Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Saúde Alerta – O Zumbido é uma doença?

qui, 28 de março de 2019 05:51

Abertura-saude-alerta

1-O Zumbido é uma doença?

Trata-se de um sintoma, e não de uma doença, e numa mesma pessoa pode ter várias causas ou etiologias. Muitas doenças podem causar o zumbido e mais de uma causa pode estar presente no mesmo indivíduo.

2-Zumbido pode ser sintoma de uma doença grave?

Apesar de o zumbido ser bem incômodo para algumas pessoas, na maioria dos casos não costuma haver doença grave ou fatal.

São necessários alguns exames para ser investigar as possíveis causas do zumbido, mas na maioria das vezes não existe nenhum problema sério de saúde. Esta aversão ao sintoma em geral decorre de reações negativas a ele associadas.

3-Tomar café faz mal para a pessoa que tem zumbido?

O abuso da cafeína é uma das possíveis causas para o surgimento do zumbido. Nestes casos, orienta-se de rotina a restrição da cafeína, incluindo-se tudo aquilo que contém esta substância (café, refrigerantes, alguns tipo de chá, exemplo, chá preto e mate, chocolate).

Em geral é possível notar melhora no zumbido após uma semana de dieta restritiva. O mesmo pode ser observado com os doces e ou com o jejum prolongado. Alguns pacientes referem que o consumo de doces e ou o jejum prolongado intensificam a percepção do zumbido. Nestes casos a correção da dieta por 30 dias deve ser suficiente para notar melhora do zumbido.

4-Quais são os tipos de zumbidos?

Existem vários tipos de zumbido, alguns são agudos e outros graves, podendo ser comparados a qualquer tipo de som, os mais comuns são: apito, chiado, cigarra, grilo, cachoeira, panela de pressão, motor, escape de ar.

Entretanto, algumas vezes o zumbido pode lembrar a batida do coração; ou ser um pouco mais rápido como a batida de asa de um inseto. Nestes casos, a origem do zumbido ocorre fora da orelha, em vasos sanguíneos ou músculos próximos aos ouvidos.

O zumbido pode estar associado a doenças do ouvido, labirintites, perdas auditivas, exposição prolongada a ambientes muito ruidosos ou ao uso de medicamentos (anti-inflamatórios, antibióticos, sedativos, antidepressivos acúmulo de cera nos ouvidos ou por infecções de ouvido

Alterações no metabolismo incluindo os distúrbios de açúcares (hipoglicemia, intolerância à glicose, diabetes), de gorduras (aumento do colesterol ou dos triglicerídeos) ou de hormônios da tireoide no sangue, problemas circulatórios, oscilações na pressão arterial, problemas do coração, distúrbios da articulação da mandíbula (travamento da mordida, ranger de dentes), ou contratura dos músculos do pescoço. Estresse, ansiedade, depressão e pânico e tumores no ouvido

5-Alimentação errada contribui para o aparecimento do zumbido?

Os erros de alimentação como jejum prolongado, abusos de café, doces, refrigerantes ou álcool são causas comuns de zumbido e podem ser facilmente resolvidas adotando-se uma dieta adequada.

Uma dieta adequada pode ajudar a reduzir o zumbido. Evite cafeína, refrigerantes, álcool, nicotina, açúcares, gorduras e sal em excesso. Procure se alimentar a cada 3-4horas. Beba muita água e prefira alimentos frescos e integrais. Adquira o hábito de parar algumas vezes ao longo do dia e respirar profunda e lentamente; é um relaxante natural.

Respiração superficial e pulso rápido são sinais de ansiedade e estresse, e estes pioram a percepção do zumbido. Exercício físico, desde que planejado junto ao médico para definir quais atividades físicas são benéficas e seguras em cada caso, é uma maneira excelente de diminuir o nível de estresse, melhorar o humor, e minimizar os sintomas de depressão e ansiedade. Ao se exercitar você aumenta o fluxo sanguíneo contribuindo para balancear o metabolismo cerebral, transpira eliminando toxinas, e libera endorfinas.
 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: