Terça-feira, 02 de Abril de 2024 Fazer o Login

Programa Desenrola Brasil é prorrogado para o próximo mês

ter, 2 de abril de 2024 08:07

Da Redação

Dívidas bancárias e não bancárias poderão ser renegociadas
Divulgação

Recentemente, o governo federal prorrogou, pela segunda vez, o programa Desenrola Brasil — criado para recuperar a condição de crédito de pessoas com dívidas negativadas. Agora, as ofertas de negociação com descontos para a Faixa 1 serão até o dia 20 de maio. O prazo de encerramento previsto era 31 de março.

Conforme o Ministério da Fazenda, 14 milhões de cidadãos foram beneficiados pelo programa e cerca de R$ 50 bilhões em dívidas foram negociados. A primeira fase do Desenrola Brasil começou em julho de 2023. Os descontos podem chegar a 96% e os pagamentos podem ser feitos à vista ou parcelado.

Ressalta-se que, a Serasa é uma das parceiras do Ministério da Fazenda para ampliar a possibilidade de

acesso ao site oficial, assim como Itaú Unibanco, Santander e Caixa Econômica Federal. A especialista em educação financeira da Serasa, Clara Aguiar, lembra que, mesmo com os descontos, é importante consultar o CPF para fazer um mapeamento das dívidas e se atentar ao orçamento para assegurar que conseguirá cumprir com o acordo.

“Geralmente, as dívidas que estão negativadas estão impactando a sua pontuação do score, estão impactando você não conseguir crédito e deixam sua vida financeira muito mais difícil. Então começar pelas dívidas que estão negativadas e dívidas que têm maior incidência de juros, que podem ter começado pequenas, mas com o passar do tempo vão ficando enormes. Depois desse passo, você precisa fazer um raio X no seu orçamento; fazer uma estratégia para conseguir pagar essas dívidas sem se enrolar”, recomenda. É importante destacar que, a Faixa 1 do Desenrola Brasil é composta por pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no Cadastro Único para Programa Sociais (CadÚnico). Podem ser negociadas as dívidas inferiores a R$ 20 mil que tenham sido negativadas entre 2019 e 2022.

Além das dívidas bancárias — como cartão de crédito— também estão incluídas as contas atrasadas de outros setores, como estabelecimentos de ensino, energia, água, telefonia e comércio varejista. A plataforma do Desenrola permite a renegociação até mesmo com bancos em que a pessoa não tenha conta, podendo escolher aquele que

oferecer a melhor taxa na opção de pagamento parcelado. Para negociar, basta acessar o site do Desenrola Brasil; fazer login com a conta gov.br; selecionar as dívidas que serão negociadas; escolher como pagar; e efetuar o pagamento. Também é possível acessar pelo site Serasa Limpa Nome.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: