Terça-feira, 23 de Abril de 2024 Fazer o Login

Equipe da secretaria de Trabalho e Ação Social receberá capacitação pedagógica

sex, 16 de outubro de 2015 08:05

Da Redação

Projeto será desenvolvido e executado pelo curso de Pedagogia da IMEPAC

A equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) da secretaria de Trabalho e Ação Social promoveu, na última sexta-feira, 9, uma reunião com as representantes do curso de Pedagogia do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos. O objetivo é elaborar um projeto para capacitação pedagógica das equipes que trabalham diretamente com crianças.

Durante reunião, foram discutidas estratégias de capacitação

Durante reunião, foram discutidas estratégias de capacitação

 

De acordo com Luz Marina Alarcão Carísio, psicóloga da equipe de gestão da secretaria de Trabalho e Ação Social, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil é um dos serviços ofertados pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “É um programa preventivo, que oferece um serviço de fortalecimento de vínculos. Durante sua execução, são ofertadas oficinas de dança, música, desenho, artesanato, dentre outras, com o objetivo de socializá-las”.

O programa também abrange as famílias e comunidade. “Oferecemos reuniões para os pais, juntamente com psicólogas e assistentes sociais, que orientam sobre os cuidados necessários com os filhos. Estamos desenvolvendo também ações de mobilização da comunidade em relação ao trabalho infantil e promoveremos um fórum da Rede de Proteção da Criança e Adolescente, em dezembro, para esclarecer e informar a todos”.

Segundo a psicóloga, o Peti é trabalhado no Centro de Desenvolvimento da Criança (Cedec) em Araguari e nos distritos de Amanhece e Piracaíba. “Estivemos reunidos para traçar estratégias e elaborar um projeto de capacitação para aproximadamente 25 profissionais que trabalham com essas crianças. A expectativa é que ele seja executado em 2016”.

A coordenadora do curso de Pedagogia, Maria Teresa Beaumont, comenta que a equipe está buscando formações específicas para atividades recreativas educacionais. “Durante esse final de ano iremos delinear o projeto, juntamente com as alunas do 2º período do curso, que estão fazendo um levantamento sobre os atendimentos do Peti. Esse projeto será apresentado para a secretaria de Trabalho e Ação Social e depois será executado”.

A expectativa é que sejam realizadas oito reuniões mensais durante o ano letivo de 2016. “Essas questões ainda não foram definidas, mas provavelmente serão promovidas oficinas de contação de estórias, dobradura, musicalização, desenho, pintura e outros, ou seja, trabalhos que envolvem artes, literatura e leitura”.

Maria Teresa ressalta que a capacitação é importante tanto para as alunas do curso, como para as profissionais do Peti. “Nossas educadoras aprendem a atuar em diferentes áreas e podem colaborar com o trabalho desenvolvido na secretaria. Nossa intenção é aumentar o repertório de atividades educativas dessas profissionais. As demandas das crianças mudam com o passar do tempo e é sempre importante participar de novas capacitações”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: