Sábado, 18 de Maio de 2024 Fazer o Login

1ª Soltura de Peixes no Rio Paranaíba é realizada

ter, 2 de junho de 2015 06:47

Da Redação

Iniciativa ambiental idealizada por restaurante próximo a Ponte Wagner Estelita Campos contou com a PM de Meio Ambiente e de vários apoiadores

Iniciativa ambiental realizada pela primeira vez na região do município, a Soltura de Peixes no Rio Paranaíba aconteceu na tarde de ontem, no km 0 da BR-050, próximo a ponte Wagner Estelita Campos. Mais de 9800 peixes filhotes das espécies piau, matrichan, pacu branco, lambari e pintado terão agora como habitat o rio que divide os estados de Minas Gerais e Goiás.

Milhares de espécies nativas foram soltas no rio Paranaíba durante o “peixamento”

Milhares de espécies nativas foram soltas no rio Paranaíba durante o “peixamento”

 

Pescadores profissionais, empresários e moradores da região ajudaram na aquisição dos filhotes, que estão na fase juvenil e, portanto, mais resistentes. Outro cuidado importante foi a escolha das espécies, todas nativas, para não causar desequilíbrio ecológico no rio.

Os alunos do Centro Educacional Maria de Fátima foram levados para participar da soltura, através do programa ambiental Gira Sol, e colocaram a mão na massa juntamente com os militares ambientais. “O Corpo de Bombeiros deu instruções para evitar acidentes na hora das crianças se aproximarem da margem para soltar os peixes e os pescadores ensinaram como soltar os peixes no ambiente,” contou a assessoria do Pelotão de Meio Ambiente.

Também participaram da iniciativa o Frei Neto da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e o vereador Paulo do Vale (PV).

Comandante do 4º Pelotão de Meio Ambiente, o tenente Alisson Cassimiro dos Santos ressaltou o caráter educativo do “peixamento”. “Temos que mostrar para a população que a reposição de peixes nos rios é necessária. O excesso de atividade pesqueira tem prejudicado o ecossistema. É evidente que hoje em dia não se encontra a mesma quantidade de peixes nos rios, pois a natureza não repõe na mesma velocidade,” ressaltou.

A iniciativa foi idealizada pelo Restaurante do Baixinho, que fica próximo à ponte Estelita Campos e contou com a realizaçãoo 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário de Araguari e secretaria de Educação por meio do programa ambiental Gira Sol. Foram parceiros a Madeireira Salatiel, Mineração Paranaíba, Carlos Albino e Fabinho da Fazenda Floresta.

3 Comentários

  1. Jonalvo Absair Lopes disse:

    Meus parabéns ao Restaurante do Baixinho, órgãos, parceiros e personalidades envolvidas. Que essa iniciativa seja copiada pelas demais empresas. Participei, em Goiás, junto ao MPA, de cinco destas solturas, e o retorno é inconteste.

  2. dimitryushakov disse:

    sudaações, preservr meio ambiente é importante, parbens dimitry

  3. João Francisco de Sousa disse:

    É muito importante esse procedimento, porém, se não controlarem a pesca profissional abusiva, a pesca predatória e a proliferação de tablados; não vão conseguir manter o rio povoado de peixes. parabéns pela iniciativa.

Deixe seu comentário: