Sábado, 18 de Maio de 2024 Fazer o Login

Projeto “Escola Vacinada” visa atingir 95% de cobertura vacinal para as crianças

ter, 14 de fevereiro de 2023 08:07

Da Redação

A vacinação de crianças e adolescentes é uma forma simples, segura e efetiva de protegê-los contra doenças

A vacinação de crianças e adolescentes é uma forma simples, segura e efetiva de protegê-los contra doenças, antes mesmo de entrar em contato com elas. As vacinas ativam as defesas naturais do corpo para construir uma resistência específica para cada infecção e tornam o sistema imunológico mais forte.

Segundo a OMS, atualmente existem imunizantes capazes de prevenir mais de 20 doenças extremamente perigosas, além de evitar cerca de 2 a 3 milhões de mortes todos os anos por difteria, tétano, coqueluche, gripe, sarampo e outras.

Durante a infância, na maioria dos países, as pessoas recebem uma caderneta de vacinação, onde são registradas as vacinas que o bebê já tomou, as doses de reforço e as próximas vacinas que devem ser aplicadas, sendo essencial manter essa caderneta sempre atualizada para garantir a proteção integral.

De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, as crianças devem tomar as seguintes vacinas: BCG, Hepatite B recombinante, Poliomielite 1,2,3 (VIP – inativada), Poliomielite 1 e 3 (VOP – atenuada), Rotavírus humano G1P1 (VRH), DTP+Hib+HB (Penta), Pneumocócica 10-valente (PCV 10), Meningocócica C (Conjugada), Febre Amarela (Atenuada), Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR), Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV), Hepatite A (HA), Difteria, Tétano e Pertussis (DTP), Difteria e Tétano (dT), Papilomavírus humano (HPV), Pneumocócica 23-valente (PPV 23), Varicela.

Já os adolescentes devem tomar os seguintes imunizantes: Hepatite B recombinante, Difteria e Tétano (dT), Febre amarela (Atenuada), Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR), Papilomavírus humano (HPV), Pneumocócica 23-valente (PPV 23), Meningocócica ACWY (Conjugada)

No dia 10, a Prefeitura de Araguari, através das secretarias de Saúde e de Educação iniciou o projeto “Escola Vacinada”. O objetivo é atingir em 2023, cerca de 95% de cobertura vacinal para as crianças.

Conforme o prefeito Renato Carvalho, o foco principal são as vacinas com baixa cobertura, sendo elas: Poliomielite – reforço 1 e 2; Tetra viral (sarampo, caxumba, varicela e rubéola); varicela; febre amarela; Dtp (difteria e tétano) – reforço 1 e 2; Meningite – reforço 12 meses.

“Quero mostrar pro papai, pra mamãe, pro vovô e pra vovó, que é muito importante esse projeto. Somos responsáveis pela saúde das nossas crianças, o futuro da nossa cidade’, destacou o prefeito.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: