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Pneus ressolados para veículos pesados e de transporte de passageiros podem estar com os dias contados

qui, 26 de setembro de 2024 08:00

Da redação

O custo do pneu recapado é baixo, mas aumenta o risco de acidentes

Na semana passada, o Deputado Federal Capitão Augusto (PL/SP) apresentou em sessão na Câmara dos Deputados, em Brasília, um Projeto de Lei 3569/2024 que visa proibir o uso de pneus ressolados em caminhões e ônibus em todo o país.

O pneu ressolado ou recapado é muito usado no Brasil, aumentando consideravelmente a vida útil dos pneus, além de ser uma ótima forma de os transportadores reduzirem seus custos no transporte. De acordo com o projeto, fica expressamente proibido o uso de pneus ressolados em veículos de transporte de carga e de passageiros que circulam nas rodovias federais e estaduais do país.

Esses pneus são aqueles que passam por um processo de reforma, com a substituição da banda de rodagem por uma nova, em um sistema industrial que não altera nenhuma outra parte do pneu, a não ser a banda de rodagem desgastada.

O texto do projeto destaca que os transportadores de cargas e passageiros serão obrigados a substituir todos os pneus recapados que estejam sendo usados em seus veículos por pneus novos, fabricados de acordo com as

normas de segurança vigentes estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Se for aprovado, o motorista flagrado usando pneus recapados será multado em R$ 5.000 e deverá regularizar o veículo, com a substituição de todos os pneus “irregulares”. Além disso, o projeto prevê que as penalidades começam 180 dias após a conversão do texto em lei, o que é um tempo inferior ao tempo de vida de um pneu de caminhão.

Outro ponto negativo dos pneus ressolados se deve a agressão direta ao meio ambiente. Na região de Araguari, por exemplo, por todas as rodovias é comum deparar com restos de pneus em cima da via de rolamento, os quais são removidos para fora do acostamento para evitar acidentes. A nova medida tem o lado totalmente positivo, já que o uso de pneus recapados, apesar do custo mais baixo, aumenta o risco de acidentes nas rodovias.

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