Sábado, 18 de Maio de 2024 Fazer o Login

Agentes de endemia realizam ações de prevenção no Aeroporto “Santos Dumont”

sáb, 22 de agosto de 2015 08:45

Da Redação

Foram recolhidos diversos materiais propícios para criadouro do mosquito da dengue

O departamento de Zoonose da secretaria de Saúde realizou, nessa quinta-feira, 20, uma ação de prevenção à dengue no Aeroporto “Santos Dumont”.

De acordo com o coordenador do departamento de Controle de Zoonoses da secretaria de Saúde, Wellington Colenghi, esse é um trabalho de rotina que acontece a cada 40 dias úteis. “Nossa equipe fez uma visita ao aeroporto e recolheu diversos materiais como latas, garrafas e outros, que são propícios para a procriação do mosquito”.

Quantidade de materiais recolhidos preencheu veículo da equipe

Quantidade de materiais recolhidos preencheu veículo da equipe

 

O coordenador comenta que a maior parte dos materiais foi encontrada perto de residências localizadas no entorno do aeroporto. “Muitas vezes os moradores das casas que fazem divisa com o local descartam o lixo no terreno. É um hábito que, infelizmente, muitos ainda mantêm”.

Segundo o coordenador, nas épocas de chuva, esses materiais descartados viram criadouros de larvas do Aedes aegypti. “O local estava bastante sujo, mas, ao invés de ter essa atitude, as pessoas deveriam descartar o lixo corretamente. O sistema de coleta do município é eficiente e passa nas residências ao menos três vezes por semana”.

Colenghi acrescenta que nos períodos de seca os criadouros diminuem. “O trabalho é realizado o ano inteiro, mas temos poucos registros nessa época. Quando aparecem notificações, são, no máximo, uma ou duas por semana”.

O coordenador comenta que ainda é comum encontrar lixo nos quintais de residências. “Muitos moradores não acatam as orientações, mas é importante pensar antes de praticar essa atitude. Algumas pessoas pensam que a dengue é apenas uma febre, com dores de cabeça, mas é uma doença séria e que pode levar a óbito. É necessário que os moradores pensem em sua própria saúde e na de seus vizinhos, pois se uma pessoa tem essa atitude, pode infectar um quarteirão inteiro”.

Prevenção

Para evitar a doença, é necessário que os moradores mantenham a caixa d’água sempre fechada; removam folhas e galhos das calhas, impedindo o acúmulo de água; não deixem a água das chuvas acumuladas nas lajes; lavem semanalmente tanques utilizados para armazenar água; mantenham barris e tonéis tampados; encham de areia os pratinhos de vasos de planta; guardem garrafas de cabeça para baixo; guardem pneus sem água e abrigados da chuva; coloquem o lixo em sacos plásticos; mantenham a tampa das lixeiras fechadas e não joguem lixos nos terrenos baldios.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: