Terça-feira, 23 de Abril de 2024 Fazer o Login

Heels & Wheels – Oh Lord! Joplin e seu 356

ter, 6 de outubro de 2015 08:50

Abertura heels and Weels

Por si só, o Porsche 356 é considerado um objeto de desejo para muitos colecionadores, mas um exemplar exclusivo tem chamado à atenção de muitos americanos: o lendário Porsche conversível da estrela do rock Janis Joplin. A família da cantora decidiu levar o carro a leilão após ficar exposto no Salão da Fama do Rock and Roll de Cleveland (norte) por mais de 20 anos. Segundo informações da casa de arremate dedicada ao ramo automobilístico – M Auctions, o certame deve acontecer em dezembro em Nova York com um valor estimado de mais de 400 mil dólares.

.

.

 

Porsche psicodélico

O modelo Porsche 356 C 1600 SC Cabriolet foi fabricado em 1965, e comprado pelo equivalente a R$ 94.584. Ele tinha uma das configurações mais desejáveis de um conversível, freios a disco e um motor poderoso.  Entretanto, faltava algo mais, pois ela achava um tédio a cor branca original daquele modelo. Foi então que a cantora pediu a um amigo que o pintasse como um mural caleidoscópico. Ele acabou coberto de elementos coloridos, paisagens, desenhos surrealistas que remetem ao período do movimento “hippie”, além de um retrato de Janis e sua banda a Big Brother & Holding. A pintura era descrita por Janis como “uma tartaruga carregando toda a criação em suas costas”, a obra narra a “História do Universo”.

.

.

 

Roubo e Morte 

Em 1969, o carro foi roubado e teve a carroceria coberta por uma tinta cinza, utilizada para cobrir a pintura psicodélica característica do exemplar. Pouco tempo depois, foi recuperado e utilizado pela artista até o dia 4 de outubro de 1970, quando Joplin foi encontrada morta em um hotel de Hollywood, após uma overdose de heroína aos 27 anos. O Porsche que estava estacionado no referido hotel ficou aos cuidados do ex-empresário Albert Grossman até 1973, quando foi entregue à família da cantora, a quem pertenceu até agora. Com exceção da carroceria, todo o restante do veículo é original, inclusive a motorização boxer 1.6 refrigerada a ar e o câmbio manual de quatro marchas.

.

.

 

Won’t you buy me a MercedesBenz?

Janis faleceu apenas três dias depois de gravar a canção “Mercedes Benz” onde faz menção ao seu Porsche. Na canção ela implora por uma Mercedes Benz quando todos os seus amigos andavam apenas em Porsche. Ao ouvir a música você imagina: puxa ela era dona de um Mercedes-Benz. Ledo engano, caro leitor ela era realmente apaixonada pelo seu Porsche e onde quer que Janis fosse seus fãs a reconheciam.

.

.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: