Terça-feira, 23 de Abril de 2024 Fazer o Login

Abertura dos Jogos Universitários Brasileiros reúne atletas de todo o país

qui, 15 de outubro de 2015 08:21

Da Redação – Com Assessoria

Evento conta com participação de mais de cinco mil participantes

Uberlândia está no clima dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A abertura do evento aconteceu nesta quinta-feira, 15, às 19h, na Arena Sabiazinho. Houve o desfile das delegações de atletas, acendimento da tocha olímpica e show com o cantor Lucas Lucco, com um público de aproximadamente 4500 pessoas.

A cerimônia contou com a presença de 1200 atletas de esportes individuais que desembarcaram em Uberlândia nesta quarta-feira, 14 – os atletas das modalidades coletivas chegam na próxima semana. As federações fizeram a entrada com as bandeiras que representam seu estado. O acendimento da tocha olímpica foi feito por atletas uberlandenses.  Estiveram presentes autoridades políticas de diversas cidades, da diretoria da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), representante do Ministério dos Esportes, o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado e o secretário de Estado de Esportes de Minas Gerais, Carlos Henrique Alves da Silva.

700px-Selecao_brasileira_volei_udi

Serão disputadas 13 modalidades nas categorias masculina e feminina

Convidado especial para os jogos, o atleta Marilson dos Santos também participou da abertura. Marilson é maratonista, bicampeão da Maratona de Nova York, tricampeão da Corrida de São Silvestre, bicampeão mundial Universitário.

Espaço de convivência

A realização dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) requer da cidade sede padrões esportivos, de hospedagem, de transportes e de convivência de extrema qualidade. Nestes últimos dias, Uberlândia dá uma demonstração de como fazer bem feito esta lição de casa. Um exemplo é a estrutura montada no Centro de Convenções da Unialgar, que se tornou o Centro de Convivência dos JUBs. O espaço servirá para interação e convivência entre atletas, organizadores, imprensa e demais envolvidos na 63ª edição do evento esportivo. O Centro funcionará durante a realização dos Jogos em Uberlândia, entre os dias 14 e 25 deste mês, e abriga setores para convivência, refeitório, auditório e administrativos dos JUBs.

“Competições como os JUBs são de excepcionais níveis técnicos e este QG (quartel-general) é um local principalmente para descompressão dos atletas, geralmente causada pelo estresse e ansiedade normais durante jogos”, disse o diretor de marketing da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Lucas Romariz.

O QG ao qual o diretor se refere tem como espaço principal o Centro de Convivência. O espaço abriga atividades de lazer e entretenimento como pistas para atividades culturais, jogos eletrônicos, boulder (paredão para escaladas) e mesas de sinuca. No andar inferior, um amplo salão foi transformado em uma espécie de praça, onde as comitivas esportivas poderão interagir. Há ainda uma espécie de museu dos JUBs, onde estão expostos troféus e camisetas com autógrafos de atletas campeões em várias modalidades em edições anteriores.

Toda a logística e as decisões que cabem à CBDU também são definidas no Centro de Convivência. Para isso, o mezanino do Centro foi dividido em setores administrativos, de transportes, marketing e comunicação, entre outros. Uma das salas será utilizada pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva Universitária (STJDU), uma espécie de setor jurídico dos JUBs, onde são tomadas decisões como validação ou anulação de resultados polêmicos e eventuais punições aos atletas. A estrutura conta ainda com auditório para 500 pessoas, cozinha industrial e refeitório capaz de atender até 700 pessoas ao mesmo tempo. Os atletas também terão à disposição internet de livre acesso com 150 megas, que foram divididos em 70% para uso administrativo e 30% para uso geral.

Como os atletas estarão hospedados em 30 hotéis, sendo 25 em Uberlândia e cinco em Araguari, não é obrigatório que frequentem o Centro de Convivência, mas a expectativa é que passem pelo espaço uma média de três mil pessoas diariamente. Todos os traslados das comitivas esportivas serão feitos por empresas de Uberlândia especialistas neste tipo de serviço. A montagem de toda a estrutura e as refeições servidas aos participantes também contam com empresas de Uberlândia que venceram as respectivas licitações.

Plantio de árvores

Segundo Lucas Romariz, a questão ambiental também requereu dos organizadores do Centro de Convivência uma atenção especial e a empreitada deixará como herança o Bosque dos JUBs, situado na Granja Marileusa e que receberá o plantio de cinco mil mudas de árvores.

Para ter acesso aos departamentos do Centro é preciso estar devidamente credenciado junto à secretaria do evento. A iniciativa de montar o Centro de Convivência foi da prefeitura de Uberlândia que firmou parceria com o Grupo Algar.

Vaga para a etapa sulamericana

Esta é a maior edição dos JUBs em número de participantes e também de disputas uma vez que duas modalidades estão estreando no evento. “Estamos fazendo o melhor possível e com total apoio da prefeitura de Uberlândia. Estamos com cerca de 4.300 pessoas inscritas no evento, entre atletas e dirigentes, além de 700 pessoas trabalhando diretamente e mais 430 voluntários. A cidade realmente aceitou o evento”, disse o vice-presidente da CBDU, Alim NetoDe acordo com o vice-presidente, a edição deste ano também é especial porque contará com atletas universitários de níveis olímpicos, que tentarão se classificar a etapa sulamericana que acontecerá na Argentina, na cidade de Buenos Aires, em 2016.

Estrutura

Para receber os mais de 5 mil participantes, a prefeitura de Uberlândia investiu na reforma e adequações dos locais que sediarão os jogos. A Futel está contribuindo com a competição disponibilizando três equipamentos importantes como os ginásios dos Poliesportivos dos bairros Patrimônio e Roosevelt e a Arena Sabiazinho. Além destes locais, os jogos também contam com a parceria de Sesi, Uberlândia Esporte Clube, Praia Clube e Unialgar.

Serão disputadas 13 modalidades nas categorias masculina e feminina: vôlei, futsal, basquete, handebol, judô, atletismo, natação, xadrez, vôlei de praia, tênis, e ginástica rítmica (esta somente na categoria feminina). A novidade deste ano é a estreia do badminton e tênis de mesa na competição.

O Sabiazinho é o espaço que irá sediar as finais de vôlei, basquete e futsal. O local recebeu investimentos necessários na iluminação, limpeza e adequação de alguns espaços. No bairro Roosevelt foi feita a revitalização do Poliesportivo na parte estrutural, novas pinturas, reforma da piscina entre outros pequenos reparos. O mesmo acontece no Poliesportivo do Patrimônio.

De acordo com o diretor da Futel, Marcio Nobre, Uberlândia promete receber os atletas universitários com muita alegria e realizar um evento inesquecível. “A Futel cumpriu com o papel de preparar os equipamentos e fornecer os espaços adequados para que a competição aconteça. Isso em um prazo curto, com serviço rápido e muita responsabilidade e comprometimento com essa grande competição”, disse.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: