Terça-feira, 23 de Abril de 2024 Fazer o Login

Grupo Teatral Sol é convidado para representar o Brasil nas comemorações dos 40 anos de independência de Angola

dom, 1 de novembro de 2015 08:41

Da Redação – Com Assessoria

O Grupo Teatral Sol foi convidado para representar o Brasil nas comemorações dos 40 anos de independência do país africano de Angola no Festival de Teatro das Mil Caras e também no 9º aniversário de fundação do Grupo Teatral Odeth Tavares do país, que acontece de 16 a 22 de dezembro em Luanda.

O representante do movimento teatral, Nassim Guerra, comenta que o Grupo Sol foi o único grupo de teatro do Brasil convidado a participar das comemorações em Angola cujo objetivo é manter o intercâmbio cultural entre os países.

“A trupe foi chamada pela segunda vez, mas devido aos valores da viagem ficamos impossibilitados de participar. Desta vez esperamos a seleção nos programas de intercâmbio por editais”, ressaltou.

Fundado desde 1982 e reconhecido como utilidade pública estadual e municipal, o Grupo Sol é formado atualmente pelos seguintes membros: Amanda Vieira, Célio Sousa, Gabriele Alves, Jayne Lizardo, Jayslan Souza, Joaquim Paulino, Laura Siqueira, Lídia Soares, Nassim Guerra, Neto Teixeira, Paulo Victor Barbosa, Rubens de Sousa, Samuel Gonçalves e Tayná Roriz.

Hoje em dia, o grupo apresenta os espetáculos: ‘Maria da perfeição à loucura, da loucura a sedução’ (melodrama) e o espetáculo infantil ‘Brakaban Barakabum e Lá Lá Lá – a reunião secreta dos bruxos’, além de ministrar oficinas.

Nassim Guerra ressalta que os artistas tem se preparado para esse e outros espetáculos e também executado vários projetos em sua sede. “O nosso objetivo é estimular a cultura, promovendo assim, além do contato com a arte cênica, aulas de canto, percussão, violão e outros”, acrescentou.

Para participar do grupo é preciso cumprir apenas duas exigências: estar matriculado em uma escola e ter boas notas. O grupo atende a todos que o procura e queira participar das atividades. Participa ativamente de eventos escolares, culturais, sociais e realiza o projeto “TEATRO VAI A ESCOLA/ESCOLA VAI AO TEATRO”.

A próxima meta da ‘Trupe’ é criar uma turma especifica da terceira idade para participar das atividades oferecidas. “Temos um pensamento que é um divisor de águas, não queremos formar atores, músicos, artistas simplesmente, mas sim, formar pessoas com a mente voltada para o cenário artístico. Temos a consciência de que nem todos que atendemos escolhem o teatro, cinema, novela ou televisão, mas fazemos a nossa parte. Nossa certeza é que ajudaremos a mudar e conscientizar cada um que passa por aqui formando pessoas diferentes, com um olhar distinto em relação ao outro. Passamos para eles a questão do afeto, do pensamento em equipe. E aos poucos eles vão achar isso algo muito natural”, afirma Nassim Guerra.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: