Sábado, 18 de Maio de 2024 Fazer o Login

Campeão olímpico, André Heller participa de ação contra as drogas em Araguari

sáb, 30 de maio de 2015 06:14

por P.J. Godoy

Projeto “Embaixadores do Esporte” reúne diversas personalidades pelo país

Muitas crianças de Araguari tiveram uma aula diferente durante essa sexta-feira, 29. Desta vez, o professor era o campeão olímpico pela seleção brasileira de vôlei, André Heller, que esteve no município como representante do projeto “Embaixadores do Esporte”.

Ex-jogador de vôlei participa de evento em instituição de ensino *Gazeta

Ex-jogador de vôlei participa de evento em instituição de ensino

 

Resultado da parceria entre o Banco do Brasil e a secretaria municipal Antidrogas, a iniciativa busca reunir diversas personalidades do esporte com a missão de reforçar ainda mais a conscientização entre os jovens. Desde 2003, quando foi instituído, o programa passa por vários cantos do país, levando diferentes histórias para dentro do ambiente escolar.

Antes de participar de um evento com a imprensa, André Heller visitou três instituições de ensino, o Centro Educacional Municipal Mário da Silva Pereira, a Escola Estadual Professor Antônio Marques e o Colégio Berlaar Sagrado Coração de Jesus. Nas palavras de alguém como o ex-jogador de vôlei, a esperança e os sonhos ganharam voz entre os alunos. Ao menos, esse foi o reflexo percebido pelo secretário Antidrogas, José Pacífico. Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, ele atribuiu o esporte a uma das principais ferramentas para o desenvolvimento das ações.

“Com a presença de atletas olímpicos, conseguimos transmitir histórias de sucesso de pessoas que sempre mantiveram uma vida saudável por meio do esporte, dando exemplo e alimentando o sonho das crianças. No caso do André, as dificuldades começaram desde a infância, nem por isso ele deixou de seguir em frente e ir atrás dos seus objetivos. É uma iniciativa de enorme importância para o nosso trabalho e pretendemos trazer outros nomes em 2015. Com o Ginásio Poliesportivo “General Mário Brum Negreiros”, que deve ser liberado em breve, também esperamos utilizar ainda mais o esporte para desenvolver novas ações”, antecipou.

Coordenadora do departamento de Prevenção da secretaria, Rosália Resende de Souza Santana enalteceu a oportunidade. “A secretaria traz entre umas de suas principais atribuições o trabalho de prevenção. Por isso, tentamos reforçar as ações entre as crianças e criar opções dentro e fora das escolas para distanciá-las das drogas. Não por menos, foi escolhido o André Heller para vir ao município. Um exemplo vivo, alguém que veio de família carente e superou tantas dificuldades até chegar aonde chegou por meio de suas próprias escolhas na vida”, destacou.

DESAFIOS NA INFÂNCIA

Apesar dos 1,99m, André Heller teve que superar alguns desafios até se tornar o gigante campeão olímpico em Atenas na Grécia em 2004, colecionar títulos nacionais e representar o país em vários lugares pelo mundo. Nascido com sete meses e pouco mais de dois quilos, o ex-jogador se desdobrava para lidar com a alergia e a asma, fatores que o levaram a entrar para o esporte. Ainda assim, o caminho foi longo até descobrir aquilo que o credenciaria na carreira. Sobre a influência do vôlei em sua vida, ele ratificou a missão de retribuir tudo o que conquistou.

“Fui totalmente transformado pelo esporte, mas não pelas medalhas, e sim por tudo que passei. Acredito que o esporte tem que estar presente de alguma forma na vida de todos, e o valor que isso pode agregar nas crianças é imensurável. Infelizmente, temos um percentual baixo de prática esportiva no ambiente estudantil, e precisamos mudar essa situação, tanto pelos benefícios na qualidade de vida como na interação. Passar por todas essas cidades e levar essa experiência é só uma forma de retribuir aquilo que o esporte me ofereceu”, ponderou o ex-atleta, que agradeceu a recepção no município e o convite da secretaria Antidrogas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: