Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Coluna: Direito e Justiça (17/02)

qui, 17 de fevereiro de 2022 08:32

Direito e Justiça:

Pinga-Fogo:

 

Reflita:

– Um médico atende 20 pacientes em uma UTI. Um deputado federal tem 20 assessores. Um vereador em Araguari tem 5 assessores (ou quatro, tanto faz para este raciocínio). Qual deles é o mais necessário para o bem-estar da população?

 

– Brasil, o país onde o professor é chamado de TIO (ou TIA); o treinador de futebol, de PROFESSOR; o futebolista cabeça de bagre, ou apenas mediano, de GÊNIO e o corrupto, de VOSSA EXCELÊNCIA. Esperar o quê dessa grosseira e abjeta inversão de valores? Qual futuro poderemos antever?

 

– Você vai ao cabeleireiro; lá, está cheio de cabelo no chão. Você vai ao mecânico; no local, tem óleo, graxa, parafuso, tudo no chão. Agora, vá ao banco para ver se acha dinheiro no chão. Até a caneta está amarrada…!

 

– De nada adiante ser a vida uma ótima professora, se você insiste em ser um péssimo aluno. Lídia Vasconcelos.

 

Os 7 nãos para a sua vida:

1º. Não reclame. Siga em frente.

2º. Não critique. Olhe-se primeiro.

3º. Não julgue. Você também possui erros.

4º. Não se sinta incapaz. Tente fazer e verá.

5º. Não olhe para o ontem. Viva o seu momento.

6º . Não desista. Insista tanto quanto for possível.

7º. Não deixe de ter fé. Deus sempre fará a parte Dele.

 

 

O problema do Brasil é você:

– Que não quer estudar e se qualificar.

– Que não lê e não consegue aprender.

– Que sempre reclama da segunda-feira.

– Que não quer trabalhar para progredir.

– Que só pensa em feriados e folgas.

– Que só fala de futebol e é um fanático.

– Que só escuta música imoral e indecente.

– Que tem preguiça mórbida de levantar cedo.

– Que só sabe reclamar e colocar defeitos.

– Que não tem iniciativa e é um medíocre.

– Que não está nem aí para com o futuro do Brasil.

Portanto, O problema do Brasil é você:

Não são os políticos? Não! O problema do Brasil é mesmo você.

 

Milionário. Você? Eu?

– Apesar de se referir a uma pessoa que possui milhões (lh), o adjetivo milionário (l) escreve-se apenas com l, sem h. Isso porque a palavra vem do francês millionaire, que é derivada de million, cujos grafismos ll evoluíram para um l. Pergunto: na prática, faz alguma diferença ser um milionário com l ou com lh? Nenhuma, eu penso! Besteiras da língua!

 

Perguntaram ao Einstein:

– Certa vez perguntaram a Albert Einstein como seria a terceira guerra mundial. O gênio (esse era gênio mesmo) teria respondido: “a terceira guerra mundial eu não sei como será; todavia, a quarta guerra mundial, com certeza, será com paus e pedras”… Pense nisso!

 

 

Inconsequência:

– Sendo certo que uma eventual terceira guerra mundial, inevitavelmente desembocará no emprego de armas nucleares, não resta dúvida sobre a sorte (má sorte, é claro) que desabará sobre toda a Humanidade. Dito isto, fico impressionado, observando de longe a irresponsabilidade que permeia os atuais líderes mundiais. Falam demais, agem de menos, são egocêntricos, egoístas e incompetentes para o momento histórico que vivenciamos. Todos eles, sem nenhuma exceção honrosa!

 

Dentista é médico?

– Diferentemente do profissional especializado em oftalmologia, no Brasil, o dentista não é considerado médico. A odontologia, no entanto, é uma área de atuação bastante complexa, sendo o dentista responsável por tratar males da boca e da face. Por isso, tem que ser valorizado tanto quanto o médico oftalmologista ou outro médico de qualquer área de atuação. Afinal, todos nós — querendo ou não – haveremos de recorrer e procurar um dentista no decurso das nossas vidas.

 

– Os próprios dentistas resistem a tornarem-se “simplesmente médicos”, até porque uma faculdade própria (de Odontologia) permite que eles se dediquem desde cedo às particularidades de sua especialidade, em vez de se enrolarem estudando partes do corpo que nada têm a ver (ao menos diretamente) com a boca.

 

Falando nisso:

– Falando nisso, ou seja, em dentistas, desde que aportei aqui em Araguari (03.07.1984) ouço promessas (vãs) de políticos locais e de fora, assegurando que iriam trazer para cá uma Faculdade de Odontologia. Presentemente, ponho as minhas esperanças no IMEPAC – Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos. Uma Faculdade de Odontologia em Araguari iria preencher uma lacuna e complementar a área da saúde.

 

A Odontologia em Araguari:

Temos por aqui grandes profissionais. Agora, vieram as clínicas e a Odontologia Avançada (permito-me dizer assim) expande-se na cidade. A hora da Faculdade de Odontologia de Araguari é agora!

 

 

Falando nisso ainda:

– O saudoso Deputado Federal Bonifácio Andrada era, de fato, um homem de palavra. Disse-me certa vez que iria trazer a Faculdade de Medicina, e trouxe. E, depois, ante as investidas da “grande cidade vizinha” assegurou-me que Araguari nunca a perderia. A não ser que quisesse (digo eu), como também ouço sempre dizer que perdemos a Faculdade de Direito e por trás dela, a Universidade Federal. Tudo por mesquinharias, coisas miúdas, rivalidades locais.

 

Incompreensões:

 

O policial de uma pequena cidade para o motorista por excesso de velocidade.

– Mas, seu guarda, eu posso explicar – diz o motorista.

– Fique quieto! Vou colocá-lo na cadeia até o chefe chegar – esbraveja o policial.

– Por favor, eu só queria dizer que…

– Silêncio! Você está preso. Se tornar a abrir a boca, apanha.

Então, com toda a sua autoridade – conferida pelo Estado – o policial conduz o motorista (modo de dizer – foi mesmo aos trancos e barrancos) e o joga numa cela, sozinho, e vai embora sem lhe dar atenção.

Horas mais tarde, o guarda volta e diz ao preso:

– O chefe está chegando. Sorte a sua que ele foi ao casamento da filha dele. Deve estar de bom humor…

– Duvido muito…. Se tivesse me deixado falar, saberia que o noivo sou eu…!

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: