Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Coluna: Direito e Justiça (24/03)

qui, 24 de março de 2022 08:07

Direito e Justiça:

Pinga – Fogo:

– Como já disseram e aqui também foi dito: “a primeira vítima de uma guerra é a verdade”. Tão forte (ou mais) do que o poder militar em si é a “arte” da desinformação. Trocando em miúdas: a mentira. Mentir, mentir, mentir…!

– Uma das muitas frases de Sun Tzu, contidas no seu livro milenar “A Arte da Guerra”, impressionou-me bastante: “Nunca deixe o seu inimigo acuado e sem saída, pois ele lutará até a morte”. É o que estamos a ver nessa guerra midiática, travada entre a Rússia de Vladimir Putin e a Ucrânia de Volodimyr Zelenski. Nenhum deles pensa nos seus respectivos povos, no bem-estar das pessoas. Nenhum dos dois é santo…!

– Após a guerra, a única verdade que irá realmente valer será a do vencedor. Já em Roma, 200 anos antes de Cristo, os gauleses invasores, chefiados por Breno, pesando o ouro dos romanos, condição para que evacuassem a cidade, responderam assim à reclamação contra a evidente fraude na aferição do peso: “ai dos vencidos”. Foi e é essa a regra: contra a força não há argumentos (válidos). A vontade dos vencidos não conta. Resta-lhes tão somente o “direito” de submeterem-se aos seus vencedores. E nada mais…!

– O Tio Sam (Uncle Sam) não tem qualquer razão e muito menos moral, para arvorar-se em paladino e defensor do Mundo ou dos valores do Ocidente. Afinal de contas, em nome do seu tão decantado “destino manifesto”, ou impondo a famigerada Doutrina Monroe, (“a América para os americanos”, do Norte, é claro…!), surrupiaram metade do território mexicano; invadiram aos montes países do Caribe e da América Central como se fossem simplesmente o seu quintal; aniquilaram populações inteiras no Vietnã; destruíram o Iraque, pretextando a existência nunca comprovada de armas de destruição em massa; abandonaram vergonhosamente, em agosto de 2021, o Afeganistão e as mulheres afegãs à própria sorte, armando os Talebãs, traindo e desmerecendo os seus aliados. Enfim, tem muito mais, muito mais. Mas, eles podem, eles podem…!

– Crimes de guerra? Crimes de guerra também foram perpetrados pelos “Aliados”, lançando bombas incendiárias sobre a Cidade de Dresden, quando a guerra já estava praticamente ganha; bombas atômicas foram jogadas sobre as Cidades de Hiroshima (06.08.1945) e de Nagasaki (09.08.1945), quando o Japão já se encontrava de joelhos. O tribunal de Nuremberg só existiu para consagrar a versão vencedora e justiçar os vencidos (embora merecidamente, é verdade!). Mas a OTAN e os ianques dilaceraram, desmembraram e destruíram a Sérvia (1999) e arrancaram-lhe a província histórica do Kosovo e Tio Sam recusa-se a participar e a submeter-se ao Tribunal Penal Internacional de Haia. Ah, os crimes de guerra, somente os vencidos é que os cometem. Os que vencem nunca erram…!

– A DESTRUIÇÃO DE DRESDEN:
Somente a título de complemento, esclarecendo que o texto consta do Google, sendo minhas as notas entre os parênteses: “Dresden é a capital do Estado (Lander) da Saxônia (na Alemanha hoje reunificada). Antes do bombardeio (selvagem e desnecessário) era conhecida também como a Florença do Elba (rio que corta a cidade), a Joia da Coroa, por seu clima e sua arquitetura.

– Setenta e Cinco (75) anos do bombardeio de Dresden (o texto do Google é de 13.02.2020), porque aliados foram criticados pela destruição da cidade histórica alemã. A tempestade de fogo era inacreditável …. Em 13 de fevereiro de 1945, a força aérea britânica lançou um ataque à cidade alemã de Dresden. A partir daquele dia, britânicos e seus aliados americanos despejaram quase 4 mil toneladas de bombas no ataque, perto do final da Segunda Guerra Mundial. …
OBS.: Deixo de transcrever o resto do artigo, que descreve um brutal crime de guerra, praticado pelos vencedores e heróis. Basta abrir o Google no verbete Dresden. Está tudo lá. O macabro, tenebroso, boçal, covarde, desproporcional e desnecessário crime de guerra, reitero, perpetrado pelos heroicos aliados, defensores da Humanidade, britânicos e estadunidenses (pois americano, nós brasileiro, também somos…).

– Bush pai, Bush Filho, Obama, Trump, Biden, Boris Johnson, Macron, todos eles e muitos outros também são responsáveis pelos desatinos deste mundo louco e desgovernado em que vivemos. E o Brasil – por Bolsonaro, Lula, Moro e quem mais se apresentar — tiver um pingo de juízo, FIQUE DE FORA TANTO QUANTO POSSÍVEL.

Boa Notícia:

Dois homens na mesma janela:
Um vê a lama; o outro, as estrelas.
• Frederick Langbridge

O grande golfista argentino Robert De Vincenzo, depois de receber o cheque do prêmio de um torneio e sorrir para as câmaras, foi guardar os tacos e se preparar para ir embora. Andando pelo estacionamento para pegar seu carro, foi abordado por uma jovem. Ela lhe deu os parabéns pela vitória e contou que seu filhinho estava gravemente doente, à beira da morte. Ela não sabia como iria pagar o médico e o hospital.
Vincenzo comoveu-se com a história, pegou a caneta e endossou o cheque para a mulher.
– Dê alguns dias felizes à criança – ele disse, pondo o cheque na mão da mulher.
Uma semana depois, ele estava almoçando num clube e um membro da Associação dos Profissionais de Golfe, veio à sua mesa.
Os garotos do estacionamento me contaram que você deu o prêmio do torneio a uma mulher, na semana passada.
– É verdade – disse De Vincenzo.
– Bem, tenho más notícias para você – disse o outro. – Ela é uma vigarista. Não tem nenhum filho doente. Nem ao menos é casada. Ela lhe passou a perna, meu amigo.
– Quer dizer que não tem uma criança morrendo? — perguntou De Vincenzo.
– Exatamente!
– Esta é a melhor notícia da semana — disse De Vincenzo.

FONTE: Você Não Está Só – Livro II;
Jack Canfield, Mark Victor Hansen e Pattu Hansen.
Ediouro – Págs. 153/154.

Comentário Livre:

Não pretendo alongar-me. Para quê? Seria inútil.

Basta dizer o que é óbvio: o dinheiro em si mesmo não é mau; o seu uso, sim, pode ser bom ou mau, prejudicial, egoísta, irracional, etc. Acumular dinheiro em excesso só traduz ganância, embora a pessoa possa usufruir do luxo material, mas sempre efêmero, porque não dura mais do que uma vida.

Aqueles que se apegam demasiadamente aos bens materiais acabam perdendo a própria essência humana. Melhor reproduzir os ensinamentos milenares do maior professor que a Humanidade já teve: Jesus Cristo. Se eles não serviram para dar uma direção e um sentido às nossas vidas, paciência. Vejamos então:

Tesouros e bens materiais:
– Não junteis tesouros na Terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam.
– Mas juntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
– Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
Mamon:
– Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamon.
FONTE: Bíblia Sagrada (Novo Testamento).

MAMOM:
A palavra é grega e traduz o aramaico MAMOUMA, que significa RIQUEZA, POSSE.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: