Terça-feira, 23 de Abril de 2024 Fazer o Login

Empresa pede colaboração da comunidade para evitar acidentes envolvendo coletores

sáb, 24 de outubro de 2015 08:00

por Adriano Souza

Recentemente um vidro pontiagudo dentro de uma sacola de lixo doméstico causou um grave acidente em um dos coletores da empresa Limpebras, responsável pela coleta de lixo urbano em Araguari. O trabalhador teve um corte profundo em seu antebraço e foi socorrido pelos bombeiros. Infelizmente este não é um caso isolado de acidentes causados constantemente no dia a dia desses trabalhadores.

O gerente operacional da empresa, João Darc Ferreira, falou ontem com a reportagem da Gazeta do Triângulo em relação a situações enfrentadas pelos profissionais que coletam os resíduos e poderiam ser evitados se fossem tomados alguns cuidados básicos por parte da população.

Acidentes causados por objetos cortantes e pontiagudos constantemente atingem coletores de lixo

Acidentes causados por objetos cortantes e pontiagudos constantemente atingem coletores de lixo

 

“Infelizmente as pessoas nem imaginam, mas convivemos diariamente com acidentes envolvendo nossos coletores com objetos cortantes que são colocados no lixo doméstico e isso, na maioria das vezes, afasta o trabalhador. Essa oportunidade que a reportagem está oferecendo é importante para que possamos pedir à população alguns cuidados quando for colocar o lixo para coleta” comentou o gerente operacional.

A orientação é que a população possa contribuir com o trabalho dos coletores. Ao descartar vidro, objetos cortantes e pontiagudos, embale-os bem com bastante papel, pode ser com papelão ou jornal e ao descartar latas abertas com abridor, a tampa serrilhada deve ser dobrada para dentro. Ele alerta, também, para remover ou entortar pregos expostos em madeiras. “O ideal é que esses objetos perigosos sejam envolvidos com papel ou caixa separada de preferência que haja uma observação por escrito em um papel alertando que dentro da embalagem há vidros” comentou João Darc.

Outro fato também alertado pelo representante da empresa foi a questão do trânsito que segundo ele, é outro problema uma vez que o aumento da frota de veículos da cidade acaba exigindo uma habilidade ainda maior por parte dos coletores durante os trabalhos, principalmente na região central da cidade. É notório ainda que existe a impaciência por parte de alguns motoristas quando são obrigados a reduzir a velocidade e às vezes oferecem riscos aos trabalhadores da empresa ao tentar ultrapassar o caminhão da coleta.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: