Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Coluna: Direito e Justiça (31/03)

qui, 31 de março de 2022 11:04

Direito e Justiça:

 

Pinga – Fogo:

 

– A bagunça política generalizou-se; 33 Partidos e mais 25 em formação. Ou não?

 

– A pior das ditaduras é a ditadura judiciária. Ela começa com o ativismo judicial. Então, estamos já um passo para dentro. A hora de parar é agora. Ou não?

 

– Harmonia e independência entre os Poderes da República, sim. Cada autoridade nas suas respectivas funções, assim como cada macaco no seu galho. Ou não?

 

– – A crise institucional que eu anteriormente antecipei como uma das etapas da pandemia está aí, bem às nossas portas. Infelizmente. Ou não?

 

– Se Vladimir Putim é louco (muitos dizem isso); se Joe Biden é tresloucado (fala desatinos aos montões), e se Volodymyr Zelensky alienou-se da realidade (o que é fácil de perceber), o que é que se pode esperar? A paz que se almeja – se depender desse trio – vai ser difícil de alcançar. Quiçá uma trégua, para que os países se recuperem e comecem tudo de novo. Nenhum deles estão à altura da História…!

 

– Se é que a Rússia não tem poder suficiente para quebrar a resistência ucraniana, derrotar e ocupar todo o país, não resta dúvida de que tem o poder para destruí-la toda. Até afora, passados trinta e poucos dias de guerra, já se estimam os prejuízos materiais em cerca de 600 bilhões de dólares. Os prejuízos humanos são incalculáveis. E serão feridas permanentes!

 

– Também aqui no Brasil – embora sem ataques por mísseis, bombas e tanques – grassam o ódio, a desunião e a falta de perspectiva melhor a um país cujo futuro promissor nunca chega. Somos reféns de nós mesmos!

 

AM e PM:

AM e PM são duas siglas que podem ser escritas em letras minúsculas, com ou sem pontos seguindo as letra, têm sua origem no Latim e são utilizadas para mencionar cada um dos dois períodos de 12 horas em que o dia está dividido. AM, ante meridien, significa antes do meio-dia, e PM, post meridiem, significa após o meio-dia. Depois de muita confusão, nós também, brasileiros, solucionamos a questão: 6 horas (da manhã) são mesmo seis horas; 6 hortas da tarde, agora são 18 horas. E adeus confusão. Adeus? Quem dera! Olhe abaixo…

 

As partes de um dia:

Todos nós sabemos, é claro, que um dia tem 24 horas. E que a noite também faz parte do dia. Mas como nomear todas as partes de um dia inteiro? Assim: madrugada é o período compreendido entre 0 h e 6 h; manhã é o período compreendido entre as 6 h e as 12 h (meio-dia); tarde: é o período compreendido entre 12 h (meio-dia) e 18 h (seis da tarde); noite: é o período compreendido entre 18 h e 24 h (meia-noite.

 

As horas do dia no tempo de Jesus:

No primeiro século, os judeus haviam adotado a contagem Greco-romana de doze horas para o dia, e a ela Jesus faz referência: “não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz” (João 11 – 9,10). As horas do dia eram contadas desde a alvorada (por volta das seis da manhã) até o pôr-do-sol (por volta das seis da tarde) e eram divididas em doze partes, sendo três as principais entre o nascer do sol (primeira hora) e o poente (duodécima hora).

– Hora primeira (seis da manhã; hora terceira (por volta das nove horas); hora sexta (por volta do meio-dia); hora nona (por volta das três da tarde ou quinze horas); hora duodécima (por volta das seis da tarde ou 18 horas).

A Bíblia (Novo Testamento) cita outros horários precisos do dia:

– a cura do servo do oficial romano: hora sétima (13,00 horas) – João 4 – 49,53;

– a hora undécima na narração da parábola Os Trabalhadores da Vinha, Da Última Hora ou Da Undécima Hora (cinco da tarde ou 17 horas) – (Mateus, 20 – 6,9), tendo Je3sus feito referência às várias horas do dia claro: primeira hora (Vs 1,2), terceira hora (Vs 3,4), hora sexta (V 5) e hora undécima (Vs 6 e 9) e o cair da tarde (hora duodécima, V 8). A parábola descreve toda uma jornada diária de trabalho.

 

As divisões noturnas:

No tempo do |Antigo Testamento, os judeus dividiam a noite em três vigílias, a saber:

– vigília da noite, que ia desde o sol posto até as 10 horas da noite ou 22 horas;

– vigília média ou da meia-noite, que principiava às 10 horas da noite ou 22 horas e prolongava-se até duas horas da madrugada);

– vigília da manhã, que ia de3sde duas horas da madrugada até o nascer do sol.

 

 

A FAMÍLIA educa e a ESCOLA ensina:

 

Em casa se ensina a dizer: São os pais que ensinam:

 

– Bom dia; – Honestidade;

– Boa tarde; – Respeito;

– Boa noite; – Cidadania;

– Obrigado (a); – Dizer a verdade;

– Com licenças; – Não xingar;

– Por favor; – Pontualidade;

– Desculpe. – Solidariedade.

 

 

Os pais também ensinam: Na escola, aprendem:

 

– Organização; – Português;

– Limites; – Matemática;

 

 

– Deveres; – História;

– Cuidados; – Ciências.

– Valores; – Educação Física;

– Responsabilidades. Reforçam o que foi aprendido em casa.

 

Lembre-se sempre disso!!!

 

 

Os Estudantes:

 

Três estudantes não fizeram um exame, porque não estudaram. Eles elaboraram um plano: sujaram-se com graxa, óleo e gasolina e foram ao professor:

 

– Professor, pedimos desculpas. Não pudemos vir ao exame, pois estávamos num casamento e, no caminho de volta, o carro quebrou; por isso, estamos tão sujos, como o senhor pode ver.

 

O professor entendeu e deu-lhes três dias para que se preparassem.

 

Após três dias, eles foram ao exame muito bem preparados, porque tinham estudado.

 

O professor colocou-os em salas separadas e aplicou a prova, que tinha apenas quatro perguntas:

 

– 1ª. Quem casou com quem?

 

 

– 2ª. A que horas o carro quebrou?

 

– 3ª. Onde exatamente o carro quebrou?

 

– 4ª. Qual a marca do carro?

 

NOTA:

Se as respostas forem idênticas, estarão aprovados. Boa sorte!

Digo eu:

– Mentira tem perna curta. Não foram aprovados…

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: