adversários. Entre os assuntos em pauta estão técnicas de aceleração e do freio, como fazer curvas, ultrapassagens e outros segredos desvendados pelo ídolo.

.

.

Último desejo

Após a morte do piloto, sua família foi impulsionada pelo desejo do tricampeão de Fórmula 1 criando o Instituto Ayrton Senna, uma organização sem fins lucrativos que trabalha para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. O desejo de realizar uma ação sistemática para oferecer oportunidades de desenvolvimento humano foi compartilhado com a irmã Viviane Senna em 1994. Após o acidente, a iniciativa foi uma resposta grata ao povo brasileiro por todo o carinho e admiração dedicados ao piloto, e era também o primeiro passo para realizar o desejo de trabalhar para que meninos e meninas de todo o Brasil também pudessem vencer na vida. Todos os anos beneficia 2 milhões de crianças e jovens em todas as regiões do País, com educação pública de qualidade. Para realizar o seu trabalho em larga escala, o Instituto Ayrton Senna conta com recursos oriundos de royalties de licenciamento dos direitos relativos à Ayrton Senna e Senninha, cedidos integralmente pela família do piloto, parcerias com a iniciativa privada e doações de pessoas físicas.

.

.

Fonte: Ayrton Senna Sempre

           Instituto Ayrton Senna 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: