Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Coluna: Direito e Justiça (04/05)

qui, 4 de maio de 2023 08:09

Direito e Justiça:
Pinga – fogo:

Tempos novos:
– O mundo enlouqueceu. O Brasil enlouqueceu. Já não há segurança jurídica. Nenhuma, em nenhum lugar, em nenhum nível. A Justiça não mais existe, se é que existiu algum dia.. Já não é cega, mas tem seus olhos muito bem abertos, para que possa distinguir tudo o que lhe apraz distinguir. Que Deus salve a Humanidade; que Deus salve o Brasil…!

Se houvesse seriedade:
– Já teríamos o trem-bala Rio – São Paulo – Campinas; a transposição do Rio São Francisco estaria funcionando com sua plena capacidade e sem nunca ser interrompida; Belo Horizonte já teria várias linhas de um metrô subterrâneo e eficaz; o país teria todas as suas rodovias federais, pelo menos, já duplicada e com uma qualidade equivalente ao primeiro mundo ou às paulistas; e muito mais teríamos, teríamos muito mais…!

Novamente a questão das “calçadas alargadas”:
– Mais uma vez, vejo-me obrigado a mencionar as calçadas alargadas da rua Rui Barbosa. Já passei por lá várias vezes, tanto de carro, quanto a pé. Nas esquinas, o trânsito de veículos que desejam entrar na rua Rui Barbosa enfrenta dificuldade com as pontas exageradas das calçadas e os “murunduns” (elevações) mal feitos de lado a lado. O cimento utilizado para fazer os passeios parece-me ser de péssima qualidade, e o acabamento, no geral, não é bom. Enfim, quero dizer que a coisa deveria ter ficado melhor e mais bonita. Afinal de contas, somos mesmo uma cidade turística? Se não somos, então está tudo bem. Meia-boca cai bem e é suficiente…!

Uma CLI para o “nosso” Ginásio Poliesportivo:
– Enquanto o Poder Legislativo divaga, debruçando-se sobre matérias irrelevantes, o nosso ginásio poliesportivo permaneceu fechado e sob alegadas reformas ao longo de 12 anos, atravessando três mandatos municipais. Essa paralisação absurda causou um prejuízo irreparável e incalculável ao esporte especializado local, privando a nossa juventude de muita coisa. Foi necessária a coragem do atual prefeito municipal, para mandar reabrir aquele local, fazendo-o no peito e na raça. Bem ou mal, hoje Araguari já despontou com o seu time de vôlei masculino, que integra a superliga e ficou em honrosíssimo terceiro lugar no sul-americano recentemente disputado. Então, o que justificou o ginásio fechado? O que foi que lá se gastou? Uma CLI bem que poderia nos dizer e verificar se houve culpados que devam ser punidos. Não é assim…?

O IMEPAC e o município de Araguari: (1)
– Tem gente que desaprova o IMEPAC e crítica a sua eventual atuação (ou intromissão) na política nos e nos assuntos da cidade. Eu não me incluo nesses críticos. Araguari perdeu a ferrovia e as oficinas da Rede Ferroviária e quase foi para o beleléu. Salvou-se pelo gongo com a vinda do 2º Batalhão Ferroviário do Exército (Batalhão Mauá). Com as lavouras de café, um novo surto de progresso animou a cidade, mas teve um fim precoce com a mecanização acelerada, pois uma colheitadeira substitui centenas de apanhadores (as) e sem apresentar transtornos trabalhistas . Se não fosse a vinda da Faculdade de Medicina e seus posteriores acessórios (Centro de Simulação, Hospital Sagrada Família, ônibus da saúde, convênios, etc.), estaríamos agora no fundo do poço. Conseguimos, após mais de 20 anos, eleger 4 deputados, dois daqui e dois diretamente ligados ao IMEPAC,

O IMEPAC e o município de Araguari: (2)
– Justiça seja feita, ainda que tardia, como se diz na bandeira de Minas Gerais, ao saudoso e honrado deputado federal Bonifácio Andrada. Ouvi dele palavras textuais de que jamais, jamais, a Faculdade de Medicina sairia de Araguari. E não saiu. Mas ainda existem quem queira levá-la daqui,, com certeza para a “grande cidade” ao nosso lado, caso os desavisados não vislumbrem a reconheçam a sua transcendental importância para o comércio em geral (restaurantes, lanchonetes e o mercado imobiliário, por exemplo). Agora, pelo noticiário que eu vi, o IMEPAC patrocina a ampliação da UPA, investindo ali dois milhões de reais. Com a venda da sua faculdade em Itumbiara – GO, mais recursos poderão ser investidos aqui, e um novo, extenso e moderno CAMPUS , enfim, poderá ser planejado e construído. IMEPAC, parabéns e siga em frente…!

Para reflexão:
– Um dia decidiste ignorar-me, e eu te ignorei; um dia decidiste desaparecer, e eu desapareci; um dia qualquer decidiste voltar, mas eu não voltei.

– Como dizia a minha mãe (e provavelmente a sua também dizia isso, pois as mães são sábias e prudentes): se não convidaram e nem convidam você, é porque eles não o têm em conta ou simplesmente não o querem com eles. Isto não é o fim do mundo. Chegarão outras pessoas, você terá outros colegas e amigos, que irão valorizar você como você é e merece.

– Para que possas ser grande, primeiro terás que aprender a ser pequeno, pois a humildade é a base da verdadeira grandeza.

 

As sete maravilhas do mundo:

Um grupo de estudantes estudava as maravilhas do mundo. No final da aula, pediu-se aos estudantes que fizessem uma lista do que consideravam as sete maravilhas. Embora houvesse algum desacordo, começaram os votos:

– O Taj Mahal;
– A Muralha da China;
– As Pirâmides do Egito;
– O Grand Canyon;
– O Empire State Building;
– A Basílica de São Pedro.

Ao recolher os votos, o professor notou uma estudante muito quieta.
A menina não tinha virado sua folha ainda.

O professor, então, perguntou-lhe se tinha dificuldades em fazer sua lista.

A menina, quieta, respondeu-lhe:

– Sim, um pouco. Não consigo fazer a lista porque são muitas as maravilhas.

O professor disse:

– Bem, diga-nos o que você já tem e talvez nós possamos ajudá-la.

A menina hesitou e, então, leu:

– Eu penso que as sete maravilhas do mundo sejam:

1 – Ver;
2 – Ouvir;
3 – Tocar;
4 – Provar;
5 – Sentir;
6 – Rir;
7 – E amar…

A sala ficou completamente em silêncio.

FONTE: As Mais Belas Parábolas de Todos os Tempos.
Vol. .III – Organização: Alexandre Rangel;
Editora Leitura, ; 1ª Edição – 2.005; pág. 49.

Comentários pessoais:

Que resposta maravilhosa! Correta, objetiva, sensata, preciosa. As sete maravilhas apontadas pela menina, aquela menina quieta, evidenciam o seu grau de maturidade e de espiritualidade mesmo em um mundo imediatista e materialista. A uma indagação tal qual aquela que fora feita aos estudantes, geralmente vem como resposta, sem exceção, coisas materiais, construções grandiosas e impressionantes, capazes de enaltecer e orgulhar os seres humanos entre si, mas não se lembram de Deus.
Portanto, só me resta repetir os nomes das verdadeiras sete maravilhas do mundo e reconhecer com humildade a grandiosidade da resposta dada pela menina:
– Ver, ouvir, tocar, provar, sentir, rir e amar. Cada uma delas, por si ou no conjunto, constituem a verdadeira e integral essência do ser humano. Quando, por um infortúnio, nós somos privados de qualquer delas, por nascimento ou acidente, é que pode ser mensurada a extraordinária riqueza de que dispõe todo e qualquer indivíduo que têm intactas as suas sete maravilhas.

5 Comentários

  1. Eliane disse:

    O projeto do trem bala foi engavetado, eu já li que tem que ter linha reta para ele e não pode ter curvas, ele é usado desde 1963 no Japão e nunca houve acidentes, na época da pandemia tinha lives na internet com o shincansen, mas já imaginou um trem daqueles aqui com aquela modernidade, ele iria ficar todo pichado, começariam a sumir peças nos banheiros e era perigoso os ladrões roubarem até o trem. Ele é maravilhoso, passa igual a um relâmpago, até às pessoas de lá que já estão acostumadas ficam admiradas.

  2. Eliane disse:

    Tem pessoas que criticam o IMEPAC ajudar a cidade e tem que ajudar mesmo, inclusive é responsabilidade de todos ajudarem a cidade como os empresários, os que tem mais dinheiro e quem não pode pelo menos ajuda a manter a cidade limpa, varrendo suas calçadas, não jogando lixo pelas ruas porque o tal do povo de terceiro mundo acha que tudo tem que ser responsabilidade da prefeitura até pegar o lixo que eles jogam nas ruas. Tem gente que não gosta de ver o progresso da cidade mas é por causa de interesses próprios acham que o IMEPAC atrapalha por causa dos deputados que ganham votos na cidade porque trazem verbas para cá. Tem deputado aqui que só fica de olho na prefeitura, detesta quando inaugura alguma coisa, não entrosa com o prefeito de jeito nenhum, fica na espreita para colocar alguém lá e isso só serve para prejudicar a cidade. Inútil.

  3. Eliane disse:

    Tem umas pessoas ricas e muquiranas aqui em Araguari donos de prédios abandonados e caindo aos pedaços poderiam pelo menos restaurar, transformar em algo útil, para não ficar essas coisas horrendas enfeiando a cidade, o centro é um cartão postal senão fica parecendo sete além e pior que são de pessoas que têm dinheiro, dá até dó ver um prédio ou uma casa antiga se deteriorando e tem outra gostam de comprar terrenos e deixar abandonados e gostam também de demolir e passar um tapume e deixar, não seria mais fácil arrumar, fazer uma pintura, transformar em alguma coisa.

  4. Rogério Fernal disse:

    Agradeço muito pelos seus comentários. São excelentes. Rogério Fernal .’.

  5. Eliane disse:

    Muito obrigada Doutor Rogério. Se as pessoas não fossem tão egoístas atrás de míseros trocados e fossem mais inteligentes o senhor já teria sido vereador há muito tempo ou até um vice-prefeito. Eu acho que todos os vereadores deveriam ser trocados de Quatro em Quatro anos, para dar oportunidade para outras pessoas com projetos mais inteligentes. Tem gente que entra e não quer sair nunca mais.

Deixe seu comentário: