Heels & Wheels
ter, 28 de abril de 2015 06:18Para os amantes das duas rodas, é quase impossível não suspirar ao ver uma motocicleta bem alinhada, desfilando pelas ruas de Araguari. A felicidade plena é quando os membros dos motoclubes se reúnem nas cidades vizinhas e decidem dar uma “passadinha” na Cidade Sorriso, seja devido ao caminho que os leva aos eventos, ou apenas para dar uma espiadinha no Palácio dos Ferroviários. De forma ou outra, encanta, ainda mais quando a moto não é nada convencional. Foi pensando nisso que recordei os modelos que tanto fizeram sucesso e ganharam admiradores como a Lambretta ou a Vespa. Os modelos nasceram da necessidade de transporte barato, numa Europa destruída pela 2ª Guerra e sem dinheiro na praça para grandes luxos. Então senta que lá vem história.
69 anos de sucesso – A Vespa foi a pioneira neste segmento. Criada em 23 de abril de 1946 pela Piaggio, fabricante italiana que também produz carros de passeio e aviões. Após a Segunda Guerra Mundial, Enrico Piaggio (fundador da marca) observou que um veículo pequeno e ágil seria ideal para transitar pelas grandes cidades. O modelo foi apresentado no Clube de Golfe de Roma e surpreendeu pela graciosidade das suas linhas e pela forma como o seu criador tinha conseguido construir um veículo utilitário, dando início ao conceito de “scooter”. As primeiras 50 vespas saíram da fábrica de Pontedera enquanto se realizava a apresentação oficial e ostentavam as características seguintes: um motor de dois cilindros com 98 cm cúbicos, 3,5 cavalos de potência a 4.500 RPM e atingia a velocidade de 60 km/h. Quando viu o protótipo, Piaggio teria dito que a frente do veículo lembrava um inseto, mais especificamente uma vespa, devido ao desenho dos retrovisores lembrarem antenas, o que deu origem ao nome. O primeiro registro de uma Vespa em território brasileiro foi em 1954. Quatro anos depois a mística scooter começou a ser fabricada no Brasil, no Rio de Janeiro, através de uma subsidiária da Piaggio. A Piaggio continua fabricando a Vespa, com praticamente o mesmo design de seu lançamento, há quase 70 anos.
História na Garupa – A Lambretta foi a principal concorrente da Vespa. Ferdinando Innocenti tinha uma fábrica de tubos de aço em Milão, e após o bombardeio na Segunda Guerra, aceitou o desafio e reconstruiu sua empresa, desta vez investindo em um novo produto. Ao lado do engenheiro Pierluigi Torre, criaram um veículo pequeno e ágil. A produção teve início em 1947. A carroceria tubular permitia ao condutor manter as pernas “dentro” da scooter, tal qual a Vespa. O motor de dois tempos e um cilindro chegava a 53 km/h. O nome Lambretta vem do rio Lambro, que passava próximo à fábrica de Innocenti. Foi produzida até 1972. No Brasil, a Lambretta começou a ser produzida em 1958, em São Paulo. A produção da Lambretta durou até 1982, quando não suportou a concorrência da Honda e da Yamaha, que produziam motos de 125 cc. O mercado de scooters está em crescimento no Brasil, nada mais natural do que trazer de volta os modelos clássicos. Quem sabe, em breve, faremos um comparativo entre as “novas-velhas” Vespa e Lambretta?
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