Sábado, 18 de Maio de 2024 Fazer o Login

Estação de Tratamento de Esgoto do São Sebastião está em funcionamento

sáb, 30 de maio de 2015 06:29

por Stella Vieira

Moradores do bairro são notificados para fazer a ligação de esgoto

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro São Sebastião está em funcionamento desde o mês de março. Os moradores devem comparecer à Superintendência de Água e Esgoto para fazer a ligação das fossas.

ETE recebeu um investimento de mais de um milhão de reais e funciona desde março

ETE recebeu um investimento de mais de um milhão de reais e funciona desde março

 

De acordo com o superintendente-adjunto da SAE, Edson Dias Vieira Júnior, a ETE vai atender os bairros São Sebastião, Sewa, Allan Kardec e adjacentes. “As residências que ainda usavam fossas sépticas estão recebendo notificações para a ligação do esgoto. Ele será tratado e destinado ao Ribeirão das Araras e outro afluente nosso”.

O superintendente-adjunto comenta que existem questionamentos por parte de engenheiros em relação ao local utilizado para a destinação do esgoto tratado. “Temos diversos laudos comprovando a autorização para o que estamos fazendo. Recebemos também laudos mensais, mostrando que tudo está dentro do padrão aceitável dos licenciamentos ambientais”.

Edson Dias apresentou à reportagem do jornal Gazeta do Triangulo documentos de autorização do Instituto Estadual de Floresta, assinados pela Analista Ambiental, Cristiane Kaori Suemasu; Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente de Araguari (Codema), assinado pelo presidente Jorge Hermógenes Rocha, além de pareceres técnicos, relatórios de visita e autorizações da Conselheira Ambiental, Geógrafa e Engenheira Florestal. O superintendente-adjunto apresentou também os relatórios mensais da empresa Ecosystem, da cidade de Campinas, assinados pela Diretora Técnica, Gabriele Scappini, Técnica Química, Dayane Miyada e a Bióloga Márcia Contieri.

A SAE também mostrou a autorização do engenheiro Adir Moreira, do Conselho Regional de Engenharia (CREA) e a autorização ambiental nº 01540/2014 do Governo de Minas Gerais, através da secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), assinado pela Superintendência Regional de Regularização Ambiental do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, na pessoa de Elizabete Maria de Lima, com validade até 27 de março de 2018.

Segundo Edson Dias, esse foi um investimento de mais de um milhão de reais, que teve início em 2007 e entrou em funcionamento recentemente. “A SAE fez um empréstimo à prefeitura para a construção da estação de tratamento. O prédio foi inaugurado no dia 28 de dezembro de 2012, porém, não estava com os equipamentos, então tivemos que fazer as adequações, compramos maquinários, ligamos os emissários e conseguimos colocá-la em funcionamento no governo atual”.

Ligação de esgoto nas moradias

A ligação do esgoto nas moradias não é gratuita e o valor é calculado de forma individual. “Em alguns locais tem que ser feita a extensão de rede e a fossa séptica no padrão exigido pela SAE. Após esse processo, cobramos a taxa de ligação”.

O superintendente-adjunto acrescenta que as ligações começaram e a procura tem atingido as expectativas. “Estamos satisfeitos, pois o saneamento básico é um benefício que o governo traz aos moradores e hoje tornou-se uma realidade”.

A partir do momento em que a ETE começou a funcionar, a ligação passou a ser obrigatória para todos os moradores da região. “A equipe de engenharia entrega um diagnóstico aos moradores, com o mapa da fossa, que deve ser construída através de terceirizados, seguindo o padrão. É necessário apresentar documentação pessoal, escritura e contrato de compra e venda da residência. Nosso horário de atendimento é das 12 às 18h, de segunda a sexta-feira”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: