Terça-feira, 23 de Abril de 2024 Fazer o Login

Abandono

ter, 24 de fevereiro de 2015 00:02

abertura samara

Não é preciso procurar muito para achar um carro abandonado em Araguari. Basta sair um pouco das avenidas mais conhecidas e buscar travessas — nem tão escondidas assim. As características são parecidas: pintura maltratada pelo Sol, sujeira acumulada, pneus murchos. Infelizmente, veículos novos também não escapam ao abandono. Lotes abertos ao redor do mundo se converteram em cemitérios improvisados para os carros não vendidos pelas montadoras. As fotos impressionam: a situação ocorre no Porto de Sheerness em Ketn, na Inglaterra ou ainda ao lado da estrada Broening em Baltimore (EUA). O cenário é triste: filas e mais filas de carros em perfeito estado. A superprodução não é só uma falha do sistema nos Estados Unidos ou de uma única fábrica de automóveis, este é um problema mundial. Se não encontrarem uma maneira de reutilizar esses carros, milhares deles serão abandonados e continuarão preenchendo espaços vazios. Isso é realmente lamentável.

As cenas que circulam pelas redes sociais são tristes e impressionam. Foto: Divulgação

As cenas que circulam pelas redes sociais são tristes e impressionam. Foto: Divulgação

.

Templos da história automotiva

Os grandes clássicos do cinema podem ser visitados no Miami Auto Museum. Foto: iCarros

Os grandes clássicos do cinema podem ser visitados no Miami Auto Museum. Foto: iCarros

Enquanto isso há aqueles que não abrem mão de relembrar a história e cuidar pessoalmente para que ela se perpetue. É o caso dos Museus dedicados exclusivamente para a exposição de automóveis raros. Um deles merece destaque: Museu Eduardo André Matarazzo em Bebedouro (SP). Mais conhecido como “Museu do Automóvel”, expõe o acervo pessoal de Eduardo, inaugurado em 1964. O museu abriga mais de 90 automóveis, além de aeronaves, locomotivas, motocicletas e veículos militares. Atualmente, o local é mantido por meio de uma parceria entre os responsáveis pelo acervo e a prefeitura da cidade.

.

.

A cidade de Wolfsburg, na Alemanha, abriga o Autostadt (“Cidade do Automóvel”, em alemão), um complexo que reúne oito pavilhões. Cada marca do grupo possui seu próprio pavilhão. Segundo a marca, o local atrai cerca de 2 milhões de visitantes anualmente não apenas pelas atrações, mas também para fazer a retirada de veículos recém-fabricados.

Os famosos carros do cinema também podem ser visitados em Miami, nos EUA. O Miami Auto Museum é composto por mais de mil veículos, todos da coleção pessoal de Michael Dezer, investidor imobiliário israelense radicado nos EUA. Entre as atrações estão carros que marcaram época e fizeram sucesso nos cinemas, como alguns dos veículos usados por James Bond em seus filmes, o Cadillac dos Caça-Fantasmas, o DeLoren da saga “De volta para o Futuro” e um Batmóvel. O local também possui ainda o maior acervo privado de motos Vespa. Dividido em dois edifícios, além de diversos modelos europeus, clássicos norte-americanos, veículos militares, motos e scooters.
.

Comissão de frente

Com o sambódromo lotado, a escola Unidos da Vila Maria foi a primeira a se apresentar no Anhembi (SP) e recebe um cantinho especial na Coluna, pelo bom gosto ao destacar o Ford 1936. O carro chamou a atenção até daqueles não se apegam à folia brasileira.  No enredo, a escola contou a história dos diamantes. A comissão de frente mostrou uma briga de gangues, digna dos filmes da década de 1950. Marilyn Monroe, que em Os Homens Preferem as Loiras (1953) imortalizou a música “Diamonds Are a Girl’s Best Friend” (Diamantes são os melhores amigos das mulheres), além de relembrar clássicos do cinema e da cultura pop, como nos filmes “Bonequinha de Luxo” e “Titanic”.

O Ford 36 chamou a atenção ao desfilar ao lado de gangsters e da linda Marilyn Monroe. Foto: Carla Carniel / FramePhoto

O Ford 36 chamou a atenção ao desfilar ao lado de gangsters e da linda Marilyn Monroe. Foto: Carla Carniel / FramePhoto

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: