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Heels & Wheels – Recalls e o apelo por veículos mais modernos

ter, 19 de maio de 2015 09:32

Abertura heels and Weels

Recalls e o apelo por veículos mais modernos – Quando um carro sai de fábrica com um defeito e a fabricante o assume voluntariamente ou não – é hora do recall. Entretanto, a quantidade de convocações vem causando polêmica, pois os automóveis que estão chegando ao mercado brasileiro tendem a ser cada vez mais sofisticados e tecnológicos.  A Honda, por exemplo, realizará seu maior recall no País, envolvendo 423.217 dos modelos Fit, City, Civic e CR-V. O comunicado foi divulgado na última terça-feira, 12, após a empresa detectar defeito no sensor que mede o combustível no tanque, que pode provocar uma “pane seca”. Com essa convocação, sobe para 626.855 o total de veículos envolvidos em recall neste ano, em 34 campanhas. O número é 34,4% maior em relação ao de igual período do ano passado, com 466.409 unidades em 30 campanhas, segundo dados do PROCON. Fica a dúvida: se a intenção das fabricantes é fazer veículos mais modernos, por que a necessidade de consertos e troca de componentes tem aumentado tanto?

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Convocação e reparo – Uma possível explicação é a utilização de simulações por computador no desenvolvimento dos modelos para o aumento na produção e venda de veículos no País. Com menos testes práticos, muitos problemas aparecem depois que os carros estão nas ruas. O recall é realizado apenas quando existe risco à segurança dos proprietários. Caso não represente esse risco, a montadora não é obrigada a realizá-lo e o consumidor, na maioria das vezes, tem que procurar uma concessionária e negociar o conserto. A partir do momento em que o carro é chamado para o reparo, o consumidor pode comparecer quando quiser para solicitar o serviço. O prazo máximo para o consumidor reclamar perante o fornecedor é de cinco anos. Caso tenha dificuldade, deve procurar os PROCON estaduais ou municipais e, em último caso, as vias judiciais para o ressarcimento. Carros usados não ficam de fora. O produto ou serviço são objeto do chamamento, independentemente de quem seja o proprietário no momento do recall.

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Recall no Brasil ainda é um desafioÉ importante ressaltar que os chamados são divulgados pela imprensa, rádio e TV para que a informação chegue ao maior número possível de pessoas e assim, o consumidor não paga pelo reparo. Mesmo assim, segundo as concessionárias, o índice de atendimento ao chamado é baixo. Nos Estados Unidos, há um número infinitamente maior de recalls, pois é compreendida tanto pelas empresas quanto pelos consumidores. A prática é recente no país, tem apenas 20 de anos. Infelizmente, no Brasil, muitas empresas acabam fazendo a convocação somente depois de serem obrigadas, o que acaba levantando desconfiança entre os consumidores. Apesar de não ser completamente compreendido, o setor automobilístico vem se acostumado com os procedimentos de um recall, e que os consumidores lembrem que toda ajuda é bem vinda e a orientação é válida, afinal, informações são importantes nesse processo e ajuda a melhorar o mercado de consumo.

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7º Encontro de Antigos – Amantes e entusiastas de carros antigos tiveram um prato cheio durante o final de semana. Entre os dias 16 e 17 foi promovido o 7º Encontro de Opalas e Antigos na cidade de Catalão (GO). A cada ano, o evento atrai maior número de expositores e de público que, além das relíquias, teve como atração som automotivo e manobras radicais.

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