Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 Fazer o Login

Produtores de soja estão cautelosos quanto ao plantio da safra 2015/2016

qui, 15 de outubro de 2015 08:42

Da Redação

Nas últimas semanas foram registradas as primeiras chuvas em Araguari, após um longo período de estiagem na região mineira. Mas a quantidade ainda não é suficiente para iniciar o plantio de soja. Neste período, a semeadura deveria ter sido feita em 40% da área.

O plantio da soja da safra 2015/16 ainda não começou devido à falta de chuvas

O plantio da soja da safra 2015/16 ainda não começou devido à falta de chuvas

 

De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Túlio Rodrigues da Cunha, os produtores rurais adquiriram insumos, fertilizantes e estão com tudo pronto para iniciar os trabalhos aguardando apenas o período chuvoso para avançar com o plantio no campo. “Segundo as previsões climáticas, as chuvas devem se início do mês de novembro quando será possível iniciar o serviço uma vez que a umidade é necessária para o cultivo do grão,” disse.

Até o momento, a saca da soja é cotada próxima de R$ 65,00 na cidade. Os custos de produção da safra 2015/2016 estão mais altos nesta temporada e o produtor demonstra cautela com a falta de chuva e o cenário de crise. Os trabalhadores também enfrentaram dificuldades quanto à liberação do crédito rural. Após o pagamento dos financiamentos vencidos relativos há anos anteriores, houve um atraso de mais de 30 dias para a renovação de novos créditos para a aquisição de produtos para a safra.

“A situação foi prejudicada devido à greve dos bancos. Na tentativa de resolver o problema, o Banco do Brasil disponibilizou atendimento prioritário ao setor agrícola e pecuário, uma vez que é o agronegócio brasileiro que mantém o país,” ressaltou.

Ainda segundo Túlio Rodrigues da Cunha, o atual cenário pode prejudicar ainda a safrinha durante os meses de maio e junho do próximo ano, quando os produtores priorizam a cultura do milho assim como acontece em outras regiões do país. A orientação repassada pelo presidente é de que os produtores estejam atentos e controlem seus gastos. Comprar insumos com antecedência para a próxima colheita também pode evitar problemas relacionados à alta do dólar.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: